Com o novo EX30, a Volvo demonstra competência e ousadia, com um SUV compacto que se adequa na perfeição aos padrões da vida moderna: um elétrico de autonomia abrangente, com excelente qualidade geral e atenção fundamental à sustentabilidade na produção e nos materiais. Um modelo que tem todos os atributos para ser uma aposta de sucesso na Europa, continente em que até será produzido (na Bélgica).

Conhecida pelas suas qualidades de segurança e de robustez geral, a Volvo abraçou uma nova era no caminho para a eletrificação com uma gama que será composta, em breve, por quatro modelos totalmente elétricos – o EX30 juntar-se-á, no primeiro trimestre de 2024, aos XC40 e C40 e, mais tarde, ao EX90. Para o EX30 estão reveladas naturais aspirações de vendas de volume, sendo um SUV urbano criado a preceito para os gostos dos clientes atuais.

Além do estilo irreverente e até sumptuoso, o novo automóvel da marca sueca aposta forte também na componente tecnológica, reconhecendo este como um atributo fundamental para os condutores mais jovens. Mas é também um Volvo que corta com alguns hábitos mais conservadores da marca. Ou, observando por outro prisma, atreve-se a ser diferente e a criar um novo padrão para diferentes utilizadores.

A qualidade geral mantém-se, mesmo nas unidades que pudemos conduzir em Barcelona, Espanha, ainda pré-série. Montagem deveras competente, materiais sustentáveis que não renegam a sua génese (antes expondo-a orgulhosamente no tablier e painéis das portas) e conforto acima da média dão ao EX30 méritos mais do que suficientes para figurar como uma das opções mais atrativas do segmento premium. Os bancos com ótimo suporte do corpo ajudam a uma experiência e integração sem mácula, com ergonomia correta, mas não sem alguns reparos.

Os comandos dos vidros elétricos estão no túnel central entre os bancos dianteiros, mas em posição algo recuada, com a marca a optar também pelo comutador de seleção de acionamento dos vidros a partir da tecla tátil ‘Rear’ para alternar entre os vidros dianteiros ou traseiros.

O minimalismo notório no habitáculo perpassa ainda pela supressão de praticamente todos os botões físicos. Em seu lugar, o grande ecrã tátil central de 12.3″ serve para controlar todas as funções – incluindo ajustes dos espelhos retrovisores exteriores ou abertura do porta-luvas central. É a partir desse ecrã que o condutor terá acesso a todas as informações de condução, como a velocidade, grafismos da estrada e sistemas de segurança, a par de acesso a aplicações multimédia já conhecidas e fundamentais, como o Spotify ou o Waze, colocadas em patamares distintos do ecrã para maior facilidade de interação.

Note-se que o sistema de infoentretenimento resulta bastante completo e avançado, dispondo de atualizações ‘over-the-air’ e de base Google, o que lhe permite acesso à loja da gigante tecnológica para download de outras aplicações. Naturalmente, funções como a ‘chave digital’ ou a aplicação para smartphone também estão asseguradas e permitem outra vivência com o EX30. Todavia, pede-se habituação a todas as funções do sistema, sobretudo, para evitar distrações durante a condução.

A opção por uma ‘soundbar’ a toda a largura do tablier, junto ao para-brisas, fazendo as vezes dos altifalantes tradicionais, tem duas particularidades: a primeira é a libertação de mais espaço nas portas, reduzindo-se a necessidade de cablagens duplicadas e de peso, enquanto a qualidade de som não sai, de todo, beliscada, ao passo que a segunda particularidade é a de impedir a montagem de um sistema head-up display para apresentação de informação ao condutor. Em opção, o cliente pode comprar ‘soundbar’ da Harman Kardon criada especificamente para o efeito, em parceria com a Volvo.

Alinhando-se com a sua perspetiva de respeito pelo ambiente, a Volvo compensou a pegada de carbono da viagem a Barcelona respeitante a todos os jornalistas que participaram na apresentação dinâmica do novo EX30, graças a uma parceria com a Associação Verde.

A insonorização é também muito boa e a habitabilidade adequada para o segmento, garantida pela distância entre eixos de 2650 mm, embora alguns rivais possam ser mais dotados neste particular, sobretudo se os passageiros dos dois bancos da frente não cooperarem.

Por outro lado, nota ainda para a excelente luminosidade a bordo, fruto do tejadilho panorâmico de grandes dimensões, que ‘inunda’ o habitáculo de luz e impede a entrada dos raios UV nocivos.

Condução ágil

O primeiro contacto mais detalhado com o EX30 decorreu na capital catalã com a versão ‘Single Motor Extended Range’ a registar impressão tremendamente positiva. Com esquema de motor elétrico traseiro, esta versão debita já 200 kW/272 CV de potência e 343 Nm de binário máximo, valores que são mais do que suficientes para prestações desportivas, tanto nos arranques, como em condução quotidiana, sem registar perdas de motricidade ou atrasos na entrega da energia.

Mas, mais relevante foi a perceção de que se trata de um modelo estável e seguro em diferentes tipos de estrada, com acerto cuidado por parte da Volvo, que lhe permite ser ágil e, simultaneamente, confortável, mesmo com jantes de 19 polegadas. O volante com estilo quase retangular permite controlo bastante apurado da direção, ainda que não seja das que oferecem mais ‘feedback’ ao condutor.

