Ao contrário do que é usual no Mundial de Ralis (WRC), o Rali da Suécia não sucedeu ao Rali de Monte Carlo em 2021, com a competição a rumar à Finlândia para a segunda prova da temporada. Ott Tanak, aos comandos de um Hyundai i20 WRC, foi o mais forte ao longo dos três dias de prova e sagrou-se vencedor sem grandes dificuldades.

O piloto estónio esteve em grande nível nos troços gelados da Finlândia, vencendo cinco das dez especiais de classificação deste rali, triunfando com 17,5 segundos de vantagem sobre o jovem Kalle Rovanpera, que ficou em segundo com um Toyota Yaris WRC e conseguiu o melhor resultado da sua ainda curta carreira ao mais alto nível (sublinhada com o triunfo na superespecial final que atribui pontos extra aos cinco mais rápidos).

Com apenas 20 anos de idade, o finlandês consegue a façanha de ser o piloto mais jovem a liderar o Campeonato do Mundo de Ralis, tendo 39 pontos atualmente contra os 35 de Thierry Neuville (Hyundai i20 WRC), que foi o terceiro melhor desta prova, a apenas 2,3 segundos do jovem Rovanpera. Apesar de ter falhado o segundo posto, o piloto belga da Hyundai ascende ao segundo posto da classificação de pilotos, demonstrando também grande competitividade.

Craig Breen, também ao comando de um Hyundai i20 WRC, terminou em quarto lugar, embora longe da luta pelos lugares do pódio, depois de ter perdido muito tempo com o desgaste excessivo dos pneus do seu carro ao longo do segundo dia.

Elfyn Evans (Toyota), terminou logo atrás, na quinta posição, enquanto Takamoto Katsuta, também num Toyota, ficou com o sexto posto, beneficiando do pião de Oliver Solberg (Hyundai), filho do ex-campeão Petter, na última especial, ficando assim com o sétimo lugar.

Sébastien Ogier (Toyota) teve uma prova para esquecer, conseguindo um único ponto e graças à Power Stage, uma vez que não foi além do 20o lugar na classificação geral, depois de ter sido obrigado a desistir no segundo dia por ter ficado ‘preso’ num banco de neve.

Da Finlândia, o Mundial de Ralis segue para a Croácia, que está agendado para o fim de semana de 22 a 25 de abril, esperando-se uma maior facilidade de circulação entre países por essa altura, com o previsível alargamento da vacinação contra a Covid-19.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.