Publicidade Continue a leitura a seguir

Vista de 360º a bordo de um Citroën C3 WRC

Publicidade Continue a leitura a seguir

Para uma grande maioria dos adeptos de automobilismo, conduzir um carro do Mundial de Ralis, apelidado de WRC, é um sonho praticamente inalcançável. Contudo, para espelhar essas sensações extremas, a Citroën recorreu ao advento da realidade virtual para permitir uma viagem única num dos novos C3 WRC.

Associando a imagem 4K a 360° e uma sonoridade 3D, o filme recentemente feito pela Citroën Racing permite a cada um descobrir a performance do C3 WRC, surgindo como resultado de um trabalho conjunto realizado entre a divisão de competição da marca francesa, a Radio France e os fornecedores de soluções tecnológicas de realidade virtual Firstage, 3D Sound Labs e Viaccess-Orca. Foi filmado no circuito de Versailles-Satory, tendo Stéphane Lefebvre e Gabin Moreau como protagonistas.

Para o efeito, o Citroën C3 WRC da dupla francesa viu-se equipado com um sistema de GoPro Omni, que sincroniza a imagem de seis câmeras de 4K. Posicionado no painel de bordo, este dispositivo permite ter uma vista panorâmica do cockpit ou da estrada.

No capítulo do som, o dispositivo incluía um micro 5.1, fixado ao centro do cockpit para capturar o ambiente geral, um microfone do tipo canon apontado ao painel de bordo, para gravar os sons da mecânica, e dois microfones colocados junto das rodas traseiras para registar as acelerações longitudinal e transversal. As conversas da tripulação recorrem ao sistema que normalmente integra o C3 WRC. O conjunto foi ligado a um gravador de oito pistas, firmemente ancorado na roda sobressalente.

O conjunto de dados recolhidos representa uns pesados 909 GB, arquivo que uma vez compactado, resulta num ficheiro de 4 minutos e 47 segundos que não pesa mais de 200 MB.

a carregar vídeo

Já para uma imersão total a 360°, há que munir-se de um capacete de Realidade Virtual. Diferente do som normalmente saturado de alguns conteúdos digitais, notem-se os sons oriundos dos 16 canais Ambisonics, dependendo do ângulo de observação. Enquanto isso, Stéphane Lefebvre segue as ordens com uma calma absoluta, enquanto Gabin Moreau anunciou as notas de andamento.