Dotado de uma carroçaria altamente aerodinâmica e definido como um ‘Electrified Streamliner’, o IONIQ 6 cumpre com a sua promessa de consumos bastante baixos e elevadíssima eficiência, além de oferecer ainda prestações muito interessantes e interior espaçoso. Um elétrico de nova geração que não deixa de ter um desenho polarizador.

A Hyundai é uma das marcas que mais se tem empenhado na eletrificação, mas que também procura fazê-lo com uma apresentação estética muito própria. Assim, depois de revelar o IONIQ 5, a marca sul-coreana revelou o IONIQ 6 como uma berlina de linhas retro-futuristas, recorrendo igualmente à Plataforma Modular Global Elétrica (EGMP) do Grupo Hyundai para os seus novos automóveis elétricos, que permitem a adoção de carregamento ultrarrápido graças à sua arquitetura de 400 V/800 V.

Com quase cinco metros de comprimento (4855 mm), o IONIQ 6 revela uma longa distância entre eixos de 2950 mm, apresentando ainda 1880 mm de largura e 1495 mm de altura para um coeficiente de arrasto de apenas 0.21 Cd, naquele que é o design mais aerodinâmico da marca sul-coreana. Apesar disso, o desenho desta berlina não deixa de ser algo polarizadora, sobretudo na zona traseira, algo sobrecarregada em termos de linhas e pelos dois spoilers sobrepostos. Mas os debates estéticos são pouco relevantes em matéria de eficiência.

Nota, ainda, para a tomada de ar dianteira ativa, que fecha ou abre consoante as necessidades de refrigeração, e para as jantes em liga leve de 20″ da variante Vanguard, que preenchem bem as cavas das rodas.

Interior de qualidade

A bordo, sobressaem as noções de espaço e de conforto, bem como a excelente qualidade de construção aplicada no IONIQ 6. O ecrã de infoentretenimento de 12” e o painel de instrumentos digital de 12” combinam-se sob uma única superfície para a impressão de um único painel horizontal. A instrumentação varia consoante o modo de condução selecionado (‘Eco’, ‘Normal’ e ‘Sport’) e é bastante completa e bem legível, o mesmo sucedendo com o ecrã central que apresenta o mais recente sistema multimédia do Grupo Hyundai, com múltiplas aplicações, atualizações Over-The-Air (OTA) e conexão aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto em recurso a cabos.

Dois dispositivos podem ser emparelhados ao mesmo tempo por Bluetooth, incrementando assim as possibilidades de conectividade a bordo. Conta igualmente com um sistema de som Bose Premium composto por oito altifalantes, incluindo um subwoofer, colocados estrategicamente em todo o veículo para uma experiência auditiva de alta qualidade.

A ergonomia é ainda melhorada pelas teclas de atalho na consola central para acesso rápido ao sistema de infoentretenimento, bem como pelo painel de comando da climatização, sendo tátil. O seletor de condução passou para uma haste atrás do volante, libertando dessa forma espaço de arrumação na consola central, por exemplo, no túnel central entre os dois bancos da frente. Já os interruptores dos vidros elétricos nesse mesmo túnel, agrupados e em posição recuada, não nos parecem de acesso intuitivo.

Espaço é algo que também não falta para os ocupantes, tirando partido da grande distância entre eixos, para assim possibilitar viagens com grande conforto para os passageiros dos bancos traseiros. Estes tiram partido de imenso espaço para a colocação das pernas, sendo um dos mais espaçosos no mercado quando se observam automóveis de formato semelhante. Já a altura do assento ao tejadilho é menos positiva, graças ao desenho muito curvilíneo do tejadilho, que também exige atenção ao entrar ou sair do veículo. A bagageira poderia ser melhor na sua capacidade.

A insonorização aprimorada sublinha a impressão geral de grande qualidade de um interior que é, mais uma vez, um atestado de arrojo por parte da marca sul-coreana.

Altamente eficiente

Com motor elétrico traseiro de 228 CV/168 kW de potência e 350 Nm de binário, o IONIQ 6 demarca-se pelas prestações bastante velozes, sobretudo quando ativado o modo ‘Sport’, torna esta berlina ainda mais dinâmica, mas sem transfiguração de carácter. Trata-se de conjunto motriz muito eficaz para obter desempenhos emotivos, como atestam os 7,4 segundos na aceleração dos zero aos 100 km/h, num exercício que é feito com relativa suavidade.

Com efeito, o IONIQ 6 pode ser um excelente automóvel para longas viagens, graças a uma capacidade de adaptação muito valiosa para assim providenciar boa economia e prestações elevadas quando necessário.

Sem ter propriamente um carácter desportivo, mas revelando-se muito seguro e estável (o centro de gravidade muito baixo ajuda), o acerto de suspensão surge mais orientado para o conforto, sendo este um dos seus principais predicados: rola com suavidade e com excelente filtragem do piso. A direção também não é das mais informativas quando se pretende adotar uma toada mais rápida, com o seu peso a sentir-se mais em troços sinuosos. No entanto, é um modelo de credenciais suficientemente amplas para agradar a diferentes tipos de condutores, dos mais pacatos aos que gostam de um pouco mais de dinamismo, embora não se aproxime das competências de um desportivo.

