Ao atualizar o seu SUV elétrico de maiores dimensões, a Audi passou a inclui-lo na gama Q8, dando não só um maior sentido de pertença a este modelo, mas também preparando aquela que será a futura transição energética e respetiva normalização de denominações.

Lançado em 2018, o Audi e-tron tornou-se numa das primeiras opções elétricas entre os SUV de segmento premium, explorando um território até então pouco concorrido. Agora, chegada a renovação de meio de ciclo, beneficia de uma série de novidades e passa a estar inserido na ‘família’ Q8, embora a sua natureza elétrica seja revelada por intermédio da denominação e-tron.

Além dessa importante novidade, que prefigura a inclusão e normalização dos modelos elétricos por toda a gama, o Q8 e-tron surge bastante melhorado, com novidades que incidem não só na estética (no SUV e no Sportback), mas também no capítulo técnico, podendo já chegar aos 600 quilómetros de autonomia, dependendo da versão.

Face ao modelo que substitui, o novo Q8 e-tron ostenta um design mais evoluído, sobretudo na secção dianteira. Sempre com a preocupação aerodinâmica como pano de fundo, o SUV dispõe agora de uma evolução da grelha ‘Singleframe’ invertida (na mesma cor da carroçaria na linha de equipamento S line), de maior largura e com uma faixa luminosa a unir os dois faróis.

Os faróis redesenhados passam a dispor de tecnologia Full LED de série, além de poderem receber iluminação LED Matrix em opção (1755€), que confere uma maior segurança durante a condução noturna. Atrás, além de grupos óticos redesenhados para um conceito mais atual, também o para-choques foi modernizado.

No caso do mais desportivo Sportback, que adota uma linha de tejadilho mais ao jeito da de um coupé, a eficiência aerodinâmica saiu bastante melhorada, com o coeficiente de arrasto a reduzir-se de 0.26 para 0.24 Cd. As jantes otimizadas para redução do atrito também não são alheias a este resultado, mesmo no caso de equipar unidades de 21″ da Audi Sport, com acabamento negro e efeito aerodinâmico.

Outros pequenos detalhes traduzem uma aura de qualidade superior, como é o caso da sigla do modelo gravada a laser na moldura negra do pilar B. Um preciosismo, mas que não deixa de demonstrar um elevado cuidado com a imagem e rigor premium.

Interior de ponta

A Audi continua a destacar-se como uma das marcas premium de referência na construção dos interiores, com um nível de refinamento e de robustez irrepreensível a todos os níveis. Todos os acabamentos são rigorosos e o ambiente interior exala robustez e sofisticação, não faltando também um trabalho muito elaborado de insonorização para um habitáculo em que se viaja bastante bem.

Já a vertente tecnológica fica defendida pelo sistema MMI com dois ecrãs de alta resolução na consola central, o superior com 10.1” (para o sistema de áudio, navegação e conectividade) e o inferior com 8.6”, substituindo a grande maioria dos comandos convencionais da climatização e não só. Muitas operações podem ser efetuadas a partir de indicações por voz. O ecrã tátil tem efeito háptico, dando assim ao utilizador um real sentido de interação. A replicação dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto sem fios é possível, embora na unidade ensaiada este último não tenha funcionado de forma perfeita.

Já o condutor tira partido do painel de instrumentos digital Audi virtual cockpit (12.3”), neste caso complementado pelo head-up display opcional que projeta as informações mais importantes no para-brisas. Também opcionais, os espelhos retrovisores digitais permitem trocar os espelhos convencionais por um sistema de câmaras exteriores que captam o exterior e o apresentam em ecrãs no interior montados em ambas as portas (1570€).

Altamente avançado, mas a exigir alguma aprendizagem na ‘leitura’ das distâncias e no próprio direcionamento do olhar, sobretudo no lado do condutor.

De resto, muito espaço e bancos desportivos S line com conforto reforçado (ajuste elétrico dos bancos), num modelo que faz das dimensões interiores uma mais-valia, albergando quatro adultos de maior estatura sem grandes entraves (mesmo com a linha de tejadilho mais curvilínea). A capacidade da bagageira do Sportback cifra-se nos 528 litros, não faltando também uma pequena bagageira dianteira (‘frunk’) com 62 litros.

Dimensões que enganam

Situando-se num patamar intermédio da gama, o Q8 e-tron Sportback 55 S line quattro debita 300 kW/408 CV de potência combinada dos dois motores e 664 Nm de binário máximo, em associação a uma nova bateria de 114 kWh (capacidade bruta) em lugar da anterior de 86 kWh, o que lhe permite assim beneficiar de um incremento na autonomia bastante relevante: para esta versão, a Audi anuncia uma autonomia de 560 quilómetros.

As suas prestações são bastante eficazes, permitindo dessa forma atingir ritmos que são próximos dos de um desportivo, o que é de enaltecer atendendo às dimensões deste SUV, próximo dos cinco metros de comprimento (4915 mm de comprimento e 2.5 toneladas de peso). Os modos de condução do sistema ‘Audi drive select’ permitem variar os parâmetros do veículo em maneiras diferentes, destacando-se os modos ‘Efficiency’, que incrementa a eficiência ao limitar a entrega da potência e a climatização, e ‘Dynamic’, que determina maior prontidão nas respostas.

