Ford Focus 1.5 EcoBlue Auto: Focado na liderança

18/01/2019

Bastam poucos quilómetros para perceber que o Focus de nova geração é uma enorme evolução face ao anterior e um dos melhores carros do segmento. A Ford mostra que ainda sabe fazer compactos familiares com uma pitada de desportivo.

Nascido em 1998 como sucessor do Escort, o Focus tem sido um dos modelos de grande sucesso da marca da oval no continente europeu, valendo-se de um argumento que, aos europeus, é muito querido: o prazer de condução. Nesta quarta geração, mais de duas décadas depois, mantém-se a mesma impressão. Mas, primeiro que tudo, o estilo.

O Focus, para mais na sua configuração ST-Line, é agressivo e elegante em doses iguais, chamando a atenção a quem passa. A grelha de grandes dimensões com padrão desportivo, os faróis rasgados e, na traseira, o spoiler superior e o para-choques inferior munido de um pseudodifusor dão azo a um conjunto que, esteticamente, é dos mais consensuais no segmento: apelativo.

Por dentro, há melhorias nítidas na ergonomia dos comandos e na qualidade dos materiais, que dão um passo em frente. Na parte superior do tablier e das portas, os materiais macios ao toque redobram a qualidade percebida a bordo, o mesmo se aplicando à consola central, que tem organização quase germânica. Menos usual é a adoção de um seletor rotativo para a caixa de velocidades no túnel central que liberta espaço na consola, como facilmente se percebe.

Na parte inferior do habitáculo, surgem os plásticos mais rijos, também com bom aspeto, havendo também a destacar a boa solidez de montagem, embora alguns detalhes possam ser melhorados. No topo da consola central, o ecrã de 8″ do sistema SYNC domina o cenário, propondo controlo intuitivo de uma grande parte das funcionalidades, como o sistema de navegação ou a ligação ao smartphone. Quanto a espaço a bordo, o novo Focus melhora a olhos vistos na amplitude disponível nos lugares posteriores, sobretudo para as pernas e em largura. Mesmo adultos de maior estatura não terão problemas em acomodar-se para viagens mais longas.

Já a bagageira, com os seus 375 litros, não é propriamente fantástica em termos de dimensões, mas chega para uma pequena família.

Dinâmica familiar

Mesmo com o passar dos anos, percebe-se que a filosofia da Ford na conceção dos seus modelos não varia em demasia, dotando-os de uma importante veia desportiva que continua a chamar a atenção de muitos condutores. No Focus de quarta geração, uma vez mais, a mesma solidez de andamento e, sobretudo, a agilidade que poucos neste segmento oferecem. Direção comunicativa, chassis certeiro nas suas trajetórias e estabilidade acima da média num modelo que tem pouco rolamento da carroçaria e que, por outro lado, também não menoriza a vertente do conforto. Ainda assim, nesta configuração ST-Line, com suspensão desportiva e jantes de 18″, sentem-se bem as imperfeições do piso: uma questão que ascende meramente ao campo das preferências.

Com posição de condução bastante boa e bancos com bom envolvimento do corpo, os primeiros quilómetros mostram, então, a competência dinâmica do novo Focus, lançando-se para curva e contracurva com segurança assinalável. Contrariamente ao visual, o motor 1.5 EcoBlue de 120 CV é solução que permite prestações agradáveis para um familiar compacto, sem almejar a ritmos desportivos. Sendo uma mecânica rápida nas respostas desde baixos regimes e progressiva na entrega da potência, beneficia da atuação da caixa automática de oito velocidades que permite extrair o melhor em cada momento, graças aos seus 300 Nm de binário disponíveis às 1750 rpm. Não é particularmente discreta, sobretudo nas primeiras mudanças, sendo audível a bordo, enquanto o consumo do nosso ensaio ficou nos 6,4 l/100 km.

Quanto à caixa automática, embora suave no seu funcionamento em modo ‘normal’, é pouco interessante de utilizar em modo manual, não sendo tão lesta quanto se desejaria.

Quanto ao preço, esta versão ST-Line tem um custo de 28.777€, incluindo já os elementos de visual desportivo (embora as jantes de 18″ do modelo ensaiado sejam de um pack específico), como as luzes dianteiras e traseiras LED, grelha dianteira com inserções exclusivas ST-Line, escape duplo cromado, ar condicionado automático, bancos desportivos com tecido ST-Line, pedais em alumínio, sistema de navegação Rádio SYNC 3, ecrã tátil de 8” com ligação a Android Auto, Apple Car Play e seis altifalantes e a suspensão desportiva. Junte-se ainda os sensores de estacionamento à frente e atrás, modos de condução e os assistentes à condução (travagem ativa autónoma e deteção de peões e ciclistas, travagem ativa pós-colisão e assistência à manutenção na faixa) e o Focus fica muito em conta.

Mas muito mais fica quando se olha para as campanhas propostas pela Ford: desconto no valor de 3200 euros, a que acresce a oferta de equipamento à escolha do cliente da lista de opções de fábrica do Focus no valor de 800 euros e 1000 euros de retoma de veículo antigo. Ou seja, na prática, pode ficar por um valor abaixo dos 25.000 euros! É obra!

VEREDICTO

O visual revela uma maior maturidade do Focus, capaz de conciliar a típica vida quotidiana com a aparência desportiva de uma versão ST-Line que confere muitos argumentos chamativos. A mecânica Diesel de 120 CV será aquela que mais atenções concentrará no mercado nacional, sendo responsiva e eficaz na grande maioria das situações típicas de condução. Por dentro, a melhoria é substancial, tanto nos materiais, como no espaço a bordo, ainda que a bagageira seja pouco impressionante na sua capacidade (375 litros).

Este Focus é claramente um dos carros do ano, tendo como grandes predicados a dinâmica desportiva na condução, a qualidade e o equipamento muito completo que faz deste modelo uma proposta claramente a ter em conta.

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