A gama da Peugeot recebe uma motorização híbrida ligeira, com os 3008 e 5008 a serem os primeiros a oferecerem uma solução que permite reduzir os consumos e as emissões, ao mesmo tempo que melhora as prestações. Primeiro contacto com o 5008 Hybrid equipado com esta solução de eletrificação ligeira, que chega ao mercado nacional em setembro nos dois SUV da marca francesa.

A Peugeot reconhece que as motorizações 100% elétricas ainda não podem ser adotadas por todos os clientes nesta fase, pelo que considera importante oferecer outras soluções eletrificadas que possam fazer essa ponte. Uma das soluções passa, então, pela tecnologia de hibridação ligeira, usualmente apelidada de mild hybrid, embora a Peugeot não pretenda utilizar esta nomenclatura para a sua tecnologia a estrear nos 3008 e 5008 e que depois será alargada aos modelos 208, 2008, 308 e 408.

O sistema Hybrid 48 V compõe-se de um novo motor 1.2 a gasolina PureTech de 136 CV de potência e 230 Nm de binário, acoplado a uma inédita caixa de velocidades eletrificada de dupla embraiagem, com seis relações, que incorpora um motor elétrico síncrono de íman permanente capaz de desenvolver uma potência pico de 21 kW/28 CV e um binário de 55 Nm.

O bloco de três cilindros em linha conta com turbocompressor de geometria variável para um melhor desempenho, corrente de distribuição (reduzindo os custos de manutenção), funcionamento segundo o ciclo Miller para uma melhor eficiência térmica e cumpre já a norma Euro 6.e.

O sistema funciona de forma autónoma, sem necessitar da intervenção do condutor, sendo que, em condução diária, os motores de combustão e elétrico trabalham em conjunto ou separadamente para otimizar o consumo de energia. Durante uma aceleração forte, o motor elétrico fornece potência adicional ao motor a gasolina (9 kW/12 CV), enquanto nas desacelerações o motor a gasolina é desligado e o motor elétrico assume as funções de gerador, para recarregar a bateria de 48V. Fornece também o binário de arranque principal do motor de combustão através de uma correia.

Em meio urbano, em curtas distâncias e durante as manobras, o veículo é impulsionado unicamente pelo motor elétrico, portanto, em modo de zero emissões. A velocidades até 145 km/h, o motor de combustão é desligado quando o condutor solta o pedal do acelerador a uma velocidade constante e ao abrandar.

Graças à bateria de 48V, instalada por debaixo do banco esquerdo dianteiro (898 Wh de capacidade), que recarrega durante a condução, esta tecnologia sobressai pela redução do consumo de combustível até 15% (emissões de 126 g/km de CO2 no 3008 e de 128 g/km de CO2 no 5008).

Os modelos da Peugeot equipados com o novo motor Hybrid dispõem de instrumentação com mostradores específicos. O painel de instrumentos digital informa sobre a condução 100% elétrica (tacómetro em tom azul), o fluxo de energia no sistema, o nível de carga da bateria, o seu estado de funcionamento através de um contador de potência (Charge, Eco e Power) e a percentagem da distância percorrida em modo elétrico em qualquer altura ou no final da viagem.

Além disso, estes modelos serão equipados com um sistema AVAS (Approaching Vehicle System Alert) que emite um som exterior até aos 30 km/h para avisar os peões e ciclistas da aproximação do veículo.

Primeira experiência em estrada

A primeira experiência com este novo sistema da Peugeot fez-se ao volante de um 5008 Hybrid, SUV de grandes dimensões para até sete passageiros, pelas estradas de Málaga, sendo que o calor abrasador de verão não tornou a tarefa fácil para ninguém. Salvou-nos a tecnologia milagrosa que é o ar condicionado. Mas, serve esta entrada sobretudo para explicar que o primeiro contacto com o modelo gaulês equipado com o novo sistema eletrificado teve sempre a companhia do sistema de climatização, pelo que o consumo poderia ser inferior, mas já lá iremos.

Mostrando sempre um elevado refinamento, o sistema permite, efetivamente, um uso moderado em modo zero emissões em percursos urbanos, embora a velocidades muito baixas e sem que o acelerador seja pressionado de forma muito forte, enquanto as prestações, sempre lestas, denotam não só a competência do motor 1.2 PureTech de três cilindros, mas também a boa eficácia da assistência por parte do motor elétrico bastante compacto.

No geral, o contacto curto por Espanha permitiu-nos avaliar, sobretudo, características como a facilidade nas prestações, a simplicidade com que inicia marcha em modo elétrico e os consumos moderados, na ordem dos 7,2 l/100 km, com um percurso de 42 quilómetros a ter um total de 17% feito em modo zero emissões.

O recurso contínuo ao ar condicionado não terá ajudado a obter um valor mais baixo, pelo que importa efetuar um contacto mais prolongado para aquiliatar das potencialidades deste sistema de 48 V que nos parece positivo para a gama da Peugeot, sobretudo ao dar, em determinadas circunstâncias, a possibilidade de desligar o motor de combustão.

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