M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O automóvel movido a energia solar pode estar bem perto de chegar às estradas. Mas antes, vai ser preciso testar a tecnologia em elementos mais pequenos do carro. Para isso, a Panasonic apresentou um conjunto de células fotovoltaicas, que podem ser montadas no tejadilho do Toyota Prius Plug-in, e que transformam energia solar em energia elétrica.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Estas células conseguem gerar continuamente uma potência total de 180 W, o que é suficiente para manter a bateria de 12 V carregada, fornecendo energia aos sistemas elétricos do automóvel. Este sistema tem potencial, numa primeira fase, para contribuir para a redução dos consumos, sem gastar gasolina ou energia das baterias em funções não relacionados com o movimento do carro.

A longo prazo, estas baterias poderão evoluir para dar energia aos próprios motores elétricos, mas esse não é o objetivo para já. A Panasonic já fornece as baterias de iões de lítio do sistema híbrido do Toyota Prius, e também produz as células fotovoltaicas da SolarCity da Tesla, deixando antever uma possível integração nos modelos da marca americana e carros elétricos.