Escolhendo este último, o Q8 e-tron 55 Sportback consegue acelerar dos zero aos 100 km/h em 5,6 segundos e reage com grande estabilidade em percursos mais sinuosos, enquanto o comportamento é também confiável, mercê de novos acertos de chassis e do sistema de tração integral quattro.

De série, a suspensão pneumática com amortecimento variável tem o condão de melhorar substancialmente o controlo em curva, enquanto a sua capacidade fora de estrada não é afetada, já que pode incrementar a distância ao solo em modo ‘Off-road’ dedicado, não faltando igualmente um sistema de controlo de velocidade nas descidas.

A direção foi igualmente afinada para maior precisão, sendo mais direta e bem mais comunicativa. A soma de todas estas mexidas prefigura um Q8 e-tron mais ágil e entusiástico de conduzir sem penalizar o conforto, que continua a ser a nota dominante, sobretudo para trajetos mais longos em autoestrada.

O consumo energético situa-se, usualmente, acima dos 21 kWh/100 km, ficando em linha com o que é anunciado pela Audi, embora não deixe de ser um valor elevado. Face a isso, a autonomia mais realista ronda os 480 km a 500 km com uma única carga. Vale a pena notar que este SUV pode ser carregado a 170 kW nos postos de carga rápida (CC), o que faz com que o tempo de espera para recarregar de dez a 80% do estado de carga se reduza a 31 minutos. Num posto AC ou em ‘wallbox’, a carga máxima de base é 11 kW, podendo adotar uma segunda porta de carregamento para um carregador de bordo opcional de 22 kW.

Bem equipada de série, a versão Q8 e-tron Sportback 55 S line quattro tem um custo base de 98.469€, embora a grande lista de opcionais possa ‘engordar’ este valor para outras grandezas, sobretudo com a inclusão de elementos como as jantes Audi Sport de 21” Aero (1500€) ou o teto de vidro panorâmico (1799€), além dos demais já indicados ao longo do texto.

VEREDICTO

Fruto de uma bateria de maior capacidade e de uma valorização estética, o Audi Q8 e-tron tornou-se mais apelativo em diversos sentidos. Na versão Sportback 55 S line quattro, destaca-se a fidelidade nas reações e as respostas mais consentâneas com um visual dinâmico proporcionado pela carroçaria de estilo mais desportivo.

Valorizando-se pelo interior extremamente aprimorado e repleto de detalhes apelativos ao condutor, este modelo da Audi segue fiel ao princípio da eletrificação premium, que é reforçada pela vertente tecnológica mais conseguida. A condução, no seu todo, continua a ser um ótimo equilíbrio entre conforto e agilidade, embora o consumo energético seja um ‘calcanhar de Aquiles’.


MAIS
Imagem de prestígio
Qualidade geral
Funcionalidade e versatilidade
Equilíbrio na condução
Prestações

MENOS
Preço dos opcionais
Consumos

FICHA TÉCNICA
Audi Q8 e-tron Sportback 55 S line quattro

Motor Dois motores elétricos assíncronos, um por eixo
Potência 300 kW/408 CV
Binário 664 Nm
Bateria 114 kWh (106 kWh úteis)
Transmissão Caixa de relação única; tração integral
Aceleração 0-100 km/h 5,6 segundos
Velocidade máxima 200 km/h
Consumo médio WLTP 21.3 kWh/100 km
Autonomia (WLTP) 560 km
Carregamento 11h30 de 0-100% a 11 kW; 6h a 22 kW (AC); 31 min de 0-80% a 170 kW (DC)
Dimensões (C/L/A) 4915/1937/1619 mm
Distância entre eixos 2928 mm
Peso 2510 kg
Bagageira 528-1567 litros
Pneus (série) 255/50 R20
Preço 98.468€
Gama desde 79.842€

Principal equipamento opcional: Pintura Audi Exclusive (4470€); jantes Audi Sport de 21″ Aero (1500€); Pacote S line Edition com Microfibra (2890€) inclui revestimentos microfibra Dinamica Frequenz/Couro com logótipo S, bancos dianteiros Sport, sistema de travagem com pinças de travão em Vermelho, inserções decorativas com acabamento Carbono Quadrat Struktur, comandos do volante em Preto brilhante e Look Interior Aluminium, Pacote Iluminação Ambiente Plus, grelha singleframe na cor da carroçaria com iluminação, forro do tejadilho em tecido Preto e luz LED de entrada das portas dianteiras e traseiras com projeção dos anéis Audi; Pacote Driving Assist Basic (725€); Carregador de bordo AC até 22 kW (2010€); tejadilho em vidro panorâmico (1800€); faróis LED Matrix e luz traseira em LED (1755€); bancos dianteiros elétricos c/ função de memória (1510€); Audi virtual cockpit Plus (185€); Audi phone box (245€); Head-up display (1680€); espelhos retrovisores exteriores digitais (1570€).

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AVALIAÇÃO
Qualidade geral
9.5
Prestações
9
Espaço
9
Segurança
9
Condução
9
Consumos
8
Preço/equipamento
8