Contacto com o novo Classe B: Mais dinâmico sem esquecer a família

28/11/2018

Tornar o Classe B mais dinâmico era o objetivo declarado da Mercedes-Benz, com o desenvolvimento deste modelo a ter essa nuance em grande atenção, aproximando-o do ‘irmão’ Classe A. Mas, com mais de 1.5 milhões de unidades vendidas nas duas gerações anteriores, houve também o cuidado de não rejeitar o seu foco versátil e familiar.

O primeiro aspeto que salta à vista no novo Classe B é o estilo. Mais arredondado e bem conseguido, sendo muito mais apelativo ao vivo do que nas imagens deste artigo, por exemplo. O estilo assemelha-se, até, ao do Classe A, sobretudo ao nível dos grupos óticos na frente e na traseira, mas o tejadilho mais alto mostra que o Classe B pretende ser mais versátil, sobretudo para pessoas mais altas ou para todos aqueles que procuram mais espaço a bordo.

Assim, este novo Mercedes-Benz conta com uma distância entre eixos de 2729 mm, mais 30 mm do que o anterior modelo, crescendo em praticamente todas as vertentes e recebendo até um banco traseiro com ajuste longitudinal até 14 cm para poder optar por um espaço de carga mais amplo. Ou seja, se precisar de mais espaço para bagagens (455 litros em posição normal ou 1540 com os encostos rebatidos), pode deslizar o banco para a frente, num aproveitamento inteligente das potencialidades que esta carroçaria oferece. O acesso aos lugares posteriores também foi melhorado.

Vanguardista

Tal como o Classe A, também este MPV tem um cockpit bastante avançado, destacando-se naturalmente pela inclusão do sistema MBUX. Com três soluções de combinação de ecrãs, com realce para o duplo ecrã de 10.25 polegadas para uma solução ‘widescreen’, em que a instrumentação pode ser configurável a partir de dois botões táteis no volante e o sistema responde vocalmente ao chamamento ‘Hey Mercedes’.

Há a possibilidade de contar com três versões diferentes de painel de instrumentos: com dois ecrãs de 7 polegadas (17,78 cm) de série, um ecrã de 7 polegadas e outro de 10.25 polegadas (26 cm) e a já referida versão ‘ Widescreen’ com dois ecrãs de 10,25 polegadas. Também há uma versão disponível com mostrador Head-up display, uma estreia no B.

Outra tecnologia interessante é a de realidade aumentada, que no ecrã central e quando em navegação, permite apontar para a saída correta com recurso a imagens captadas a partir de uma das câmaras dianteiras.

A visibilidade em geral também é ponto positivo neste Classe B, sobretudo pela posição de condução mais elevada e pela superfície vidrada mais ampla. Para um modelo de carácter tão familiar, talvez faltem mais espaços de arrumação para pequenos objetos…

Mais dinâmico

Mas é ao volante que se sente a grande melhoria do Classe B. Beneficiando da mesma plataforma que o Classe A, tem uma condução mais precisa e eficaz, escondendo de maneira mais determinada a altura da carroçaria, dispondo ainda de direção mais precisa e competente na resposta à viragem do volante.

Preços (estimados)

B 180 d 7G-DCT: entre 33 e 35.000€

B 200 d 8G-DCT: entre 39 e 41.000€

B 220 d 8G-DCT: entre 45 e 47.000€

B 200 CM6: entre 33 e 35.000€

Não sendo um desportivo, oferece confiança na condução e facilidade de inserção em curva, com correspondente estabilidade na sua descrição. Esta capacidade foi muito mais evidente com o kit AMG, que oferecia suspensão desportiva (entre outros retoques estéticos), mas o Classe B não esqueceu igualmente as suas boas maneiras em piso mais deteriorado, filtrando eficazmente lombas e buracos. Assim, revela firmeza sem ser desconfortável.

Gasolina em foco

No breve contacto a que tivemos direito, em Palma de Maiorca, pudemos efetuar um primeiro contacto com o A 200 com motor 1.33 a gasolina de 163 CV e 250 Nm de binário, acoplado a uma caixa automática 7G-DCT. Esta deverá ser uma forte impulsionadora de vendas da gama, embora a primazia em Portugal deva pertencer ao Diesel mais pequeno, na forma do A 180 d.

No percurso efetuado, que combinava autoestrada com estradas de montanha, o motor a gasolina mostrou energia e capacidade de resposta meritória, com acelerações prontas e boa capacidade de gestão por parte da caixa automática de dupla embraiagem do binário de 250 Nm logo às 1620 rpm (não obstante alguma hesitação por exemplo nas reduções quando se pedem retomas rápidas). Competente a acelerar, é também suave, embora acima das 4000 rpm comece a ser demasiado ‘sonoro’, não valendo a pena esticá-lo até lá.

Além desse, num trajeto mais curto, houve ainda margem para conduzir o A 200 d, com um motor de 2.0 litros capaz de debitar 150 CV e 320 Nm de binário. Refinado e igualmente enérgico em aceleração e retomas, esta unidade surge aliada a uma caixa automática de oito velocidades (8G-DCT). As primeiras impressões voltaram a ser muito positivas, com um bloco enérgico e sempre pronto para subir de ritmo, também a reboque de uma caixa de velocidades bem concebida e eficaz nas passagens entre relações.

A nova geração deste Mercedes-Benz chega a Portugal em fevereiro, com preços ainda não definidos, mas com o modelo de entrada a apresentar um custo entre os 33.000 e os 35.000€ para o B 180 d.

O primeiro contacto com esta nova geração mostrou um Classe B mais evoluído, competente na dinâmica e muito perspicaz na conceção de um interior evoluído com o sistema MBUX a servir de chamariz muito interessante. Mais detalhes só quando chegar a solo luso, em fevereiro de 2019.

FICHA TÉCNICA

Mercedes-Benz Classe B 180 7G-DCT
Motor: Gasolina, quatro cilindros em linha, turbo, injeção direta
Cilindrada: 1333 cm3
Potência: 136 CV às 5500 rpm
Binário: 200 Nm às 1460 rpm
Velocidade Máxima: 212 Km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,0 segundos
Transmissão: Tração dianteira; caixa automática de 7 velocidades
Peso: 1405 kg
Consumo Combinado: 5,4 l/100km
Emissões de CO2: 124 g/km
Preço versão: Não disponível

Mercedes-Benz Classe B 180 d 7G-DCT
Motor: Diesel, quatro cilindros em linha, TGV, injeção direta
Cilindrada: 1461 cm3
Potência: 116 CV às 4000 rpm
Binário: 260 Nm às 1750 – 2750 rpm
Velocidade Máxima: 200 Km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,7 segundos
Transmissão: Tração dianteira; caixa automática de 7 velocidades
Peso: 1485 kg
Consumo Combinado: 4,1 l/100km
Emissões de CO2: 109 g/km
Preço versão: Entre 33.000€ – 35.000€

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