A Lexus alargou a sua gama de automóveis elétricos com o novo RZ 450e, um SUV premium de grande porte que não adultera os princípios fundamentais da marca japonesa, nomeadamente, o estilo tão particular e a atenção aos detalhes associada a um refinamento superior. Com uma faceta elétrica composta por dois motores elétricos e uma potência combinada de 230 kW/313 CV, será que a Lexus tem aqui um conquistador para os novos tempos?

Já com uma gama europeia totalmente eletrificada, incluindo o SUV 100% elétrico UX 300e, a Lexus reforça agora a sua gama com o RZ 450e, que se posiciona numa gama superior, sendo este o segundo modelo elétrico a baterias (BEV) da marca. Recorrendo à versão elétrica da plataforma e-TNGA, o RZ 450e beneficia de alguns dos principais atributos dos modelos sem motor de combustão, como a excelente habitabilidade e o ótimo refinamento a bordo, fruto de uma escolha de materiais e de construção absolutamente certeiras.

Aliás, este RZ revela um nível de construção bastante elevado, praticamente referencial pelos padrões de montagem sem mácula e pela consistência e robustez dos painéis, a que se juntam ainda os materiais de primeira linha, como o couro no tablier, bancos e painéis interiores das portas, além de detalhes que impressionam como o sistema de fecho suave dos vidros para impedir o baque audível no seu encerramento. Detalhes que já não surpreendem, vindos da Lexus, tão adepta do conceito de bem receber, ou seja, ‘omotenashi’, em japonês. Por outro lado, uma vez no interior, as portas abrem-se com recurso ao sistema ‘e-latch’, bastando premir um botão para abri-las.

Além dos muitos revestimentos aplicados com o intuito de insonorizarem o interior do ruído exterior, o RZ 450e conta ainda com um sistema de cancelamento de ruído através dos altifalantes.

Ao nível da tecnologia, o Lexus RZ 450e também dá um passo em frente no sentido certo, já que a marca japonesa volta a escolher um ecrã tátil central de 14” (na versão Executive Plus) que serve de centro de comando a praticamente todas as funcionalidades deste SUV elétrico. É a partir daqui que o condutor tem acesso a diferentes sistemas, como o multimédia ou de navegação, podendo ainda interagir com o sistema por intermédio de comandos por voz, bastando dizer ‘Hey Lexus’ para assim efetuar alguns pedidos que servem também como base para aprendizagem, uma vez que o sistema da Lexus recorre aos algoritmos da inteligência artificial, bem como ligação à ‘nuvem’ para obter os dados mais recentes e atuais do estado do trânsito, meteorologia ou informações de interesse. A conectividade sem fios aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto está igualmente assegurada.

O facto de já não ser necessário recorrer ao ‘touchpad’ para navegar pelos menus, como nos Lexus de há alguns anos é já uma imensa melhoria e algo que a marca tem vindo a aplicar nos seus mais recentes lançamentos. A climatização passa também a estar integrada no ecrã tátil, mas beneficia de um espaço alocado amplo e de simples alcance, mimetizando dessa forma os comandos físicos em termos de posicionamento e de facilidade de utilização.

Para o condutor, nota ainda para o painel de instrumentos digital que se altera consoante o modo de condução (não deixando de ser algo simples em comparação com as ofertas de alguns rivais), complementado pela tecnologia ‘head-up display’ de projeção no para-brisas. Outra tecnologia de nova geração que a Lexus estreia no RZ 450e é a de aquecimento radiante para os ocupantes dos bancos dianteiros: dois painéis na parte frontal do habitáculo recorrem à radiação infravermelha para aquecer apenas os objetos sólidos na sua linha de ação, com a marca a optar por esta solução por considerá-la mais eficaz e mais eficiente (consome cerca de 8% menos energia), uma vez que fornece calor somente quando necessário. Naturalmente, o principal objetivo é reduzir o impacto no consumo energético e na autonomia.

Ponto bastante positivo é o da habitabilidade, já que o recurso a nova plataforma e o excelente aproveitamento do espaço interior fazem com que o RZ ofereça ótimas cotas para a colocação das pernas e em altura do assento ao tejadilho, merecendo por isso muito elogios neste aspeto. De igual forma, é justo tecer elogios à capacidade da bagageira, com os seus 522 litros.

Prestações desportivas, autonomia flutuante

A solução motriz escolhida para este RZ 450e conta com dois motores elétricos – um em cada eixo – para uma potência combinada de 313 CV. O motor elétrico dianteiro debita 150 kW/204 CV e o traseiro disponibiliza 80 kW/109 CV, permitindo dessa forma contar também com tração integral, num desenvolvimento a que a Lexus deu o nome de Direct4.

Desenvolvida especificamente para os modelos elétricos com tração integral, esta tecnologia atua como um sistema de vetorização de binário, fazendo variar a potência entre os dois eixos de acordo com o modo de condução selecionado e consoante o estilo de utilização.

