Fruto da cooperação entre a Alpine e a Oreca, que fornece o chassis, o A424_β recoloca a Alpine na principal categoria do WEC, a Hypercar, preparando-se assim para voltar a disputar os principais lugares da classificação com marcas como a Toyota, Ferrari, Peugeot, Porsche ou Cadillac, entre outras, como a Lamborghini ou a BMW.
Com um design marcado pela funcionalidade aerodinâmica, o novo Hypercar da Alpine agora apresentado será ainda evoluído ao longo dos próximos meses, tendo em vista uma abordagem competitiva de primeira linha. Além do desenho esculpido por fins aerodinâmicos, o A424_β destaca-se por detalhes bastante característicos, como a assinatura luminosa radical, tanto na dianteira, como na traseira, à frente com um feixe luminoso a toda a largura, enquanto na traseira os grupos óticos têm o formato de ‘A’ estilizados da Alpine.
A denominação deste A424_β volta a ter a letra grega ‘β’, tal como no A290_β, simbolizando na companhia francesa o estatuto de protótipo. Já os três dígitos têm também uma simbologia específica, com ‘A’ óbvio de Alpine a ser acompanhado do ‘4’ da tradição dos carros da marca já vencedores de provas de resistência e do ’24’, que aponta para o ano da estreia.
“Em linha com os nossos valores, este novo protótipo projeta a marca do ‘A em seta’ para o futuro, enquanto segue as pisadas das nossas criações, começando pelo Alpenglow e pelo A290_β”, refere Laurent Rossi, CEO da Alpine. “É elegante, desportivo e distintivo com o seu design icónico e simbólico. Simboliza tanto o nosso presente, como o nosso futuro, graças ao envolvimento e investimentos dos nossos designers no seu desenvolvimento”, complementa.
O principal objetivo, de acordo com a marca, é equilibrar a rapidez com a fiabilidade, sendo este um aspeto fundamental na medida em que estreia um sistema híbrido de última geração, com motor V6 de 3.4 litros (desenvolvido com a Mecachrome) associado a um motor elétrico de alto rendimento para uma potência combinada de 500 kW/675 CV. A caixa semiautomática de sete velocidades foi desenvolvida pela Xtrac, tendo em conta as exigências do projeto para as competições de endurance.A marca francesa do Grupo Renault optou pelos regulamentos LMDh, que são mais acessíveis em termos de custos e que têm por base um dos quatro chassis disponíveis, com a Oreca, parceira de longa data, a ser a eleita.
Para manter a competitividade entre estes e os LMH (que exigem o desenvolvimento total do projeto), os organizadores da competição, incluindo o Automobile Club de l’Ouest (ACO), estabeleceram parâmetros aerodinâmicos específicos como o peso mínimo de 1030 kg e potência máxima de 500 kW.
O projeto será novamente gerido pela Signatech, estrutura que se encarrega de colocar os protótipos da Alpine em pista, como sucede atualmente na classe LMP2.
Os primeiros testes de pista com o A424_β irão decorrer no mês de julho, esperando-se então um aturado trabalho de evolução antes da estreia oficial, em 2024.
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