Thierry Neuville (Hyundai) venceu o Rali de Monte Carlo, primeira prova da temporada do Mundial de Ralis (WRC), com o belga a conseguir uma pontuação perfeita de 30 pontos neste novo esquema de pontuação do campeonato que coloca os dias de sábado e de domingo com importância bastante elevada.

Com efeito, uma das novidades do Mundial de Ralis deste ano é o sistema de pontuação que entrega pontos para os dez primeiros no final da etapa de sábado (18 para o vencedor, 15 para o segundo, 13 para o terceiro, dez para o quarto e depois, até ao décimo classificado, oito, seis, quatro, três, dois e um), sendo que os pilotos que obtenham pontos no final de sábado têm de terminar a prova no domingo para efetivarem os seus pontos.

Depois, no domingo, mais pontos em disputa. Os sete primeiros na etapa de domingo recebem sete, seis, cinco, quatro, três, dois e um, respetivamente, acrescendo ainda os cinco pontos em disputa na ‘Power Stage’.

Neste sentido, o fim de semana de Neuville foi perfeito. Além de registar o seu 20º triunfo na modalidade, o piloto da Hyundai conseguiu angariar 30 pontos, batendo o rival Sébastien Ogier (Toyota) por 16,1 segundos. Neuville ascendeu ao comando no final da etapa da sábado (18 pontos) e cimentou, depois, a sua posição no domingo (mais 12 pontos).

Ogier viu-se impotente para travar o ímpeto de Neuville no sábado e no domingo, mas conseguiu, ainda assim, ficar à frente do seu colega de equipa Elfyn Evans, que também chegou a estar na liderança da prova. Porém, alguns problemas mecânicos com o sistema híbrido do seu Yaris levaram-no a terminar a prova no terceiro posto, mas a 45,2s do vencedor.

Na sua estreia com a Hyundai, Ott Tanak terminou na quarta posição, tendo sido afetado, também, por problemas mecânicos que o impediram de dar o máximo ao longo de toda a prova monegasca. No quinto lugar ficou o Ford Puma de Adrien Fourmaux, igualando o seu melhor resultado da carreira, enquanto Andreas Mikkelsen (Hyundai) e Takamoto Katsuta (Toyota) ficaram nas duas posições seguintes.

Na categoria WRC2, o triunfo foi entregue ao francês Yohan Rossel (Citroën C3), batendo Pepe López (Skoda Fabia) na derradeira especial da prova.

A segunda ronda do calendário terá lugar também no frio, mas na Suécia, naquele que é, por tradição, o único rali verdadeiramente de inverno, entre os dias 15 e 18 de fevereiro.