Seat Ateca e Tarraco FR: Duas expressões da mesma realidade

02/10/2020

Dois SUV com identidade própria, mas que são expressão de de uma mesma realidade. Em conjunto, representam 50% das vendas da Seat. O Motor 24 foi ao Guincho conduzir, pela primeira vez, os novos Seat Alteca e Tarraco FR.

Num único momento, a Seat revelou duas faces de uma só realidade. Uma realidade onde os modelos SUV ditam as tendências de um mercado automóvel à procura do seu caminho, no meio da neblina da covid-19. Seat Ateca e Tarraco FR são duas apostas estratégicas de uma marca que enfrenta – como todas – um “ano cheio de desafios”, como o provou um “primeiro semestre dos mais desafiantes na história da Seat”. Palavras de Gendry, diretor-geral da Seat Portugal, na apresentação nacional de ambos os modelos. Uma ação com vista para o Guincho e que rompeu com a apatia do setor durante esta pandemia provocada pelo novo coronavírus. Uma oportunidade também para um primeiro contacto com estes dois SUV, que representam quase 50% das vendas da Seat. Ou não seja este um segmento que crescerá, segundo Gendry, “80% nos próximos anos”.

Seat Ateca: corpo e alma
Aquilo que aproxima estes dois SUV compactos é muito mais do que os elementos que os afastam. De certo modo, ambos são cruciais e complementares para as contas da Seat no mercado.

Começando pelo Ateca 2020, o modelo foi criado e desenvolvido em Barcelona e produzido na unidade da marca em Kvasiny (República Checa), importando sublinhar a marcante evolução do seu design exterior. O trabalho estilístico cuidou de esculpir detalhes para refrescar o aspeto do conjunto, mas sem beliscar a imagem de marca, facilmente reconhecível pelos seus adeptos.
O Seat Ateca continua a ter uma presença larga e musculada, tendo crescido subtilmente (+18mm) para 4,381mm; muito devido aos novos para-choques (com faróis Full-LED), dianteiro e traseiro. Já a largura (1,841mm) e a altura (1,615mm), por sua vez, são idênticas à do seu antecessor. Na traseira, as linhas procuram sublinhar o imponente perfil de ombros e disfarçar a volumetria de 510 litros de espaço para carga (4Drive: 485 litros).

A assinatura Seat encontra-se nas laterais do veículo e o perfil continua a transmitir uma sensação de dinamismo, através de linhas e formas que fluem com traços precisos. No habitáculo, as luzes de boas-vindas, educadas, cumprimentam o condutor com a projeção da palavra “Hola” no solo, mal se liga o veículo. Hola!

O nível de equipamento FR exibe um visual mais desportivo com faróis em Cinzento Mate Cosmo que envolvem a grelha com novo design, frisos dos para-choques à frente e atrás, grelha das luzes de nevoeiro, caixas dos espelhos, aplicações laterais e as simuladas ponteiras de escape com acabamento mate. E existem ainda um novo nível a conhecer: XPERIENCE, que acrescenta pormenores típicos de um todo-o-terreno, garantindo-lhe uma maior sensação de versatilidade e liberdade. A aplicação de para-choques negros à frente e atrás, o acabamento estendido aos frisos laterais e protetores de guarda-lamas, enquanto as molduras dos vidros recebem acabamento com aspeto de alumínio, são alguns dos exemplos que ajudam a vincar este look mais aventureiro.

A apresentação do Seat Ateca e Tarraco FR, no Guincho, teve em atenção todas as regras de segurança e de proteção contra a covid-19

O habitáculo, destaque para o Digital Cockpit Seat de 10.25”, que cria um novo foco de atração a partir do banco do condutor, com uma ligação HMI melhorada, visibilidade diagonal, e também um sistema de infotainment com um ecrã mais amplo, com 9.2” (8.25” de série). O interior é 100% digitalizado. O ecrã de maiores dimensões contribui para o aumento da tecnologia e a melhoria da conectividade, tornando mais sofisticado o interior do Ateca.
Os motores eleitos para dar alma ao novo Seat Ateca foram otimizados, de forma a elevar os níveis de performance e a reduzir as emissões de gases poluentes. São várias as propostas a gasolina. Quais? O motor de três cilindros 1.0 TSI que desenvolve 110 cv de potência e 200 Nm de binário, associado a uma caixa de velocidades manual. Este motor recorre ao ciclo de combustão Miller e a um turbocompressor de geometria variável para elevar a eficácia ao nível seguinte neste patamar de cilindrada.

Proposto com uma potência de 150 cv e 250 Nm de binário, o motor a gasolina com uma capacidade maior, de 1.5 litros em quatro cilindros, está disponível com caixa manual ou com a transmissão de dupla embraiagem DSG. Contudo, o motor a gasolina mais potente é a unidade 2.0 TSI com 190 cv e com o binário máximo elevado a 320 Nm, precisamente a unidade que esteve disponível na apresentação nacional do modelo.

