Lançado em 2016, o bem-sucedido Opel Astra de atual geração recebeu no primeiro trimestre deste ano uma atualização que vai mais além do que aquilo que aparenta, trazendo consigo sobretudo melhorias nos campos da mecânica e da eficácia aerodinâmica, essenciais para uma época em que cada grama de CO2 conta.

A aparência do renovado Astra não indica grandes transformações, mas o mesmo não poderia estar mais longe da verdade. Se as linhas são familiares e oferecem um ideal de continuidade, toda a gama Astra foi renovada e melhorada com o intuito de baixar os níveis de emissões poluentes e os consumos, contando para isso com um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,26 cd.

Todo o chassis foi renovado, não só para melhorar a eficiência, mas também a condução, tirando partido de muitos componentes mais leves, a que se juntam ainda novas suspensões (os amortecedores são novos) e o já conhecido eixo traseiro com paralelogramo de Watt. A direção conta com um novo programa de assistência variável para sensação de condução mais direta.

Em suma, todos estes atributos têm o mérito de baixar consumos e emissões (menos 21% nas emissões, garante a Opel), mas também de proporcionar uma condução extremamente ágil e segura. Com efeito, o Astra, que já era um modelo de aptidões dinâmicas elogiáveis, ganha um novo fôlego na sua missão, sentindo-se leve na condução e, mais importante, estável em curva, até porque a direção bem configurada dá a confiança necessária para ser-se mais aguerrido. Em troca, não perde conforto, o que é uma verdadeira benesse: na variante carrinha (Sports Tourer), continua a oferecer ótimos níveis de conforto, mesmo em piso muito deteriorado.

Boa surpresa

Os mais distraídos tenderão a pensar que as novas motorizações implantadas no renovado Astra são as mesmas que modelos como o Grandland X já incorporam, ou seja, unidades criadas pelo Grupo PSA, da qual a Opel faz parte desde 2017, mais concretamente as 1.2 a gasolina e a 1.5 turbodiesel. No entanto, as novas motorizações usados no Astra são ainda unidades desenvolvidas sob égide da General Motors (GM), anterior proprietária da Opel, adaptadas à arquitetura do modelo familiar. Não deixa de haver, por isso, uma certa nostalgia de um passado não muito longínquo.

Em análise, a motorização 1.5 Diesel de 122 CV de potência, com turbo de geometria variável e injeção direta, destacando-se por sistema de ‘limpeza’ dos gases de escape por Redução Catalítica Selectiva (SCR) com recurso ao aditivo Adblue e ainda um filtro de partículas (DPF) para manter as emissões de CO2 e de NOx em patamares baixos.

Havendo escolha entre caixas manual de seis velocidades ou automática de nove, foi com esta última que ensaiámos a carrinha da Opel, sendo particularmente agradável de conduzir, com binário disponível desde rotações muito baixas e, depois, distribuído ao longo do conta-rotações até cerca das 4000 rpm, o que contribui para uma bem-vinda desenvoltura de utilização que acentua valores de prestações muito interessantes.

A caixa automática é extremamente suave na sua atuação, ajudando na possibilidade de se adotar uma condução mais dinâmica ou mais tranquila. Com efeito, ajudando à ideia de agilidade do Astra, este motor permite-lhe rodar com folgada desenvoltura, sendo este casamento uma boa surpresa.

Nem tudo é perfeito, no entanto: por vezes, quando se exige uma retoma rápida (pisando o acelerador a fundo), a caixa leva algum tempo a ‘decidir-se’ pela redução para ganhar ritmo. Nada que apoquente a boa impressão geral, até consolidada pelos consumos relativamente baixos como atesta o valor de 5,7 l/100 km que obtivemos no teste.

Único ponto verdadeiramente a melhorar prende-se com o refinamento de funcionamento do motor. Se as prestações são boas e em ritmo de cruzeiro não há nada que se lhe possa apontar, a frio e ao ‘ralenti’ exibe algumas vibrações e ruído que deverá ser melhorado.

Familiar competente

A bordo, o Astra presenteia-nos com um novo painel de instrumentos, com ecrã digital para oferecer uma boa parte das informações de condução e simples de entender e de visualizar, ao passo que o sistema de infoentretenimento, também uma novidade, passa a ter uma atuação rápida e simplificada, com claros benefícios para a interface com o condutor. Na versão de ponta, a Multimédia Navi Pro, tem-se recurso a ecrã de 8.0 polegadas e conectividade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Os bancos AGR são bastante confortáveis e o espaço a bordo permite viagens sem o mínimo de incómodo para quatro adultos, até mesmo para os de maior estatura (elogie-se a altura interior, que é ótima), sendo que cinco ocupantes obriga a que o ocupante do banco central traseiro vá num lugar algo mais incómodo. Para levar toda a parafernália familiar a bagageira, a capacidade da bagageira é de 540 litros, o que a deixa na média do segmento, mas valoriza o facto de ter formato regular. Sentimos falta, no entanto, de mais locais de arrumação para pequenos objetos na consola central.

Quanto a equipamento, destaca-se o sistema de faróis LED IntelliLux, que amplia a funcionalidade da iluminação, com uma tecnologia ainda pouco comum no segmento, dispondo de controlo automático dos máximos, por exemplo. Ao nível da segurança, há atualização do sistema de câmaras e software, com a câmara dianteira a conseguir detetar agora peões, emitindo um alerta caso o condutor esteja distraído.

Na versão carrinha, a Sports Tourer, os preços começam vão dos 25.650 euros até aos 37.310 euros, aqui com a versão Ultimate, com o 1.5 Turbo Diesel e a caixa automática de nove velocidades, um preço que, sendo elevado, é compensado pelo muito equipamento oferecido, tanto de conforto, como de segurança.

VEREDICTO

A carrinha Opel Astra saiu aprimorada com o seu facelift de meio de ciclo e, se visualmente, a aparência não se diferencia em muito do modelo lançado em 2016, as melhorias técnicas introduzidas traduzem-se num modelo mais eficiente, tirando partido de novas motorizações e de afinações aerodinâmicas que permitem baixar as emissões poluentes e os consumos sem afetar minimamente as prestações ou a agilidade de condução, motivo pelo qual foi aliás alvo de elogios aquando da sua chegada ao mercado.

Nesta versão carrinha, o Astra mostra qualidades familiares apreciáveis, muita versatilidade, mais tecnologia e eficiência melhorada que faz com que se mantenha na luta pelo segmento.

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