Audi A6 Avant 40 TDI: O prestígio fica-lhe tão bem

20/12/2018

Carrinha Premium com largo historial e sucesso no mercado europeu, a Audi A6 Avant surge totalmente renovada, propondo maior conforto de utilização, refinamento, tecnologia e eficiência geral graças a uma nova gama de motores de última geração. Na variante 40 TDI, com motor turbodiesel de 204 CV, prestações e economia em equilíbrio aperfeiçoado.

O portefólio da Audi conheceu enorme progresso em 2018, com a chegada de novos modelos para diferentes quadrantes, cada um deles com a sua especificidade. No caso da gama A6, a aposta foi no reforço da qualidade e da eficiência numa era em que a grande missão é baixar emissões e consumos sem prejudicar as prestações e… os preços de venda ao público, uma vez que soluções muito avançadas obrigam a custo mais elevado.

Por isso, em grande destaque nesta nova geração A6 surge também o sistema de hibridação ‘suave’, com recurso a tecnologia de eletrificação que prefigura consumos e emissões mais baixos sem, no entanto, contar com a complicação de motores elétricos de locomoção. Daí, o termo ‘suave’… Oficialmente, a denominação deste sistema é Audi mild hybrid (MHEV), sendo que, de acordo com a marca alemã, a sua aplicação permite uma redução nos consumos na ordem dos 0,7 l/100 km. Na versão com motor de dois litros, esta em análise, o sistema tem uma capacidade de 12V (o mais potente V6 conta com sistema de 48V).

Seja como for, em ambos os casos, o alternador (BAS) funciona em conjunto com uma bateria de iões de lítio que permite ao motor de combustão ser desligado quando está ativa a função “roda livre”, entre os 55 e os 160 km/h. O sistema start-stop funciona entre 7 e 22 km/h. O motor é reiniciado de forma preventiva assim que o veículo à frente do Audi A6 iniciar o andamento. Naturalmente, o objetivo é reduzir os consumos e, começando esta apreciação por este ponto, a A6 Avant tem uma nota positiva, graças à média que conseguimos obter de 5,8 l/100 km. Além disso, o motor é suave e discreto no funcionamento, sendo praticamente impercetível a bordo.

Por outro lado, a evolução do motor TDI de 1968 cc, em associação com a caixa automática S tronic de sete velocidades, torna esta carrinha numa companheira de viagem cumpridora e eficaz nas respostas, mostrando enorme ‘pulmão’ para acelerações desde regimes muito baixos, a que se deve também dar o mérito à caixa de velocidades com escalonamento correto e funcionamento muito suave. Mesmo com mais carga a bordo, a A6 Avant responde de forma progressiva, subindo para velocidades de cruzeiro com grande facilidade.

Dinamicamente, a Audi volta a ter aqui um desempenho muito positivo com esta nova geração da A6 Avant. Compromisso entre conforto e dinamismo sem mácula, com tato da direção muito preciso e chassis muito competente e cumpridor que atribui desportividade à condução para percursos mais sinuosos (o controlo de amortecimento é auxiliar precioso). As jantes de 19 polegadas conferem elegância estética, alinhamento dinâmico em curva e não perturbam por aí além o conforto, sendo preciso notar também a existência de modos de condução Audi drive select que permitem alternar entre modos Efficiency, Dynamic, Normal e Comfort, que alteram alguns parâmetros do chassis, como a assistência da direção e a rapidez nas passagens de caixa, mesmo que a diferenciação não seja enormemente sentida na condução. Aquilo que faz, porém, é tornar o modo Efficiency num maior foco de poupança na condução, sendo o modo que aconselhamos para o dia-a-dia.

Interior ‘hi-tech’

Na aerodinâmica, a carrinha A6 foi pensada para ter desempenho eficaz, com desenho por exemplo mais dinâmico do pilar C, a que se junta um ganho de 12 mm no comprimento face ao modelo anterior. Com isso beneficia sobretudo o espaço a bordo, que é amplo para adultos de elevada estatura, pelo que problemas de espaço são inexistentes. Com relativo aperto, até três ocupantes viajam com comodidade, mesmo que o da posição central tenha de conviver com o túnel central mais proeminente e encosto ‘durinho’. Se atrás é mencionado o espaço ganho no habitáculo, vale a pena mencionar que a bagageira não foi muito afortunada com ganhos, ficando pelos 565 litros. Suficiente, mas não surpreendente.

Para o condutor, está reservado o opcional Audi virtual cockpit com ecrã de 12.3 polegadas personalizável e altamente eficiente na transmissão de informações de condução, mas é a dupla de ecrãs centrais que ganham destaque quando se pretende utilizar o sistema de multimédia ou navegação. No superior, de 10.1 polegadas, acede-se ao menu de navegação, áudio e telefone, enquanto no inferior, de 8.1 polegadas, controla-se o ar condicionado, os bancos ou escreve-se uma morada para o sistema GPS. Como usual neste tipo de solução, requer habituação, sobretudo quando se pretende ajustar a temperatura a bordo, o que nem sempre é bom quando o foco é a condução e há que gerir menus virtuais com toque háptico… No entanto, o ambiente ‘hi-tech’ é um forte cartão-de-visita desta geração e um argumento de vanguarda para fazer da nova geração A6 uma solução moderna.

Sem concessões, a construção continua a ser impecável, o mesmo se aplicando ao rigor dos materiais que a Audi utiliza para estes seus modelos, posicionando-se no melhor que se faz no segmento.

Com um preço base de 64.750€, esta Audi A6 Avant demarca-se também pela vasta panóplia de sistemas de segurança e de assistência à condução, como o assistente de ângulo cego, assistente de manutenção na faixa ou travagem autónoma de emergência. Porém, o equipamento opcional pode fazer a fatura a pagar elevar-se de forma significativa: por exemplo, o sistema MMI Navegação Plus com o virtual cockpit (de 12.3 polegadas) e combinação avançada de conectividade tem um custo de 2195€.

VEREDICTO

As versões carrinha têm um lugar especial no coração dos portugueses e entre os compradores nacionais essa tendência deverá manter-se, mesmo que a A6 Avant não reforce a sua capacidade de bagageira, ficando atrás de outros rivais do segmento. Contudo, a marca sabe que tem aqui um composto de qualidades que tornam a carrinha numa proposta muito forte num mercado onde qualidade, refinamento e dinamismo são bem bem-vindos.

O interior moderno é acolhedor para cinco adultos e tem qualidade a rodos, a que se junta ainda o valioso pendor tecnológico conferido, por exemplo, pela dupla de ecrãs centrais – embora mereça também o reparo da distração na condução – e o elevadíssimo refinamento geral. O visual beneficia das extremidades curtinhas e de desenho mais robusto sem fugir aos princípios típicos da Audi.

Imperturbável, o dinamismo merece nota muito elevada, curvando com rigor e estabilidade, sendo ainda de apontar a eficácia do motor 2.0 TDI de 204 CV, que se ajusta de forma competente a esta proposta de segmento executivo sem ser gastador.

Reparos apenas ao valor dos opcionais, ao já mencionado desvio de atenção causado pelo ecrã secundário na consola central e para a bagageira que é mais reduzida do que a de alguns rivais.

Mas, na soma de todos os pontos, uma carrinha que apela pelo prestígio geral e pela qualidade de fazer muito bem quase tudo a que se propõe. Uma evolução completa em relação ao modelo anterior e só isso já é dizer muito…

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