As corridas de NASCAR são pródigas em momentos de competição renhida e ultrapassagens temerárias, mas até hoje nunca um piloto tinha feito o que Ross Chastain fez na penúltima corrida da Cup Series em Martinsville, nos Estados Unidos: uma ultrapassagem literalmente a raspar o muro na última curva.

A manobra prece inspirada nos videojogos, lembrando os momentos em que, aproveitando a ausência de danos realistas nalgumas séries, é possível fazer as curvas sem perder grande tempo encostando o carro pelo muro lateral à pista. Chastain parece ter pensado o mesmo e, numa manobra decisiva (e decidida) para poder fazer parte do lote de quatro pilotos na disputa pelo título de 2022, ultrapassou dois carros e, mais relevante, um dos seus rivais, Denny Hamlin, na última curva.

Hamlin estava quase a conseguir os pontos necessários para garantir a sua participação entre os Final Four (o grupo de quatro pilotos que irá discutir o título da categoria na última corrida, no próximo fim de semana), mas Chastain procurou todas as alternativas e encontrou… o muro. Mantendo o pé a fundo na última curva da oval curta de Martinsville, o piloto encostou-se ao muro e aproveitou para ultrapassar vários carros, incluindo Hamlin (#11), subindo do décimo para o quinto lugar.

O atual número 1 apanhou todos os outros pilotos desprevenidos e, num vídeo lançado agora pela NASCAR, a opinião foi unânime: Chastain foi brilhante. E nem Hamlin deixou de se mostrar surpreendido pela ousadia da manobra.

No entanto, se esta foi uma ultrapassagem capaz de deixar toda a gente surpreendida, alguns dos outros pilotos, como Joey Logano, que será um dos Final Four, também já pediram que exista uma regra a impedir que estas manobras sejam permitidas, sob pena de se tornar um hábito perigoso no final das corridas.

A corrida final será disputada no próximo fim de semana e irá coroar um dos quatro pilotos – Logano, Christopher Bell, Chase Elliott e Chastain. Aquele que ficar na melhor posição leva o cetro para ‘casa’.