Exemplo destas bem evidentes melhorias é o visual mais robusto, sobretudo quando se olha para o mais desportivo da gama, o S4, que recorre a um motor V6 TDI de 3.0 litros com 347 CV de potência e otimização energética através de sistema Mild Hybrid de 48 Volts, que permite poupança de 0,4 l/100 km no consumo.
O S4 estará disponível em versão berlina, mas também na mais versátil e familiar carroçaria Avant, com as mesmas capacidades mecânicas.
O modelo de topo da gama não foi o único a ser conduzido, pelo que, além das primeiras sensações de condução do S4 Sedan, também houve tempo para abordar – mesmo que de forma muito breve – o motor 2.0 TDI de 163 CV, uma novidade na gama do modelo germânico e que promete ser uma das mais vendidas. Por partes e começando pela versão menos comum, a efusiva prestação do S4 TDI nas estradas dos Alpes italianos na fronteira com a Alemanha – aliás, se arquitetura e até o modo de condução mais ordeiro faziam crer que estávamos na casa dos teutónicos, as caixas de ‘Controllo Electronico de Vellocitá’ recordavam amiúde que aquela era a terra de César…
S4: Confortável até ‘rima’ com desportivo
O renovado S4 apresenta um desenho quase todo renovado, tal como o resto da gama, surgindo em berlina e carrinha (Avant) para espaço suplementar. A motorização escolhida, porém, acaba por contrariar a corrente que ‘clama’ o final dos Diesel na Europa, sendo defendida pela Audi como uma forma de oferecer prestações desportivas associadas a consumos potencialmente baixos.Efetivamente, o motor V6 TDI de 347 CV e 700 Nm responde com imensa força desde baixos regimes, permitindo abordagens mais intempestivas e ritmos fortes sem dificuldades, sendo auxiliado pela eficaz caixa de velocidades automática Tiptronic de oito velocidades que é rapidíssima nas suas passagens entre relações e, ao mesmo tempo, peça fulcral no ‘puzzle’ que é um desportivo de aptidões superiores.
Por outro lado, o S4 não nos pareceu, em momento algum, dotado de inesperada firmeza ou secura de amortecimento, adaptando-se também de forma muito competente a pisos mais degradados sem deixar que isso afetasse em grande medida a tranquilidade dos passageiros, ainda que na rota escolhida pela Audi para o primeiro ensaio dinâmico não tenham existido grandes dificuldades neste aspeto.
Um ótimo ‘all-rounder’, portanto, seguro e confiante na hora de percorrer estradas de montanha ou mais sinuosas (como aquelas do Tirol italiano com que fomos brindados) – com uma ótima combinação entre a precisão da direção em modo Dynamic (do Audi drive select) e chassis muito certeiro, com o eixo traseiro a permitir uma eficaz descrição das curvas mais rápidas. Utilizando as patilhas atrás do volante para o comando da caixa, obtém-se ainda uma maior sensação de controlo sobre os acontecimentos.
Quanto à mecânica, o motor turbodiesel V6 equipado com um sistema mild-hybrid de 48 V é ambivalente: consegue premiar o esforço de contenção do condutor com médias de consumos baixas, mas também recorre ao sistema de 48 V e ao compressor elétrico para acelerar as respostas em qualquer regime de carga do acelerador – em baixos regimes, essa unidade elétrica permite eliminar qualquer espécie de ‘turbo lag’, ou seja, o atraso na resposta do turbo tradicional.
O S4 TDI chegará durante o último trimestre de 2019, não dispondo de suspensão pneumática mas sim de controlo de amortecimento, podendo ser até 23 mm mais baixo do que a suspensão da carrinha normal. Os preços ainda não estão definidos pela marca.
Versão ‘de ataque’
Além do S4, a marca de Ingosltadt colocou igualmente à nossa disposição diversas outras motorizações, com destaque para o novo 2.0 TDI de 163 CV, no caso do 35 TDI, associado a caixa de sete velocidades S tronic.
Ensaiado no formato carrinha, sobressaiu pelas respostas sempre prontas, com progressão na entrega da potência que lhe dará enorme competência em estradas com maior relevo ou caso viaje com mais carga a bordo, tanto mais que os 380 Nm de binário são bem geridos e aproveitados pela caixa automática S tronic, em todo o caso, um elementos de enorme competência. Dinamicamente, segurança e estabilidade elevada em curva aliam-se com conforto de rolamento e refinamento na insonorização e no pisar.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.