A Peugeot Sport revelou os nomes dos sete pilotos para o seu regresso ao Mundial de Resistência (WEC), com direito a passagem pelas 24 Horas de Le Mans. Entre os eleitos estão três ex-pilotos de Fórmula 1 e um campeão da Fórmula E, Jean-Eric Vergne. Está dado mais um passo na caminhada da marca francesa para uma das provas mais importantes do automobilismo.

Com a entrada em vigor dos novos regulamentos da FIA para o Mundial de Resistência com incidência na vertente híbrida, algumas marcas demonstraram já a sua intenção de regressarem à modalidade, como é o caso da Peugeot, que já a partir deste ano terá um leque de sete pilotos – seis titulares e um de reserva – como elementos para o desenvolvimento do novo ‘Hypercar’ da Peugeot Sport.

A defender as cores da Peugeot Sport estão os ex-pilotos de Fórmula 1 Paul di Resta, Kevin Magnussen e Jean-Eric Vergne, este último também campeão recente na Fórmula E, com a DS Automobiles (sendo companheiro de António Félix da Costa naquela equipa), a par de Loic Duval, James Rossiter, Gustavo Menezes e Mikkel Jensen.

“É essencial existir um vínculo entre todos os protagonistas do projeto”, afirma Jean-Marc Finot, diretor do programa desportivo da Peugeot. “Para além da performance, colocámos, aquando dos nossos critérios de seleção e durante as entrevistas que realizámos, muita ênfase nos vínculos entre cada um, no seu estado de espírito – na sua capacidade de trabalhar em conjunto, de união, de estímulo e na capacidade de puxar pela equipa. Esse fator humano é essencial nas provas de ‘endurance’. Também foi essencial que nos demonstrassem as suas motivações, ao assumir este compromisso como uma prioridade e não apenas como uma simples etapa nas suas carreiras”, acrescentou.

Estes sete pilotos foram sobretudo avaliados por critérios de desempenho em eventos do WEC, mas também das categorias de resistência ELMS e IMSA nos últimos cinco anos, como explica Olivier Jansonnie, diretor técnico da Peugeot Sport. “O resultado ‘bruto’ em corrida não foi o elemento essencial, sendo que também estudámos a velocidade, a consistência e fiabilidade de um grande número de condutores. Queríamos uma composição que se complementasse e que fosse eclética, misturando jovens talentos e pilotos experientes, mas também pilotos conhecidos pelas suas qualidades de desenvolvimento, em especial na vertente da hibridização”.

Complementando os respetivos compromissos que têm em diversos campeonatos este ano, os sete pilotos oficiais irão contribuir, diariamente, para a evolução do projeto, com vista à realização de uma primeira sessão de treinos no final de 2021.

Larga experiência na resistência

O conjunto de pilotos agora eleitos conta com uma enormíssima experiência em competições de resistência, incluindo vencedores no FIA WEC e nas 24 Horas de Le Mans, seja à geral, seja à classe, como são os casos de Loic Duval (38 anos), Paul di Resta (34 anos) ou Gustavo Menezes (26 anos). Juntam-se-lhes agora Kevin Magnussen (28 anos), que deixou de ter lugar na Fórmula 1 no final de 2020, Jean-Eric Vergne (30 anos), duplo campeão de Fórmula E e ex-piloto de Fórmula 1, Mikkel Jensen (26 anos), que já foi campeão da categoria LMP3 do European Le Mans Series, e James Rossiter (37 anos), com diversas participações nos Super GT e LMP2.

Este último será o piloto de testes e de simulador da Peugeot Sport para o desenvolvimento do novo hipercarro da marca para Le Mans.

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