Poucos automóveis reúnem tanto consenso como o Classe S em matéria de qualidade, requinte e de tecnologia. Apresentado usualmente como o pináculo da Mercedes-Benz nos mais diversos campos, o Classe S evolui na sua nova geração, apesar de um visual que não se afasta do classicismo que os clientes destas berlinas de representação procuram. Apesar disso, as suas linhas foram afinadas com a eficiência aerodinâmica em perspetiva (arrasto de apenas 0,22 Cx), para não afetar os consumos e as emissões.
Sim, senhor ministro
A longa distância entre eixos (3106 mm) e a grande largura dão-lhe pose senhorial mas, sobretudo, permitem-lhe dispor de um habitáculo espaçoso e altamente tecnológico.
Em destaque está o mais evoluído sistema MBUX de infoentretenimento que é controlado a partir do grande ecrã ‘flutuante’ vertical com tecnologia OLED que ocupa o espaço entre os dois passageiros da frente. Tudo é controlado, de forma simples e intuitiva, naquele ecrã de 12.8” com resposta háptica (ou seja, emite uma pequena vibração como se fosse uma reminiscência de um botão físico), podendo os ocupantes emitir também comandos por voz para diferentes funcionalidades com a evolução do sistema de reconhecimento de voz.
Com maior capacidade de processamento, dispõe de aprendizagem que lhe permite evoluir ao longo do tempo, além de possibilitar o controlo de diferentes dispositivos ‘inteligentes’ em casa ainda durante a viagem. Um luxo tecnológico a que se junta ainda a sua mais-valia de atualizações posteriores de software e funcionalidades, estando preparado, por exemplo, para receber tecnologia de condução autónoma de Nível 3 em autoestrada ou estacionar-se sozinho, sem intervenção ou supervisão humana.Já os bancos, autênticas poltronas de luxo, oferecem uma nova dimensão de conforto e de serenidade, dispondo os dianteiros de ajuste elétrico de múltiplas vias, aquecimento, ventilação e dez tipos de massagem, num ‘spa sobre rodas’ com poucos rivais. Aliás, em tempos de pandemia, admito que cheguei a passar mais tempo do que seria necessário no lugar do condutor, apenas para sentir os efeitos da massagem.
Esse não é o único método de relaxamento que o Classe S oferece, uma vez que dispõe igualmente de sistema Energizing, que mais não é do que um conjunto de medidas e efeitos combinados entre si – temperatura a bordo, iluminação ambiente, música ou massagem – com vista a estados de espírito ou intenções diferentes.
Para o condutor está reservado um painel de instrumentos totalmente digital e um head-up display com tecnologia de realidade aumentada que permite perceber melhor as direções do sistema de navegação.
Atrás, para quem preferir ser ‘levado’ e não conduzir, espaço não falta para as pernas e em largura, com os bancos a disporem de ajuste elétrico e também de regalias de conforto, como o aquecimento, tablet pessoal e ar condicionado dedicado. A insonorização do habitáculo e a iluminação interior fornecem um ambiente irrepreensível, num compêndio de funcionalidades e de tecnologias dos tempos modernos, não faltando ainda aquele toque de sobriedade e prestígio que são as cortinas automáticas dos vidros traseiros…
Nota ainda para a precisão de construção referencial e para a qualidade de todo o interior, não havendo mesmo falhas a apontar. Não é palavra que se use muitas vezes neste contexto, mas estar a bordo do Classe S é extraordinário.
Tapete voador
Para os que preferem assumir o volante (também totalmente novo com comandos táteis integrados), a Mercedes-Benz guardou uma boa surpresa na forma de um comportamento que, sem ser desportivo, revela agilidade inesperada para mais de duas toneladas de peso.
Sob o longo capot esconde-se o motor turbodiesel de seis cilindros em linha que dá ‘vida’ à versão S 400 d 4MATIC. Com 330 CV de potência e 700 Nm de binário máximo, disponível logo às 1200 rpm, este Classe S consegue ser tão intenso na aceleração (0 aos 100 km/h em apenas 5,4 segundos) quanto eficiente, moldando o seu carácter consoante a intenção do condutor e dos modos de condução.
Graças à suspensão pneumática adaptativa Airmatic, o amortecimento altera-se consoante o modo de condução escolhido, mas a suavidade e capacidade de absorção do mau piso é referencial. Mesmo no modo mais desportivo do Dynamic Select, a suspensão nunca se revela desconfortável, amortecendo com eficácia o piso estragado, trabalhando com efetividade para conter o balanço da carroçaria – evidente em curvas mais abertas, mas com o peso mais determinante em curvas mais fechadas. Todavia, nessa qualidade de rolamento não se pode esperar que o dinamismo de um desportivo se aplique ao Classe S.
