A Alpine apresentou, em Le Mans, o seu protótipo da classe Hypercar para disputar o Mundial de Endurance (WEC) e as 24 Horas de Le Mans de 2024, o A424_β. Desenvolvido ao abrigo do regulamento LMDh, o novo protótipo da Alpine consolida a aposta no desporto automóvel, tendo agora pela frente um extenso processo de desenvolvimento.

Fruto da cooperação entre a Alpine e a Oreca, que fornece o chassis, o A424_β recoloca a Alpine na principal categoria do WEC, a Hypercar, preparando-se assim para voltar a disputar os principais lugares da classificação com marcas como a Toyota, Ferrari, Peugeot, Porsche ou Cadillac, entre outras, como a Lamborghini ou a BMW.

Com um design marcado pela funcionalidade aerodinâmica, o novo Hypercar da Alpine agora apresentado será ainda evoluído ao longo dos próximos meses, tendo em vista uma abordagem competitiva de primeira linha. Além do desenho esculpido por fins aerodinâmicos, o A424_β destaca-se por detalhes bastante característicos, como a assinatura luminosa radical, tanto na dianteira, como na traseira, à frente com um feixe luminoso a toda a largura, enquanto na traseira os grupos óticos têm o formato de ‘A’ estilizados da Alpine.

A denominação deste A424_β volta a ter a letra grega ‘β’, tal como no A290_β, simbolizando na companhia francesa o estatuto de protótipo. Já os três dígitos têm também uma simbologia específica, com ‘A’ óbvio de Alpine a ser acompanhado do ‘4’ da tradição dos carros da marca já vencedores de provas de resistência e do ’24’, que aponta para o ano da estreia.

“Em linha com os nossos valores, este novo protótipo projeta a marca do ‘A em seta’ para o futuro, enquanto segue as pisadas das nossas criações, começando pelo Alpenglow e pelo A290_β”, refere Laurent Rossi, CEO da Alpine. “É elegante, desportivo e distintivo com o seu design icónico e simbólico. Simboliza tanto o nosso presente, como o nosso futuro, graças ao envolvimento e investimentos dos nossos designers no seu desenvolvimento”, complementa.

O principal objetivo, de acordo com a marca, é equilibrar a rapidez com a fiabilidade, sendo este um aspeto fundamental na medida em que estreia um sistema híbrido de última geração, com motor V6 de 3.4 litros (desenvolvido com a Mecachrome) associado a um motor elétrico de alto rendimento para uma potência combinada de 500 kW/675 CV. A caixa semiautomática de sete velocidades foi desenvolvida pela Xtrac, tendo em conta as exigências do projeto para as competições de endurance.

A marca francesa do Grupo Renault optou pelos regulamentos LMDh, que são mais acessíveis em termos de custos e que têm por base um dos quatro chassis disponíveis, com a Oreca, parceira de longa data, a ser a eleita.

Para manter a competitividade entre estes e os LMH (que exigem o desenvolvimento total do projeto), os organizadores da competição, incluindo o Automobile Club de l’Ouest (ACO), estabeleceram parâmetros aerodinâmicos específicos como o peso mínimo de 1030 kg e potência máxima de 500 kW.

O projeto será novamente gerido pela Signatech, estrutura que se encarrega de colocar os protótipos da Alpine em pista, como sucede atualmente na classe LMP2.

Os primeiros testes de pista com o A424_β irão decorrer no mês de julho, esperando-se então um aturado trabalho de evolução antes da estreia oficial, em 2024.

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