Contacto Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC: Desportivo em família

Talvez possa parecer um contrassenso, mas a ideia de um SUV de sete lugares com fundamento desportivo mais extremo está cada vez mais na moda. Lançando-se num desafio para produzir um modelo do género com aptidões mais extremas, a Mercedes-AMG criou versão 35 4MATIC do novo GLB, unindo num só ‘pacote’ performances e versatilidade.

O novo GLB 35 4MATIC recorre ao mesmo ‘arsenal’ mecânico dos outros AMG do seu segmento em variante 35 (à partida, este modelo não terá variante AMG 45 de 400 CV): ou seja, motor de 2.0 litros com quatro cilindros em linha, turbo e 306 CV de potência e 400 Nm de binário. Receita mais do que suficiente para emoções garantidas, mas aqui apenas no asfalto. Ao imbuir-se de espírito desportivo, o GLB perde uma grande parte da sua capacidade de arriscar fora da estrada, devido à menor altura ao solo e às jantes de maiores dimensões, que ajudam bastante na dinâmica.

Com uma suspensão 20 mm mais baixa face ao GLB de base e amortecimento variável, o AMG 35 4MATIC mostra comportamento bastante empenhado para um SUV, mesmo que se lhe possa apontar ligeiro rolamento de carroçaria em curva quanto mais se acelera o passo, o que é natural atendendo às suas dimensões. Mas, em bom rigor, essa particularidade é bem controlada pela suspensão, demonstrando competência e estabilidade direcional nos muitos percursos sinuosos escolhidos pela marca alemã para a apresentação internacional em Málaga, Espanha. A ajudar a uma sensação de robustez e músculo dinâmica está o sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC, que proporciona motricidade elevadíssima nas curvas mais cerradas.

Em termos de prestações, os pergaminhos da AMG ficam bem defendidos, com a aceleração dos zero aos 100 km/h a cumprir-se em 5,2 segundos, sentindo-se bem a competência desta mecânica em conjunção com a caixa AMG Speedshift de oito velocidades, sendo que para melhor proveito em termos de diversão é preferível apostar no modo sequencial com patilhas atrás do volante.

A tração integral faz uma repartição inteligente da potência entre os dois eixos, mas não dá preferência ao traseiro. Uma embraiagem multidisco com controlo eletromecânico específico da AMG permite repartição variável do binário que pode ser instantaneamente alterado em função da situação de condução. Esta varia desde uma tração puramente dianteira até uma distribuição na proporção de 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro. Os modos de condução AMG Dynamic Select também estão presentes, com os já usuais modos ‘Escorregadio’, ‘Individual’, ‘Comfort’, ‘Sport’ e ‘Sport+’, alterando o amortecimento, a resposta do acelerador e da caixa e o acerto da direção, além da sonoridade dos escapes (algo ficcionada também pelos altifalantes a bordo).

No interior, repete-se o conceito de infoentretenimento com foco nos dois grandes ecrãs horizontais no tablier, sendo que o MBUX, tecnologia estreada no Classe A, apresenta agora uma nova evolução, com a chegada em 2020 de controlos por gesto que se juntam assim aos comandos por voz do ‘hey Mercedes’.

O condutor pode escolher também um volante AMG Performance opcionalmente, com botões configurados para o desempenho sem retirar os olhos da estrada. No figurino AMG, sobressaem os muitos detalhes desportivos, como os bancos mais desportivos (mas que carecem de algum apoio lateral, porém) ou o já referido volante.

Ainda sem preços definidos, o novo AMG GLB 35 4MATIC faz uso de uma receita quase incomum, mostrando eficácia em todos os níveis, concedendo maior emotividade à condução para quem procura um SUV distinto e de porte atlético.