Porém, o bom controlo de movimentos da carroçaria, o amortecimento bem executado e a competência dinâmica e de isolamento de ruídos exteriores confere ao EX30 nesta sua configuração de motor único uma excelente postura que dá continuidade ao legado de automóveis robustos e competentes por parte da marca sueca.

A outra unidade ensaiada eleva o patamar nas prestações, tratando-se da versão ‘Twin Motor Performance’, que adiciona um segundo motor elétrico para assim oferecer tração integral e 428 CV de potência e 543 Nm de binário. O ritmo sobe de maneira ainda mais forte e torna-se um rival para os superdesportivos em matéria de acelerações e de retomas. A configuração ‘Performance’ é ativada através do ecrã tátil central, a partir de menu próprio dedicado aos acertos do veículo.

De resto, comportamento dinâmico também muito assertivo, dando confiança ao condutor nos mais diferentes tipos de traçado, sobressaindo o equilíbrio entre o conforto e a agilidade, uma vez tirando partido de direção precisa e direta. A insonorização é um trunfo, bem como a economia energética. Num percurso de cerca misto de cerca de 50 quilómetros, conseguimos um registo muito interessante de 14 kWh/100 km, um valor que é bastante bom.

Vale a pena ainda apontar que o novo Volvo EX30 permite carregamentos a até 153 kW, sendo possível carregar a bateria de 10 a 80% em pouco mais de 25 minutos.

Adicionalmente, o novo EX30 está carregado de tecnologias de segurança, como o cruise control adaptativo com controlo de distância para o veículo da frente, além de outros sistemas, incluindo a estreia de nova geração Park Pilot Assist. Esta funcionalidade consegue gerir qualquer tipo de lugar de estacionamento, incluindo paralelos, curvos, perpendiculares e diagonais em espinha, facilitando o estacionamento em espaços apertados.

Outra tecnologia que visa incrementar a segurança é o alerta de abertura de porta, que consegue avisar, através de sinais visuais e sonoros, a proximidade de um ciclista, motociclista ou peão sempre que um ocupante esteja prestes a abrir a porta, evitando-se assim potenciais embates noutros utentes da via.

O preço da versão base (‘EX30 Single Motor’ no nível de equipamento Core, com bateria de 59 kWh de tipo LFP) será de 37.900€ (com IVA incluído e despesas não incluídas), com a Volvo a oferecer cinco anos de manutenção programada incluída. As primeiras unidades serão entregues aos clientes no início de 2024.

Em suma

O novo EX30 vem colmatar uma lacuna na gama da Volvo, tirando partido das ‘ferramentas’ proporcionadas pelo Grupo Geely, com o qual partilha diversos elementos, como a plataforma SEA (também usada nos smart #1 e no Zeekr X, por exemplo), para assim poder firmar-se como um possível sucesso de vendas para a companhia sueca.

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Além do estilo que é um dos seus argumentos, sóbrio e ao mesmo tempo irreverente, o EX30 proporciona um interior suficientemente distinto e com detalhes premium, embora aqui também se afaste do classicismo típico da Volvo.

A gama de motorizações elétricas é ampla e permite adequação a diferentes tipos de clientes, sendo que a marca irá apostar claramente numa faixa de condutores mais jovens. Argumentos não lhe faltam, incluindo também os da sustentabilidade, já que o EX30 foi concebido para ter a pegada de CO2 mais baixa de sempre para a marca. De acordo com a Volvo, reduziu-se em 25% a pegada de CO2 face aos seus atuais modelos elétricos.


FICHA TÉCNICA
Volvo EX30 ‘Single Motor Extended Range’
Motor elétrico: Síncrono de íman permanente, traseiro
Potência: 200 kW/272 CV
Binário: 343 Nm
Bateria: Iões de lítio, 69 kWh
Transmissão: Traseira, caixa de relação única
Aceleração 0-100 km/h: 5,3 s
V. Máxima: 180 km/h (limitada)
Consumo médio (WLTP): 15.8 kWh/100 km
Autonomia elétrica (WLTP): 480 km
Carregamento (0-100%): 7h30 a 11 kW (AC trifásico); ~26 min. de 10-80% a 153 kW
Dimensões: (C/L/A) 4233/1837/1555 mm
Distância entre eixos: 2650 mm
Pneus: 245/45 R19
Peso: 1830 kg
Bagageira: 318-904 litros (7 na dianteira)
Preço: Desde 43.246€

Volvo EX30 ‘Twin Motor Performance’
Motor elétrico: Síncrono de íman permanente, dois, um por eixo
Potência: 315 kW/428 CV
Binário: 543 Nm
Bateria: Iões de lítio, 69 kWh
Transmissão: Integral, caixa de relação única
Aceleração 0-100 km/h: 3,6 s
V. Máxima: 180 km/h (limitada)
Consumo médio (WLTP): 16.3 kWh/100 km
Autonomia elétrica (WLTP): 460 km
Carregamento (0-100%): 7h30 a 11 kW (AC trifásico); ~26 min. de 10-80% a 153 kW
Dimensões: (C/L/A) 4233/1837/1555 mm
Distância entre eixos: 2650 mm
Pneus: 245/45 R19
Peso: 1943 kg
Bagageira: 318-904 litros (7 na dianteira)
Preço: Desde 49.580€

*Em Barcelona, Espanha.

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