Volkswagen evolui ‘arma’ elétrica para atacar recorde do ‘Inferno Verde’

25/04/2019

The new Volkswagen ID. R celebrates its world premiere at the Nürburgring.
A Volkswagen quer roubar o recorde do circuito de Nürburgring Nordschleife e apresentou uma evolução do seu protótipo elétrico, o ID. R, que surge agora com novos desenvolvimentos com vista à obtenção de um tempo recorde naquele icónico traçado germânico, conhecido como ‘Inferno Verde’.

A marca alemã vai confiar este seu novo protótipo 100% elétrico a Romain Dumas para que tente obter um novo recorde de volta para elétricos nos 20.832 quilómetros do circuito alemão.

“A missão do ID. R de liderar a família de produtos totalmente elétricos ID. da Volkswagen continua a toda a força. Uma vez mais, em 2019, o ID. R vai demonstrar o grande potencial da motorização elétrica, combinando tecnologias sem emissões com emoções verdadeiras”, referiu o diretor da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets.

A evolução do ID. conta com uma motorização 100% elétrica de 680 CV de potência no total, associada a duas baterias de iões de lítio construídas de raiz pela Volkswagen e que compreendem tecnologia que também será aplicada nos modelos de produção em série da família ID.

Já a parte aerodinâmica foi também muitVolkswagen revela armao evoluída face à versão anterior, contando com muita inspiração da Fórmula 1, nomeadamente no que toca ao sistema DRS (Drag Reduction System) que permite reduzir a resistência aerodinâmica da asa traseira nas longas retas. Se a velocidade média esperada será ligeiramente superior aos 180 km/h, o ID. R deverá chegar aos 270 km/h na longa reta pouco antes da meta. O sistema de recuperação de energia também foi evoluído para fazer face às exigências do circuito germânico.

Romain Dumas foi o piloto escolhido para levar a cabo este ‘trabalho’, com a sua experiência do circuito alemão e em carros de competição a ser tida em conta para esta missão: o francês já venceu a corrida de 24 horas por quatro vezes, mas garante que vai tratar o circuito e a tentativa com respeito.

“Já pilotei o ID. R no Nordschleife no simulador diversas vezes. Mas a verdadeira sensação das curvas extremamente rápidas só se vão ter na pista real”, explica o piloto.