Os fãs da geração anterior vão ficar satisfeitos por saber que a filosofia do Škoda Kodiaq continua a mesma. Mas com a possibilidade de escolher cinco ou sete lugares, motorizações a Diesel ou gasolina e duas ou quatro rodas motrizes. A novidade é que existe agora uma versão híbrida plug-in com uma autonomia de até 100 quilómetros em modo puramente elétrico e aceita carregamento rápido.

 

Com os SUV a tomarem o lugar dos monovolumes, um fator importante para quem os compra é o espaço disponível, e se no Kodiaq anterior já era abundante, o novo pretende ser a referência nesse aspeto. Construído com base na plataforma MQB Evo, partilhada pelo Grupo Volkswagen, cresceu 59 mm, para um comprimento total de 4758 mm. Na prática, significa que os ocupantes dos bancos da segunda fila podem esticar as pernas como se estivessem numa poltrona. Quando for necessário podem ser deslizados para a frente para acomodar dois adultos na terceira fila.

Com cinco ocupantes, a bagageira disponibiliza 845 litros, ou 340 litros utilizando os sete lugares, configuração que não está disponível na versão híbrida plug-in e a capacidade da mala reduz para 745 litros. No exterior do Kodiaq foi aplicada a nova linguagem de design da marca “Modern Solid”, menos retilíneo para melhorar a aerodinâmica, que se fixa agora em 0.28 Cx. Inclui uma faixa luminosa de série na traseira, novos faróis e grelha com iluminação opcional na frente.


Na apresentação internacional do novo Škoda Kodiaq em Barcelona, Espanha, o Motor 24 teve a oportunidade de um breve contato com uma das versões que vai estar disponível mais cedo no mercado nacional e emprega a tecnologia mild-hybrid. Trata-se de um motor 1.5 TSI a gasolina com 150 cv acoplado a uma caixa DSG de 7 velocidades. O sistema utiliza um gerador de arranque e uma bateria de iões de lítio de 48 v para obrigar este SUV de grandes dimensões a fazer dieta no consumo de combustível. O pequeno propulsor de quatro cilindros em andamento a baixa rotação é praticamente inaudível.

Só se notou o seu funcionamento enquanto “puxava” as 1,6 toneladas do Kodiaq a subir as estradas de montanha catalãs. A afinação firme da suspensão é confortável, mas não tem o refinamento da DCC Plus opcional que já tínhamos testado na nova ŠkodaSuperb. Num percurso de cerca de cento e vinte quilómetros obtivemos uma média de consumo de 7.1 L/100km, o que confirma a frugalidade da motorização.

No interior encontramos soluções a que a marca chama “SimplyClever”, como a inclusão de um guarda-chuva na porta, ou a base de carregamento para smartphone de 15 W com ventilação para evitar o sobreaquecimento.


São agora cinco, as opções que a marca disponibiliza como “Design Selection” para escolha de materiais e acabamentos. Gostámos particularmente da “Suite Black” com lã reciclada, madeira e pele sintética perfurada, nos bancos, tablier e portas. As restantes quatro são: “Loft”, “Lounge”, “SuiteCognac” e uma especial “Sportline” que só chegará ao nosso mercado no final do ano.

Os botões físicos foram reduzidos ao mínimo indispensável, com a introdução dos “Smart Dials” que consistem em três botões rotativos, em que o do centro pode ser programado para controlar, por exemplo, o volume do sistema de som ou escolher os modos de condução. O painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas é novo e pode ser complementado com um Head-Up Display em opção.

O infoentretenimento, está a cargo de um ecrã táctil de série com 13 polegadas, que estreia um novo assistente de voz digital com integração de inteligência artificial através do ChatGPT. Não ficamos fãs do sistema de navegação, que, por duas vezes, nos orientou no sentido errado, o que, segundo apurámos, aconteceu também com outros jornalistas.

Além desta versão, existe também a motorização 2.0 TDI de 150 cv, ambas com chegada prevista para junho deste ano. Mas a grande novidade é a versão híbrida plug-in do Kodiaq iV com um motor a gasolina 1.5 TSI e outro elétrico, para uma potência combinada de 204 cv. Juntamente com a generosa bateria de 25,7 kWh, a marca anuncia uma autonomia totalmente elétrica superior a 100 quilómetros no ciclo WLTP. Pode ser carregada dos 10% aos 80% em 2,5 horas, com uma potência máxima de 11 kW numa wallbox doméstica. Ou em apenas 25 minutos em postos de carregamento com corrente contínua de 50 kW. Esta versão só estará disponível no terceiro trimestre de 2024.

Os preços (estimados) começam nos 41 500 euros do Škoda Kodiaq 1.5 TSI mHEV de 150 cv e sobem para os 46 000 euros da proposta com o motor 2.0 TDI de 150 cv.