Nascida em 2019, a Zeekr percorreu já um caminho impressionante. Sendo mais uma das criações da gigante automóvel chinesa Geely, a sua missão é fornecer mobilidade elétrica e sustentada inteligente, mas também de elevado refinamento. Em Gotemburgo, na Suécia, pudemos comprovar as razões para as ambições da marca através do primeiro contacto dinâmico com o novo 001.

Num grupo que já conta com marcas como a Volvo ou a Polestar, a Zeekr vai mais longe e pretende mesmo ficar num patamar superior àquelas em termos de requinte e refinamento. Um objetivo ambicioso, mas que se sustenta não só pelas palavras dos seus responsáveis, como também pelo próprio plano de produto.

Desde logo, porque beneficia de alguns elementos fornecidos pelo grupo Geely, como a plataforma SEA, que é partilhada com modelos como o Volvo EX30 ou o smart #1, entre outros, promovendo uma elevada modularidade e competência tecnológica de última geração em termos de conectividade e de assistentes à condução. Mas, a Zeekr aposta num desenvolvimento personalizado em muitas outras áreas, como por exemplo, no design, totalmente criado na Europa e individualizado, ou no sistema de infoentretenimento, desenvolvido pelos próprios engenheiros da marca.

Também com o Zeekr X na calha, um SUV urbano de dimensões compactas, o 001 é aquele que visualmente mais sobressai, com um estilo ‘shooting brake’ que combina elegância e funcionalidade, mercê de um perfil muito aerodinâmico (0.23 Cd), com uma pequena saliência na área do porta-bagagens e muito espaço para bagagens. O 001 é também um automóvel longo e esguio, com 4955 mm de comprimento e 2999 mm de distância entre eixos, o que prefigura assim um espaço interior bastante amplo, mesmo nos lugares posteriores.

Olhando para o habitáculo, vale a pena indicar a forma como o 001 oferece construção de elevada qualidade, bem como materiais em linha com uma ambição mais premium. Naturalmente, é a ostentação tecnológica que também chama a atenção, com dois ecrãs em destaque no tablier, um para o painel de instrumentos, de 8.8″ e um para o infoentretenimento, este de 15.4”, a que se junta ainda um head-up display de 14.7” no campo de visão do condutor. Os bancos dianteiros têm sempre ajuste elétrico (12 vias) e são aquecidos de série. Na versão de topo Privilege podem receber também funções de massagem com quatro modos diferentes e ventilação.

Atrás, há também um ecrã de 5.7″ no túnel central que permite aos passageiros variarem algumas das suas preferências enquanto viajam na versão Privilege. O próprio banco traseiro pode reclinar-se eletricamente em até sete graus e beneficiar de aquecimento. A pensar numa maior luminosidade do interior, o 001 dispõe de tejadilho panorâmico.

O sistema de infoentretenimento integralmente desenvolvido pela Zeekr conta com assistente inteligente virtual para o controlo de algumas funções, dispondo de capacidade de aprendizagem com resposta a nove línguas, das quais não faz parte (ainda) o português. No ‘coração’ deste sistema está o chip Qualcomm 8155 Snapdragon, um dos mais avançados da indústria em termos de processamento, estando já o sistema adaptado à norma de comunicações 5G.

Praticamente todos os sistemas poderão ser melhorados posteriormente por via de atualizações ‘over-the-air’, enquanto uma aplicação permitirá ter controlo praticamente contínuo sobre o veículo. O emparelhamento dos smartphones e aplicações por via de Apple CarPlay e Android Auto está prevista.

O minimalismo fica patente, depois, na quase ausência de botões, incluindo os de ajuste do volante ou dos espelhos – uma solução inspirada na Tesla. Tanto no 001 como no X há ainda uma estreia importante na forma de um sistema de som premium produzido pela Yamaha.

Neste primeiro contacto, realce para o bom trabalho feito na ergonomia geral, tanto na posição de condução, certeira no equilíbrio entre o campo de visão, conforto e suporte do corpo para uma postura dinâmica da condução. Os bancos com ajuste elétrico são igualmente bastante confortáveis.

A força da técnica

O 001 e a sua postura dinâmica são ‘protegidos’ pelo compêndio motriz que fornece soluções de tração traseira ou integral, consoante os desejos. Nas versões de topo com tração integral e dois motores, Performance AWD e Privilege AWD, o 001 debita 400 kW/544 CV de potência e 686 Nm de binário máximo, acelerando dos zero aos 100 km/h em 3,8 segundos com velocidade máxima limitada a 200 km/h. Este modelo está equipado com uma bateria de iões de lítio de 100 kWh fornecida pela CATL, o que lhe confere uma autonomia de até 590 quilómetros (580 na versão Privilege).

