Thierry Neuville (Hyundai) voltou aos triunfos no Mundial de Ralis (WRC), vencendo o Rali da Sardenha, o que lhe permite assim reentrar na luta pelo título de Pilotos da categoria. Esapekka Lappi, noutro Hyundai, foi o segundo melhor do rali, enquanto Kalle Rovanperä completou o pódio ao volante do seu Toyota.

Há algum tempo que Neuville esperava pelo reencontro com os triunfos no Mundial de Ralis, com o piloto da Hyundai a conseguir agora subir ao lugar mais alto do pódio na Sardenha, batendo o seu colega de equipa Lappi por 33 segundos. Este foi também um resultado muito celebrado pela equipa sul-coreana, cuja competitividade na competição nem sempre se tem traduzido nos resultados desejados pela formação.

O momento-chave para o resultado final deu-se no final da segunda etapa, no sábado, quando Sébastien Ogier (Toyota) não conseguiu evitar uma saída de estrada quando liderava a prova, deixando dessa forma a luta pelo triunfo para Neuville e Lappi, com o belga a levar a melhor após uma série de classificativas ao seu melhor nível. No momento da vitória, Neuville não esqueceu Craig Breen, malogrado piloto da equipa que perdeu a vida em testes para o passado Rali da Croácia.

“É a primeira vitória da equipa este ano, uma ‘dobradionha’ e a primeira vitória do nosso diretor de equipa [Cyril Abiteboul]. O Craig Breen também está nas nossas memórias – queríamos a vitória na Croácia para lha dedicarmos, mas conseguimo-la agora”, afirmou Neuville no final.

Com efeito, Neuville e Lappi conseguiram dar à Hyundai uma ansiada ‘dobradinha’, encurtando a diferença para a Toyota Gazoo Racing, que lidera o Mundial de Construtores, estando a 23 pontos de diferença. Já no Mundial de Pilotos Rovanperä mantém o comando, mas Neuville saltou para segundo, estando a 25 pontos.

O terceiro posto de Rovanperä foi importante para manter uma diferença ‘saudável’ na tabela de pilotos, acabando por ser o seu melhor resultado nesta prova.

Outro Toyota, o de Elfyn Evans, terminou em quarto lugar, enquanto no meio de todos os outros percalços e abandonos dos WRC (como foram os casos de Ott Tänak (Ford), Takamoto Katsuta (Toyota) e de Dani Sordo (Hyundai), coube a Andreas Mikkelsen o quinto posto, vencendo também a categoria WRC2.

A próxima prova do Mundial de Ralis disputa-se em África – o sempre emblemático Rali Safari, no Quénia, entre 22 e 25 de junho.

Classificação final
1. T. Neuville/M. Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) 3:40:01.4
2. E. Lappi/J. Ferm (Hyundai i20 N Rally1) +33.0
3. K. Rovanperä/J. Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) +1:55.3
4. E. Evans/S. Martin (Toyota GR Yaris Rally1) +5:20.5
5. A. Mikkelsen/T. Eriksen (Skoda Fabia RS) +9:33.3
6. T. Suninen/M. Marrkula (Hyundai i20 N Rally2) +11:48.9
7. K. Kajetanowicz/M. Szczepaniak (Skoda Fabia RS) +12:46.1
8. Y. Rossel/A. Dunand (Citroen C3) +12:53.5
9. M. Marczyk/S. Gospodarczyk (Skoda Fabia RS) +15:33.8
10. E. Cais/P. Tesínsky (Skoda Fabia RS) +16:49.4

Mundial de Construtores
Toyota Gazoo Racing World Rally Team 235
Hyundai Shell Mobis World Rally Team 212
M-Sport Ford World Rally Team 148

Mundial de Pilotos
K.Rovanperä 118
T.Neuville 93
O.Tänak 85
E.Evans 83
S.Ogier 70
E.Lappi 67
D.Sordo 36
T. Katsuta 23