A Lamborghini Squadra Corse revelou o novo SC63, protótipo com que vai participar na categoria principal do Mundial de Endurance (WEC) em 2024, incluindo na prova emblemática de Le Mans.

O novo SC63 vai estar na categoria Hypercar, onde terá pela frente rivais de marcas como a Ferrari, Toyota, Peugeot, BMW, Cadillac ou Porsche (além de poder também competir no campeonato americano IMSA), tendo sido revelado no primeiro dia do Festival de Velocidade de Goodwood, que hoje teve o seu início no Reino Unido.

Tecnicamente, trata-se de um LMDh, ou seja, um modelo concebido com base num chassis fornecido por um dos quatro fabricantes possíveis, embora o motor tenha sido concebido integralmente pla Lamborghini. Assim, contará com um novo motor V8 biturbo de 3.8 litros, idealizado especialmente pela marca de Sant’Agata Bolognese para competição.

A marca garante ainda que conseguiu aplicar a sua experiência em vários aspetos de conceção e da área técnica.

A partir de 2024, a marca irá ter um carro em toda a temporada do WEC e um outro carro na totalidade do calendário do IMSA, com a Iron Lynx a ser também a formação escolhida para gerir a participação dos dois carros em ambas as competições. Para já, sabe-se que Romain Grosjan, Mirko Bortolotti e Andrea Caldarelli serão pilotos da Lamborghini, restando ainda três nomes em aberto, que serão revelados numa fase posterior deste ano.

Os primeiros testes vão ter lugar ao longo das próximas semanas, com a marca italiana a aliar-se à equipa Iron Lynx para o desenvolvimento deste novo protótipo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.