Na prática, o RZ 450e surpreende, desde logo, pela facilidade com que consegue subir de ritmo, mesmo num modo de condução normal, assumido mesmo uma faceta mais desportiva quando se opta pelo modo de condução mais desportivo, que sublinha a aceleração mais intensa, com os números apontados pela marca a ditarem 5,6 segundos dos zero aos 100 km/h. Nessa sua amplitude de carácter, o RZ 450e tem um dos seus pontos fortes, não sendo também particularmente ‘gastador’ atendendo às suas características.

O modo ‘Eco’, aliado aos diferentes modos de regeneração com recurso às patilhas atrás do volante, influenciando também a desaceleração, permitindo-lhe assim devolver um valor de 16.6 kWh/100 km, o que se pode considerar bastante bom. Nota ainda para a existência de um modo de condução denominado ‘Range’, que limita a potência, a climatização e a velocidade máxima, dando primazia à autonomia, como o próprio nome indica.

Com bateria de 71.4 kWh situada sob o piso e em posição central (para baixar o centro de gravidade), este SUV é também uma agradável surpresa na forma como alia conforto de rolamento e agilidade em curva. Com uma posição de condução também baixa, volante de ajuste elétrico e direção precisa, o RZ 450e absorve com eficácia o mau piso e, ao mesmo tempo, oferece imensa confiança ao condutor e estabilidade direcional muito elevada, o que agradará aos condutores que apostam no conforto, mas que também fazem da condução um atributo a ter em conta. Não terá a precisão desportiva de um BMW iX, mas sai-se bastante bem no compromisso que oferece. As jantes de 18″ com pneus 235/60 à frente e 255/55 atrás também auxiliam nesse mesmo equilíbrio dinâmico.

Com uma autonomia homologada de 440 quilómetros, entramos aqui naquele que pode ser o ponto menos cativante, uma vez que fica abaixo do que alguns rivais oferecem, sendo que o valor é também influenciado pela utilização da climatização – chega mesmo a ‘roubar’ 50 quilómetros ao valor restante de autonomia quando ativada. Neste aspeto, a Lexus ainda tem algum trabalho pela frente.

Esta nova geração do SUV (que tem também derivação híbrida NX) regista bons dotes na segurança, não só por atributo da plataforma altamente rígida, mas também pela inclusão de diversos sistemas e tecnologias eletrónicas que visam tornar a condução mais segura, com destaque para o conjunto Lexus Safety System+ com cruise control adaptativo, assistente de viragem em cruzamento ou alerta de abertura de portas.

A versão ensaiada Executive Plus surge bem equipada, mesmo não sendo a de topo de gama, justificando os 80.232€ pedidos, sendo que este modelo tem como modelo de base uma mais acessível versão Executive, por 75.582€.

VEREDICTO

A Lexus dá um passo em frente na sua estratégia de eletrificação, oferecendo um SUV de grande porte que não renega aos principais atributos da marca: a notável qualidade geral, incluindo na condução, saudando-se o valioso equilíbrio entre dinamismo e conforto, que é reforçado também pela solução motriz de dois motores elétricos para prestações despachadas e bastante convincentes.

A habitabilidade é outro dos seus trunfos, bem como a vertente tecnológica, cada vez mais um item a ter em conta na lista de compras de quem procura automóvel. Muito positivo, também, o consumo energético de um elétrico que, por outro lado, tem ainda na autonomia flutuante um dos seus óbices, percetível em detalhes como a influência da climatização no valor restante, por exemplo.

Seja como for, a postura identitária muito particular, o refinamento geral e a já usual atenção aos detalhes por parte da Lexus são aspetos que jogam – e muito – a seu favor.

MAIS
Imagem diferenciada
Qualidade referencial
Funcionalidade e versatilidade
Condução muito agradável
Prestações e eficiência

MENOS
Autonomia flutuante e influenciada pela climatização

FICHA TÉCNICA
Lexus RZ 450e Executive Plus
Motor Dois motores elétricos síncronos (PSM), um por eixo
Potência 230 kW/313 CV (150 kW/204 CV + 80 kW/109 CV)
Binário 435 Nm
Bateria 71.4 kWh
Transmissão Caixa de relação única; tração integral
Aceleração 0-100 km/h 5,6 segundos
Velocidade máxima 160 km/h
Consumo médio WLTP 16.8 kWh/100 km
Autonomia (WLTP) 440 km
Carregamento 6h30 a 11 kW (CA 0-100%); 30 min. a 150 kW (CC 0-80%)
Dimensões (C/L/A) 4805/1895/1635 mm
Distância entre eixos 2850 mm
Peso 2250 kg
Bagageira 522-1451 litros
Pneus (série) 235/60 R18 (D) – 255/55 R18 (T)
Preço 80.232€
Gama desde 75.582€

Principal equipamento opcional: Pintura metalizada (1082 €).

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AVALIAÇÃO
Qualidade geral
9
Prestações
9
Espaço
9
Segurança
9
Condução
8.5
Consumos
9
Preço/equipamento
8