Nos poucos quilómetros que o Motor 24 pode testá-lo, comprovou a sua total entrega, agilidade e amplitude de energia, tanto em recuperações como em acelerações. Acrescente-se que este motor está sempre associado à caixa de dupla embraiagem DSG e ao sistema de transmissão integral 4Drive.

O mercado nacional acolhe ainda variantes Diesel deste SUV compacto. Todas elas, adiante-se, introduzem o novo sistema SCR de dosagem gémea que inclui a dupla injeção de AdBlue para reduzir significativamente as emissões de NOx em comparação com os motores TDI da anterior geração. Novidade nesta evolução do Ateca é o abandono das unidades 1.6 TDI, anteriormente disponíveis com menor potência 115 cv, substituídas agora pelo motor 2.0 TDI. Porquê? Segundo a marca, não se trata apenas de garantir uma maior disponibilidade de binário e de potência, mas também uma redução de emissões.

A gama conta, assim, com um propulsor 2.0 TDI associado a uma caixa manual de seis velocidades com uma potência de 115 cv, e com uma variante com mais poder de fogo, com 150 cv e 340 Nm de binário, equipada com a caixa DSG e tração integral 4Drive.

Seat Tarraco FR: mais aventureiro
O novo Tarraco FR é um modelo maior e mais musculado. Mais dado a pisar outros terrenos, como foi dado a experimentar na apresentação nacional, cujo percurso incluía alguns troços de terra e pedras. Subidas e descidas íngremes, como o próprio mercado nacional. Numa primeira impressão, a unidade equipada com o novo motor 2.0 TDI de 200 cv, revelou-se um SUV com argumentos para conquistar em vários tipos de utilização.

Trata-se de um novo e mais poderoso motor com um binário máximo de 400 Nm (antes debitava 190 cv ) e surge associado a nova caixa de sete velocidades DSG com dupla embraiagem (DQ381), exclusivamente disponível com 4Drive.

O objetivo da introdução desta sigla FR é vincar a essência desportiva do Tarraco. Desde logo, pelas linhas mais imponentes e exclusivas, como é o caso da grelha específica em cinzento Cosmo com o logo FR, um difusor traseiro exclusivo e um spoiler traseiro desportivo e uma faixa contínua de luzes LED.

Para melhor lidar com esta maior apetência aventureira, o “grande SUV”, como lhe chama, carinhosamente, a Seat, recebeu uma suspensão com afinação desportiva com o Controlo Adaptativo de Chassis (DCC), programado especificamente para assegurar uma condução intensa, sempre sustentada por uma direção direta e pela tecnologia de tração integral 4Drive. Além do novo 2.0 TDI de 200 cv que o Motor 24 conduziu no Guincho, é proposta ainda uma versão de 150 cv do mesmo bloco.

Por sua vez, a gasolina, o Tarraco FR contempla unidades 1.5 e 2.0 litros com potências entre 150 cv e 190 cv. O bloco 1.5 TSI debita 150 cv e com um binário de 250Nm, permitindo ser associado a uma nova caixa manual de seis velocidades ou à caixa automática de sete velocidades DSG. Entre a gama TSI, a opção mais potente é a unidade 2.0l com 190 cv e binário de 320 Nm, apenas associada à caixa de dupla embraiagem DSG e à transmissão integral 4Drive.

Para mais tarde, no início do próximo ano, o Tarraco FR conhecerá também a sua variante híbrida Plug-in. Os tempos a isso obrigam e a Seat não deixa de investir nesta tecnologia que permite manter a performance, mas com uma menor pegada ambiental. Esta proposta concilia um motor a gasolina de 1.4 litros TSI com um motor elétrico alimentado por um pack de baterias de iões de lítio com 13kWh, geridos por uma caixa DSG de seis velocidades. A potência alcança os 245 cv (180kW) com 400 Nm de binário. Além disso, permite ao condutor conduzir em modo 100% elétrico, com uma autonomia próxima dos 50 km, apenas com a energia acumulada na bateria do veículo.

Preços variados
Tanto o Ateca como o Tarraco FR são modelos nucleares para a Seat. Como tal, a política de preços teria, também ela, de ser adaptada a esta estratégia. Numa palavra: competitiva!

A versão de acesso do Seat Ateca 2020 (1.0 TSI de 115 cv) custa 30.029 euros, enquanto a variante a gasolina mais cara (1.5 TSI XPerience DSG de 150 cv) se cifra nos 35.248 euros. Entre os Diesel, a entrada pertence ao 2.0 TDI Style de 150 cv (38.907 euros) e a mais elitista, a 2.0 TDI de 150 cv, custa 42.704 euros.

Quanto ao novo Seat Tarraco FR, a variante 1.5 TSI Style de 150 cv é proposta por 38.742 euros (a mais acessível) e a 2.0 TDI CR, a mais cara, por 45.899 euros.