O chassis foi afinado para os gostos dos europeus, sendo especificamente afinado no centro técnico de Gotemburgo, podendo receber suspensão pneumática adaptativa que faz variar a distância ao solo entre os 117 mm e os 200 mm. O modelo elétrico conta ainda com jantes de até 22 polegadas e sistema de travagem de alta capacidade, podendo imobilizar-se desde os 100 km/h em apenas 34,5 metros. A distribuição de peso foi otimizada para um rácio de 50/50 entre os dois eixos.

Em Gotemburgo, tivemos a possibilidade de conduzir a versão Privilege AWD, com tração integral e a mesma capacidade desportiva do Performance, sendo que um dos primeiros aspetos a reter é a sensação sólida que o 001 transmite na condução, com precisão na direção, ótimo controlo de movimentos de carroçaria e, não obstante, altos níveis de conforto que são demonstrativos do caminho feito pelos construtores chineses nestes últimos anos (mesmo com as jantes de 22 polegadas e 2350 kg de peso).

O 001 exibe, depois, o mesmo nível de competência dinâmica a acelerar, sendo altamente desportivo neste aspeto, algo a que os elétricos já nos habituaram, embora a presença dos modos de condução varie a forma como a entrega da potência é feita. O modo mais ecológico e eficiente, o Eco, torna as prestações ligeiramente menos intensas, mas não deixam de ser suficientes para elevar o ritmo com rapidez. De resto, o modo mais desportivo ‘Sport’ faz exatamente o oposto e ‘endurece’ a direção e torna o acelerador mais delicado mediante a pressão, revelando então maior exuberância prestacional. Afinal, sempre são 3,8 segundos dos zero aos 100 km/h. Já o consumo energético também nos pareceu francamente positivo, com um valor de 16.8 kWh/100 km após um trajeto de 114 quilómetros entre estradas secundárias, urbanas e autoestrada. Os muitos radares da Suécia também ajudaram a manter a velocidade sob controlo…

O maior reparo prende-se com o ruído de rolamento proveniente dos grandes pneus Continental Premium Contact 6 em medida 265/40 R22. Apesar de tudo, eram unidades de pré-produção, pelo que pode existir ainda uma melhoria neste aspeto até ao lançamento.

Para quem não precisa de tanta potência, a Zeekr propõe também uma versão de motor único (Long Range RWD), com potência máxima de 200 kW/272 CV e binário máximo de 343 Nm, recorrendo à mesma bateria de 100 kWh para autonomia até 620 quilómetros. Adicionalmente, admite carregamentos AC de 22 kW para uma carga completa de zero a 100% em cinco horas e meia, reduzindo-se para 30 minutos dos zero aos 80% no caso de um carregamento rápido (CC) de 200 kW. Esta variante acelera dos zero aos 100 km/h em 7,2 segundos e tem também velocidade máxima limitada a 200 km/h.

Objetivo cinco estrelas

Um dos objetivos declarados da Zeekr é atingir sempre as cinco estrelas nos testes de colisão da Euro NCAP, com o 001 e o X a disporem de diversos sistemas de assistência à condução que irão ajudar a atingir essa meta, posicionando-se assim num nível de condução semiautonónoma de nível 2+ (possibilitada pela arquitetura SEA).

Com sete airbags de série e diversos sistemas, a marca conta com 28 sensores para controlar um amplo leque de assistentes, como o sistema de visão de 360 graus, incluindo-se radar, câmaras e ultrassons, alimentando 21 diferentes sistemas de assistência à condução (ADAS).

Quanto a preços e lançamento, os primeiros mercados europeus a receberem o 001 serão os da Suécia e Países Baixos, com os preços, no caso deste último, a começarem nos 59.490€ para a versão de tração traseira (Long Range RWD). No patamar intermédio, a versão Performance AWD terá um custo base de 62.490€ e a versão Privilege AWD começará nos 67.490€. As primeiras entregas apenas decorrerão no último trimestre. Em Portugal, apenas deverá chegar entre final de 2024 ou início de 2025.

Os modelos da Zeekr terão uma garantia geral de cinco anos (mais cinco se o plano de manutenções programado for efetuado sempre nos espaços da marca), enquanto a bateria terá uma garantia de oito anos ou 200 mil quilómetros.

FICHA TÉCNICA
Zeekr 001 Privilege AWD
Motor elétrico: Síncrono de íman permanente, duplo, um por eixo
Potência: 400 kW/544 CV
Binário: 686 Nm
Bateria: Iões de lítio, 100 kWh
Transmissão: Integral, caixa automática de relação única
Aceleração 0-100 km/h: 3,8 s
V. Máxima: 200 km/h (limitada)
Consumo médio (WLTP): 18.5 kWh/100 km
Autonomia elétrica (WLTP): 580 km
Carregamento (0-100%): 5h50 a 22 kW (AC trifásico); 30 min. de 10-80% a 200 kW
Dimensões: (C/L/A) 4955/1999/1548 mm
Distância entre eixos: 2999 mm
Pneus: 265/40 R22
Peso: 2350 kg
Bagageira: 539 litros
Preço: N.D.

*Em Gotemburgo, Suécia.

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