A adição da segunda variante elétrica na gama do 2008 permite à marca francesa criar uma outra proposta com credenciais de maior dinamismo e maior autonomia, fatores que podem ser relevantes para outros compradores. Primeiro contacto com o E-2008 equipado com o motor mais potente de 156 CV e bateria de 54 kWh na abafada cidade de Málaga.

Mais do que uma mera atualização estética, a renovação do 2008 trouxe consigo também uma nova vertente 100% elétrica, neste caso, para o E-2008. Embora sem implicar mudanças na configuração e afinação do chassis, o novo binómio motor/bateria permite ao SUV de segmento B uma melhoria geral das suas competências, tanto nas prestações, como na distância a percorrer entre carregamentos.

Revisitando a ‘matéria dada’, o E-2008 é um SUV bastante cómodo, marcado desde o momento em que se entra a bordo pela posição de condução elevada, excelente visibilidade e ergonomia que é marcada pela configuração do i-Cockpit. Com um volante de dimensões reduzidas e painel de instrumentos elevado, pode não agradar a todos os condutores, mas continua a ser uma solução convincente e adaptada para uma condução ágil e ‘felina’.

Nesta renovação, o i-Cockpit passa a incorporar um novo design para o painel de instrumentos digital nos níveis Allure e GT. Nesta última, dispõe de visualização 3D, considerada até mais segura por melhorar a atenção do condutor em caso de alerta, parecendo sobressair do próprio painel.

Os bons materiais aplicados na construção, o bom ambiente geral e o espaço bastante bom nos lugares traseiros são outros dos aspetos em grande destaque no renovado E-2008, tal como o ecrã central tátil de 10 polegadas, com o qual há uma boa interação e fácil leitura das informações. Na consola central, retêm-se os muitos espaços de arrumação, incluindo útil ‘prateleira’ para a colocação do smartphone em posição mais ou menos levantada.

TUDO O QUE MUDA NO RENOVADO PEUGEOT 2008 (SIGA ESTE LINK)

Na condução, o facto de ter mais potência dá ao E-2008 na configuração de 156 CV uma boa disponibilidade geral, embora seja importante diferenciar a sua condução de acordo com os modos disponíveis e que alteram a entrega da potência, sobretudo. No modo mais eficiente, o ‘Eco’, a entrega da potência e a forma como se acelera, por exemplo, são notoriamente mais prolongadas, enquanto nos modos ‘Normal’ e ‘Sport’, a entrega e a disponibilidade são mais ‘emocionantes’, sobretudo quando selecionando aquele último. Nesse caso, ganha-se outra energia e as acelerações são muito mais despachadas.

Há ainda um modo que incrementa a desaceleração e a consequente regeneração de energia para a bateria, por intermédio de botão junto ao seletor da caixa.

A autonomia e a eficiência parecem comprovar de forma positiva as garantias da marca de um E-2008 menos dependente da tomada. Sob um calor abrasador que chegou a tocar nos 40º C entre Málaga e Marbella, o ar condicionado tornou-se companheiro indispensável e, mesmo num percurso com montanha, obtivemos um consumo médio de 14.2 kWh/100 km e uma autonomia a rondar 380 quilómetros, o que é um valor muito interessante.

Outra nota positiva para o facto de ser um modelo bastante estável, com segurança elevada em curva, fruto também de direção precisa, mesmo que o seu principal desígnio seja o conforto. Enquanto SUV de segmento B, o E-2008 reúne notas de consenso quanto à sua sobriedade, elegância e segurança de condução.

O modelo renovado com a nova combinação de motor elétrico e bateria chega ao mercado em setembro, ao passo que a anterior versão elétrica, com motor de 100 kW/136 CV com a carroçaria renovada chega ao mercado em fevereiro de 2024.

Em suma…

Nesta renovação, o E-2008 ganha atributos muito positivos em termos estéticos e tecnológicos, mas acaba por ser a adição de uma segunda variante 100% elétrica a merecer os principais elogios, nomeadamente, pela melhoria das prestações, reforço da autonomia geral e manutenção de um desempenho dinâmico muito bom e muito equilibrado no rácio entre conforto e agilidade.

FICHA TÉCNICA
Peugeot E-2008 GT
Motor elétrico: Síncrono de íman permanente, dianteiro, único
Potência: 115 kW/156 CV
Binário: 260 Nm
Bateria: Iões de lítio, 54 kWh
Transmissão: Dianteira, caixa automática de relação única
Aceleração 0-100 km/h: 9,1 s
V. Máxima: 150 km/h (limitada)
Consumo médio (WLTP): 15.4 kWh/100 km
Autonomia elétrica (WLTP): 402 km
Carregamento (0-100%): 5h a 11 kW (AC trifásico); 30 min. de 0-80% a 100 kW
Dimensões: (C/L/A) 4304/1775/1550 mm
Distância entre eixos: 2605 mm
Pneus: 215/60 R17
Peso: 1625 kg
Bagageira: 434-1467 litros
Preço: 44.440€

*Em Málaga, Espanha.

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