Neel Jani fez o seu melhor tempo antes de uma forte bátega de água se abater sobre o Autódtomo de Monza, com o helvético a bater a equipa do Porsche # 2, que com Earl Bamber ao volante acabou por conseguir o terceiro registo do dia, a 0,491s da marca conseguida de tarde por Mike Conway. De resto as equipas aproveitaram bem as difíceis condições atmosféricas para experimentarem os LMP1 para estas situações, que podem bem repetir-se em provas como Silverstone, Spa-Francorchamps ou mesmo Le Mans.
Em LMP2 nenhuma equipa conseguiu andar ao nível da sessão da tarde, pelo que a Rebellion ficou com as duas melhores marcas da categoria feitas na ,manhã deste primeiro dia. Bruno Senna, no Oreca 07 Gibson # 31 na frente de Mathias Beche no #13, com 0,642s a separarem os dois, ficando a terceira marca para Roman Rusinov, no Oreca # 26 da G-Drive, já a 0,789s do brasileiro. Em GTE Pro também ninguém conseguiu bater a marca feita de manhã por Michael Christansen no Porsche 911 RSR # 92, com o Andy Priaulx a manter o segundo registo no Ford GT # 67, a 0,160s, e Stefan Mucke o terceiro no Ford GT # 66, a 0,402s. Finalmente em GTE AM também o tempo estabelecido por Ben Barker de manhã também não foi batido, embora Paul Dalla Lana tenha conseguido melhorar da parte da tarde o tempo do Aston Martin Vantage # 98 que o canadiano divide com Pedro Lamy e Mathias Lauda.
Melhores tempos do 1º dia
1º Conway/ Kovayashi/Kunimoto (Toyota TS050 Hybrid) 1m31,332s
2º Jani/ Lotterer/Tandy (Porsche 919 Hybrid) 1m31,666s
3º Berhard/Bamber/Hartley (Porsche 919 Hybrid) 1m31,832s)
4º Davison/Nakajima/Lapierre (Toyota TS050 Hybrid) 1m31,970s
5º Canal/Senna (Oreca 07 Gibson) 1m36,094s
6º Beche/Henemeir-Hansen (Oreca 07 Gibson) 1m36,736s
7º Rusinov/Thiriet/Martin (Oreca 07 Gibson) 1m36,883s
8º Dumas/Menezes/Rao (Oreca 07 Gibson) 1m37,020s
9º Greaves/Petrov/Gonzalez (Oreca 07 Gibson) 1m37,085s
10º Cheng/Brundle/Gommendy (Oreca 07 Gibson) 1m37,176s