M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Rampa de Pikes Peak não é tão famosa como o Rali de Monte Carlo, o Grande Prémio do Mónaco, as 24 Horas de Le Mans ou o Dakar, mas é um desafio que todas as marcas querem ganhar. Este ano, a Volkswagen construiu um protótipo com o qual pretende bater um recorde de velocidade para carros elétricos, naquela que é chamada a “Corrida aos Céus”.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Mas o novo protótipo elétrico não vai ser a primeira tentativa da Volkswagen ganhar em Pikes Peak. Em 1987, a marca alemã apareceu na prova americana com um Golf muito especial, equipado com dois motores, um à frente e outro na traseira, e esteve muito perto de ganhar. Faltam poucas curvas para o fim, mas uma junta da lubrificação cedeu, obrigando o piloto Jochi Kleint, campeão europeu de ralis em 1979, a encostar o carro à berma.

Este Volkswagen Golf bimotor tem pouco do modelo de série, apenas aproveitando as portas e o para-brisas. O chassis e a carroçaria foram concebidos especificamente para este modelo de competição, que pesa apenas 1020 kg. Os dois motores 1.8, derivados do Golf GTI, foram equipados com um turbo de alta pressão, gerando uma potência combinada de 652 cv. Cada motor tinha a sua própria transmissão, pelo que Kleint podia fazer o carro funcionar só com tração dianteira, traseira ou às quatro rodas.

Este carro foi alvo de um grande trabalho de restauração por Jörg Rauchmaul, engenheiro da Volkswagen, que reparou a avaria na lubrificação e deixou este Golf no estado em que foi concebido originalmente, pronto para subir uma montanha a alta velocidade.

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