KIA Sportage 1.6 CRDi 7DCT: Baralhar e dar de novo

06/02/2019

A renovação model year ’19 do Sportage veio centrar a oferta Diesel num só motor, em que a eficiência foi a prioridade, mas o prazer não foi menosprezado.

Até ao momento, a atual geração do Sportage era servida, em matéria Diesel, pelos 1.7 e 2.0 CRDi, respetivamente com 115 e 136 CV. Mas na opção com caixa automática (de dupla embraiagem) 7DCT já figurava novamente o 1.7, embora com uma potência de 141 CV… Confuso? Talvez. A estreia de um novo bloco de 1598 cm3 veio baralhar e dar de novo, sendo a única oferta do SUV médio norte-coreano no nosso mercado a partir deste momento. Traz, acima de tudo, uma maior eficiência sem comprometer o rendimento e sobretudo o prazer ao volante. Recebendo o nome de Smartstream, este propulsor foi concebido com componentes leves e compactos aliados a tecnologia de última geração de controlo de emissões, denominada ‘redução catalítica seletiva’, graças à qual a KIA afirma que este é o Diesel mais eficiente que alguma vez construiu.

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No entanto, numa comparação de dados – 1.7 e 2.0 CRDi vs. 1.6 CRDi –, não se registam grandes diferenças no que respeita a consumos e emissões de CO2. Isso deve-se exclusivamente ao facto de os primeiros terem sido medidos segundo as antigas normas de homologação NEDC e os atuais já corresponderem às novas e mais penalizadoras normas WLTP. Resumindo: embora os números não o evidenciem, o 1.6 CRDi é bem mais eficiente que os seus antecessores.

Aliança perfeita

Se a questão ambiental é menos evidente ao volante, a verdade é que a resposta deste novo 1.6 CRDi marca a diferença pela linearidade e pela energia que evidencia, particularmente nos regimes baixos e médios. Pode não ser o mais veloz e aguerrido nesta classe de potência, mas desponta por ser um motor completo, progressivo, silencioso, pouco guloso e, acima de tudo, muito agradável de explorar. Esta característica é realçada pela caixa de dupla embraiagem 7DCT, que não só possui um escalonamento perfeitamente adequado à disponibilidade deste motor, como ‘lê’ na perfeição as intenções do condutor, engrenando sempre a mudança ideal.

Esta simbiose leva a que a utilização das patilhas no volante (mesmo em modo automático) seja praticamente redundante, sendo apenas um recurso para os momentos de condução mais dinâmica. Para os mais entusiastas, o modo de condução Sport – com comutador junto ao seletor da caixa – é um bom auxílio, já que altera a sensibilidade do acelerador e o comportamento da caixa, desmultiplicando mais tarde e reduzindo mais cedo, o que desperta a mecânica do Sportage para uma maior eficácia em percursos encadeados.

Já para uma condução off-road, e para quem gosta de ‘tomar as rédeas’, basta colocar o seletor na posição manual/sequencial e comandar a caixa via patilhas no volante, impedindo desmultiplicações desnecessárias e, com isso, manter o motor dentro de regimes mais favoráveis.

O preço compensa

No que respeita aos consumos, o computador de bordo fixou-se no 7,6 l/100 km, o que embora longe das médias otimistas declaradas, é um registo mais do que adequado, sobretudo tendo em conta o peso deste Sportage, os diferentes ritmos que impusemos e a variedade de trajetos que cumprimos, além de que a nossa unidade somava uns meros 300 km no início do nosso ensaio – pois os motores consomem sempre mais com baixa quilometragem.

Este 1.6 CRDi, sem renovar ou revolucionar profundamente o Sportage, reforça os seus atributos, mostrando mais uma vez que este é um SUV ideal, quer para a cidade e viagens em família, quer para ligeiras incursões de todo-o-terreno, onde o conforto e a facilidade de utilização são absolutos, sem esquecer o pleno prazer ao volante.

Com a atualização de preço de todos os modelos no mercado, devido às novas normas WLTP, ainda reina um pouco a confusão. Mas para as primeiras 200 unidades do Sportage em stock, a KIA garante os preços atuais (com e sem campanha), ponto a partir do qual a subida prevista será na ordem dos 4200€. Nesta versão GT Line, o Sportage 1.6 CRDi 7DCT custa €34.990, valor que já contempla o desconto de 8 mil euros da campanha de lançamento. Como versão de equipamento mais abastado, inclui bancos revestidos a pele, navegação com monitor de 8 polegadas, câmara 360º, equipamento de som premium JBL, faróis full LED, porta da bagageira inteligente (abertura automática com aproximação da chave) e sistema de deteção de ângulo morto.

Para quem não queira ir tão longe, a versão SX – menos dotada, animada pelo 1.6 CRDi de apenas 115 CV e com caixa manual de 6 velocidades – apresenta um mais competitivo preço de 30.790€. Mas será que compensa…?

Ficha técnica

KIA Sportage 1.6 CRDi 7DCT GT Line

Motor: Diesel, quatro cilindros, injeção direta, TGV, intercooler
Cilindrada: 1598 cm3
Potência: 136 CV/4000 rpm
Binário máximo: 320 N.m/2000-2250 rpm
Tração: Dianteira
Caixa: De dupla embraiagem de 7 velocidades (7DCT)
Aceleração (0-100 km/h): 11,8 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Consumo médio: 4,9 l/100 km
Emissões de CO2: 129 g/km
Peso: 1530 kg
Preço base da versão GT Line: 42.990€ (34.990€ com campanha)

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