Ainda assim, é no modo ‘Sport+’ que os diferentes parâmetros da suspensão, atuação da caixa automática 9G-Tronic, direção e resposta do motor expressam a sua orientação para uma faceta mais dinâmica, controlando bem a transferência de massas quando curva de forma mais rápida. Mesmo nesses momentos predomina o conforto e a noção de controlo da situação, inspirando confiança e robustez, não só por culpa da tração integral 4MATIC, mas também pela vasta panóplia de assistentes de condução que zelam, em segundo plano, pela segurança dos ocupantes. Poder-se-á até assumir que antes de um imprevisto acontecer, já o Classe S o antecipou por via dos seus múltiplos sensores.
Cimeira de segurança
Nessa combinação entre segurança e funcionalidade, um dos equipamentos é particularmente destacável: a tecnologia de iluminação Digital Light, que integra em cada farol três LED de alta potência, refletida depois em 1.3 milhões de microespelhos (ou seja, 2.6 milhões de pixéis na combinação dos dois faróis). Afirmando-se como um opcional a considerar, estes faróis podem iluminar uma área por diante muito maior, bem como manter um controlo muito mais eficaz da situação em condução noturna. Atuando em consonância com os demais sensores do veículo e com o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, permite ler os sinais e alertar o condutor para zonas de obras ou sinais de STOP, além de nivelar-se automaticamente com recurso aos dados do GPS para zonas de curvas ou subidas e descidas. O sistema de controlo dos máximos permite que se mantenha ativo mesmo com trânsito em sentido contrário, graças à sua capacidade de ‘isolar’ o veículo no sentido oposto do feixe luminoso.
Porém, esta experiência de ‘primeira classe’ tem um custo. Ou vários, atendendo às inúmeras possibilidades de configuração e de equipamentos disponíveis. De base, o S 400 d 4MATIC tem um custo de 135.500€, mas a partir daí a fatura será sempre a subir com a adição de opcionais.
Eis dois exemplos: a Linha AMG, composta por vidros escurecidos, linha estética exterior e travões de maior diâmetro à frente, tem um custo de 7500€, enquanto o Pack Premium Plus, que engloba itens como os bancos dianteiros climatizados e com massagem, realidade aumentada no Head-up Display, bancos traseiros aquecidos e sistema de som da Burmester, entre outros, vale 15.900€, atingindo, na unidade ensaiada um total de 172.983€.
VEREDICTO
Há quem lhe chame o melhor automóvel do mundo, mas tal denominação é difícil de aplicar num segmento em que tantas propostas se debatem entre si, dos mais luxuosos aos mais desportivos. Mas, daquilo que não restam dúvidas é de que o novo Classe S figura entre os melhores automóveis do mundo, num compêndio tecnológico e funcional que remete para uma nova dimensão de conforto e de luxo que os seus rivais – sobretudo os tradicionais oriundos da Alemanha – terão de se apressar a combater.
A motorização turbodiesel de seis cilindros é a que permite acesso à gama e é simultaneamente suave e possante, mostrando numa única aplicação todas as potencialidades destas mecânicas alimentadas a gasóleo. Nem mesmo o peso pareceu importunar a sua elasticidade de ritmos, valendo-se ainda de caixa automática de ótima conceção e de um chassis rígido, rigoroso e muito competente para lidar com diferentes toadas.
Por outro lado, o preço revela também que este não é um automóvel para todos, escudando-se numa exclusividade mais elitista que os seus 135 mil euros em versão base – ou quase 173 mil euros na versão ensaiada – ajudam a explicar. No entanto, é também isso que lhe vale um lugar cativo no ‘Olimpo’ dos automóveis excelsos.
MAIS
Conforto de primeira linha
Versatilidade de condução – seguro e confortável
Vertente tecnológica
Prestações e suavidade do motor – impressionante
Consumos moderados
Espaço e mordomias
Visual bem conseguido
Insonorização
Sistemas de assistência à condução
MENOS
Muitos opcionais e dispendiosos
FICHA TÉCNICA
Mercedes-Benz Classe S 400 d 4MATIC
Motor Diesel, 2925 cc, seis cilindros em linha, TGV, intercooler
Potência 330 CV entre as 3600 e as 4200 rpm
Binário 700 Nm entre as 1200 e as 3200 rpm
Transmissão Integral, caixa automática de nove velocidades
Dimensões (C/L/A) 5179/1921/1503 mm
Distância entre eixos 3106 mm
Aceleração 0-100 km/h 5,4 s
Velocidade máxima 250 km/h
Consumo médio 6,7 l/100 km
Emissões CO2 177 g/km
Peso 2070 kg
Bagageira 550 litros
Pneus 255/45 R19 (F) – 285/40 R19 (T)
Preço base 135.500€
Preço ensaiado 172.983€
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