O Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC) do próximo ano contará com um número recorde de 19 inscritos na categoria principal dos Hypercar e 18 na nova categoria LMGT3. No total, estão inscritos 14 fabricantes contabilizando aquelas duas classes, sendo assim o número mais elevado de sempre no WEC.

Depois de o ano de 2023 ter sido já de crescimento com a chegada de marcas como a Ferrari e Porsche, o ano de 2024 trará uma aposta ainda mais robusta neste campeonato, sabendo-se já que estarão representadas a Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ferrari, Ford, Isotta Fraschini, Lamborghini, Lexus, McLaren, Peugeot, Porsche e Toyota, realçando o crescimento contínuo da principal série de corridas de resistência do mundo.

Nove fabricantes vão competir na classe Hypercar no próximo ano, incluindo a atual campeã mundial Toyota, além de Cadillac, Ferrari, Peugeot e Porsche. A Alpine passará de LMP2 para Hypercar e juntar-se-á aos recém-chegados BMW, Lamborghini e Isotta Fraschini.

A temporada de 2024 será também a primeira sem a categoria LMP2, que foi retirada do WEC, com os LMGTE também a serem substituídos pelos novos LMGT3, que já competem no IMSA desde janeiro deste ano. A nova classe GT basear-se-á na atual plataforma técnica GT3 da FIA e continuará a centrar-se nos ‘gentlemen drivers’.

Conhecem-se, também, já alguns dos pilotos nomeados (cada equipa tem de apresentar um mínimo de um piloto por cada carro inscrito), destacando-se nomes como os do sete vezes campeão do mundo de MotoGP, Valentino Rossi, que irá pilotar para a equipa WRT na categoria LMGT3.

Outras surpresas incluem o recém-coroado campeão de LMP2, Robert Kubica, que irá pilotar o novo Ferrari 499P Hypercar da AF Corse, sendo apenas um dos muitos pilotos que já passaram pela Fórmula 1 a encontrar uma vaga no WEC. Outro dos nomes sonantes é o do atual piloto de reserva da Mercedes-AMG na Fórmula 1, o alemão Mick Schumacher, também mudou para as corridas de resistência depois de ter sido anunciado no alinhamento de pilotos da Alpine.

António Félix da Costa, que em 2023 competiu na categoria principal com um Porsche 963 LMDh da JOTA, irá concentrar-se apenas nos esforços da marca alemã na Fórmula E, estando ausente do WEC em 2024.

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