O modo ‘Eco’ pode ser utilizado sem grandes reservas em condução diária, chegando e sobrando para as necessidades, sendo este também aquele que melhor potencia a economia do IONIQ 6 com bateria de iões de lítio de 77 kWh. Graças aos modos de regeneração variáveis (através das patilhas atrás do volante), o condutor pode alternar entre diferentes forças de retenção, dispondo de cinco modos – da resistência nula (e igual regeneração) ao i-Pedal, que deixa o critério de retenção ao sistema consoante a proximidade ao veículo da frente, por exemplo.

E aqui chegamos àquele que é um dos excelentes atributos do IONIQ 6: a sua eficiência. Com ritmo despreocupado e sem cuidados que não o modo de condução ‘Eco’ ativado, o consumo médio em 100 quilómetros foi de 13.7 kWh/100 km, sendo que mesmo em autoestrada o consumo não subiu substancialmente, ficando-se então na casa dos 15 kWh/100 km. Surpreendente.

Tal como os demais modelos da marca, o IONIQ 6 vem equipado com uma série de tecnologias de segurança e de assistência à condução, incluídos no Hyundai SmartSense, de entre os quais se destaca o Assistente de Condução em Autoestrada 2 (HDA 2), que ajuda a manter o veículo a uma distância e velocidade definida do carro da frente quando se conduz numa autoestrada e ajuda a centrar o veículo na via, mesmo que se trate de uma curva.

O IONIQ 6 inclui ainda funções melhoradas de prevenção de colisão em cruzamento, mudança do sentido de via, assim como assistência de direção evasiva. Outras características de condução semiautónomas incluem o Assistente Inteligente de Limite de Velocidade (ISLA), que ajusta a velocidade do veículo para corresponder ao limite de velocidade, e o Assistente de Máximos.

Com um preço base de 64.790€, o IONIQ 6 Vanguard vem repleto de equipamento, como os faróis Full LED, as jantes de 20″, o sistema inteligente de estacionamento controlado à distância ou as câmaras 360º. Não deixa de ser um valor elevado, mas a Hyundai melhora o panorama ao oferecer um desconto que deixa o preço final nos 61.790€ quando escolhido o financiamento proposto pela Cetelem.

VEREDICTO

O IONIQ 6 convence pela sua eficiência, em primeiro lugar, afirmando-se também como um automóvel elétrico muito competente no comportamento capaz de agradar a diferentes tipos de condutores, quer àqueles que prezam o conforto, como aos que gostam também de alguma agilidade.

Muito bem construído e com uma insonorização excelente, o IONIQ 6 eleva as credenciais da Hyundai no requinte e no equipamento, merecendo também elogios a vertente tecnológica e a habitabilidade, muito boa para quatro adultos (não obstante alguns condicionalismos causados pela linha de tejadilho mais inclinada atrás).

O desempenho é bastante bom nesta versão de 228 CV, permitindo assim uma condução fluída e agradável, sendo que o que mais nos impressionou neste ensaio foi mesmo a eficiência – consumos bastante moderados e realismo nas distâncias percorridas para maior tranquilidade. Bem a Hyundai.


MAIS
Eficiência bastante elevada
Comportamento versátil
Qualidade geral
Tecnologia
Insonorização

MENOS
Altura nos lugares traseiros
Capacidade da bagageira
Preço

FICHA TÉCNICA
Hyundai IONIQ 6 Vanguard 77 kWh
Motor: Motor elétrico único, síncrono de íman permanente, traseiro
Potência: 228 CV/168 kW
Binário: 350 Nm
Bateria: Iões de lítio, 77.4 kWh
Transmissão: Tração traseira, caixa de relação única
Acel. 0-100 km/h: 7,4 segundos
Vel. Máxima: 185 km/h
Consumo médio (WLTP): 14.3 kWh/100 km
Autonomia: 614 km
Carregamento: 350 kW (máx) em CC; 7h15 a 11 kW (CA)
Dimensões (C/L/A): 4855/1880/1495 mm
Distância entre eixos: 2950 mm
Bagageira: 401 litros (+45 litros à frente)
Peso: 1985 kg
Preço: 64.790€ (61.790€ com campanha de financiamento)

PRINCIPAL EQUIPAMENTO DA VERSÃO: Chave inteligente e botão de arranque (entrada e ignição sem chave); Apple CarPlay e Android Auto; painel de instrumentos digital de 12.3″; sistema de navegação com ecrã tátil de 12.3″; jantes em liga leve de 20”; funcionalidade V2L; carregador de telemóvel sem fios; faróis LED; sistema inteligente de estacionamento controlado à distância; assistência à condução em autoestrada (HDA 2); assistente de prevenção de colisão frontal; sistema de Manutenção na Faixa de Rodagem e câmara 360º, entre outros.

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AVALIAÇÃO
Qualidade geral
9
Prestações
9
Espaço
9
Segurança
9
Condução
8.5
Consumos
9.5
Preço/equipamento
8.5