O calor que se sente no México não impediu Sébastien Ogier de colocar o seu Citroën C3 WRC na liderança daquela prova na América, sobrevivendo num dia em que muitos rivais tiveram problemas.

Com o líder Ott Tanak a ‘abrir’ as classificativas e a limpar os troços, a sua prestação acava por ficar marcada ao longo das primeiras especiais, pelo que a batalha pelas posições cimeiras acabou por ter outros protagonistas. Destes, Ogier foi o que mais se destacou ao longo da sexta-feira, com o francês a terminar a etapa com 14,8 segundos de vantagem sobre o Ford Fiesta WRC de Elfyn Evans.

Outros pilotos que também andaram pela frente, como Andreas Mikkelsen e Dani Sordo, ambos em Hyundai, tiveram um dia para esquecer, abandonando a prova quando estavam em posição de lutar pelo triunfo com Ogier, que assim ganhou maior fôlego para respirar numa prova em que as temperaturas rondam os 30 graus.

Evans está em segundo, depois de uma etapa em que o seu Fiesta WRC demonstrou problemas de aquecimento constantes, mas resistiu até ao final do dia com uma boa prestação, mantendo atrás de si o Toyota de Kris Meeke, a apenas 6,3 segundos de distância. O britânico do Yaris WRC teve alguns problemas com o pó dentro do seu carro, mas isso não o impediu de finalizar a etapa como o melhor dos pilotos da casa nipónica, logo à frente do líder do campeonato Ott Tanak, atrasado pelas questões acima referidas.

Esapekka Lappi, com um Citroën, está a apenas dois segundos de Tanak, ascendendo a quarto depois do abandono de Jari-Matti Latvala, devido a um problema com o alternador do seu Toyota.

Com tanto azar para a Hyundai, restou apenas um nos lugares de topo, o do belga Thierry Neuville, que terminou o dia em sexto, ‘atrapalhado’ por um furo que o fez perder cerca de 45 segundos e pelo facto de ser o segundo nos troços, logo atrás de Tanak. Posição também pouco vantajosa, portanto.

Entre os desistentes está também Teemu Suninen, que arrancou uma roda do seu Ford Fiesta WRC ainda na fase matinal.

A etapa de sábado será a mais longa do rali, com seis classificativas de terra e gravilha a colocar uma vez mais os pilotos e carros em grandes dificuldades, sobretudo se o calor se mantiver.

1. S. OGIER J. INGRASSIA CITROEN TOTAL WRT 1:18:33.8
2. E. EVANS S. MARTIN M-SPORT FORD WORLD RALLY TEAM +14.8
3. K. MEEKE S. MARSHALL TOYOTA GAZOO RACING WRT +21.1
4. O. TÄNAK M. JÄRVEOJA TOYOTA GAZOO RACING WRT +37.1
5. E. LAPPI J. FERM CITROEN TOTAL WRT +39.1
6. T. NEUVILLE N. GILSOUL HYUNDAI SHELL MOBIS WORLD RALLY TEAM +1:00.7
7. BULACIA WILKINSON F. CRETU MARCO BULACIA WILKINSON +5:16.1
8. B. GUERRA J. ZAPATA BENITO GUERRA +5:25.9
9. A. HELLER J. DIAZ ALBERTO HELLER +6:31.5
10. R. TRIVINO BUJALIL M. MARTI MORENO RICARDO TRIVIÑO BUJALIL +9:07.2