Lexus CT200h: Um luxo para andar na cidade

08/11/2018

O Lexus CT200h assumiu-se, desde o seu lançamento, em 2011, como o primeiro compacto híbrido de luxo do mundo. O que vale agora o CT, enquanto porta de entrada na exclusivista Lexus, agora que foi alvo de uns “acertos” estilísticos que o aproximam dos restantes modelos desta marca do universo Toyota? Utilizando o sistema híbrido que a Toyota já disponibiliza no Prius, por exemplo, este compacto, que se sente mais à vontade na cidade, oferece luxo numa carroçaria esteticamente agradável e um interior requintado, um bom comportamento em estrada e gastos contidos de gasolina.

O CT200h foi renovado esteticamente no ano passado, assumindo a nova linguagem estilística da marca, a saber uma frente agressiva (embora as dimensões da grelha possam não agradar a todos), novos para-choques, faróis mais esguios e grupos óticos traseiros em forma de “L”. As molduras dos faróis de nevoeiro são agora pintadas em cinza metálico e as Luzes de Condução Diurna em “seta” foram reposicionadas acima dos faróis principais.
Não se pode negar a este Lexus um ar desportivo, se bem que a marca enfatize a eficiência do modelo no que aos consumos diz respeito, relevando ser “perfeitamente adequado para a vida na cidade”.

O interior teve retoques ainda mais subtis e a Lexus apostou em materiais de qualidade superior e novos conteúdos tecnológicos, incluindo uma atenção especial à segurança.

O Motor24 conduziu a versão Executive+, que incorpora, entre outros sistemas, o Lexus Safety System +, Sistema de máximos automático, Sistema Smart Entry (sem chave) e ecrã multi-informações TFT de 4.2 polegadas.

O sistema híbrido, com uma potência combinada de 136 CV, continua a recorrer ao motor a gasolina de 1.8 litros de cilindrada (com 98 cavalos) e um motor elétrico (que debita 82 cavalos) que podemos encontrar noutros modelos híbridos do construtor japonês, bem como a caixa de velocidade CVT (Variação Continua). A velocidade máxima está limitada a 180 km/h e o CT200h acelera dos 0/100 km/10 em 10.3 segundos.

Ao volante, e desde que tenhamos presente que estamos perante um citadino de luxo focado no consumo, este Lexus é um primor na suavidade com se move (apesar de alguma dureza da suspensão) e nos isola do mundo exterior.

Não se esperem fortes emoções ao volante, embora com o modo Sport ativado o carro se note mais despachado, pois os 136 cavalos têm a tarefa de puxar entre 1485 e os 1540 quilos (dependendo da versão escolhida) e a caixa de velocidades não se dá bem com as nossas pressas. O acelerador tem de ser tratado com calma e, em contrapartida, o CT retribui com consumos citadinos que facilmente baixam dos 5l/100 km (chegamos a rolar com 4,5 l de média).

Fora da cidade, e ao longo de cerca de 150 quilómetros, parte deles num percurso de montanha e numa condução mais “relaxada”, o Lexus nunca ultrapassou os 6,5 l/100km.

Interior e equipamento

O espaço interior não será decisivo no momento da compra do CT200h, pois, em termos de habitabilidade, há quem faça melhor no segmento dos compactos. E se quatro adultos viajam sem problemas, já com lotação completa o passageiro que seguir no banco do meio irá sempre mais “apertado”.

Se não há problemas em encontrar locais para guardar os objetos do dia-a-dia, já a escolha das bagagens terá se ser mais criteriosa, pois a capacidade da mala não vai além dos 375 litros (985 se rebatermos o banco traseiro).

Onde o CT200h peca e parece datado face à concorrência, é no aspeto e organização do interior, com demasiadas teclas e botões dispersos, dispensando mesmo um monitor tátil, apesar de ter aumentado o tamanho do que encima a consola central.

Bem equipado – dispõe, além dos acima referidos, Sistema de Pré-Colisão com Deteção de Peões; Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem; Sistema Automático de Máximos, Visualização dos Sinais de Trânsito e Controlo da Velocidade de Cruzeiro Adaptável – este Lexus deixou-nos sentimentos ambíguos. Algo ultrapassado nalguns aspetos (a Lexus já faz melhor noutros modelos), o CT200h sabe acolher-nos e destila um perfume de luxo a que é difícil resistir. Os preços oscilam entre os 30.500 (versão base) e os 43.300 euros da F Sport+.

FICHA TÉCNICA
Lexus CT200h Executive+
Motor térmico: quatro cilindros
Cilindrada: 1798 cm3
Potência: 99 CV/5200 rpm
Binário máximo: 142 Nm/2800-4400 rpm
Motor elétrico: bateria de hidreto de Níquel metálico
Potência: 82 cavalos
Binário máximo: 207 NM
Potência Combinada: 136 cavalos
Caixa: Variável Contínua Controlada
Aceleração (0-100 km/h): 10,3 segundos
Velocidade máxima: 1800 km/h
Consumo médio (oficial): 3,6 a 4,1 l/100 km (dependendo da versão e do tamanho das jantes)
Emissões de CO2: 82 g/km
Peso: 1485/1540 kg
Preço base da versão (ensaiado): 30.500 € (34.100 €)

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.