A elegância e o refinamento dão as mãos no novo Classe E, uma berlina executiva de segmento premium que está pejada de tecnologia para se alinhar com as tendências dos novos tempos. A Mercedes-Benz operou uma renovação completa do Classe E e aplicou também uma maior dose de eletrificação. Momento de analisar o E 220d com sistema mild hybrid e uma pose muito evoluída.

O Classe E evoluiu. Está mais tecnológico e mais avançado, com uma imagem que não é revolucionária, mas que já faz a ponte entre o passado da marca e o futuro, neste caso com a implementação de uma grelha dianteira que faz lembrar a dos elétricos EQ. No entanto, o Classe E observa um maior tradicionalismo com proporções bem definidas de uma berlina de três volumes.

A versão ensaiada estava equipada com equipamento AMG, tanto no exterior, como no interior, o que coloca este modelo mais numa orientação desportiva visualmente. A este respeito, a Linha de design exterior AMG confere a tal estética desportiva, as jantes de liga leve AMG multirraios de 20″ (1150€) e o sistema de travagem com discos de grandes dimensões no eixo dianteiro. Os faróis Digital Light com controlo de iluminação adaptável são um dos atributos que mais se destacam em termos de funcionalidade e tecnologia, concedendo à condução noturna uma maior segurança – este é dos melhores sistemas do mercado.

A imagem exterior acarreta um certo tradicionalismo que é intrínseco à marca germânica, com esta geração a colar-se um pouco mais ao estilo do Classe S, mas a beneficiar do vanguardismo necessário para se impor como um modelo inovador em termos estéticos, como é o caso dos grupos óticos traseiros divididos e mais horizontais com desenho gráfico da estrela.

Um conjunto que concede maior personalidade a esta berlina de 4949 mm de comprimento, 1880 mm de largura e 1468 mm de altura, beneficiando também de mais dois centímetros de distância entre eixos, agora de 2961 mm. A capacidade da bagageira chega aos 540 litros, oferecendo bastante espaço para as bagagens.

A aerodinâmica também foi bastante trabalhada, visível, por exemplo, nos puxadores das portas retráteis ou nas cortinas de ar dianteiras embutidas no para-choques.

Interior mais espetacular

O interior revela uma construção irrepreensível em todos os aspetos, misturando bons materiais e conceitos de design elaborados, auxiliados pela componente luminosa muito presente no habitáculo. A secção frontal do tablier é iluminada pela faixa de luz da Iluminação Ambiente Ativa, que se estende em forma de arco desde o para-brisas, passando pelos pilares A e terminando nas portas, servindo não só fins estéticos, mas também de alerta para situações de perigo na condução e ao abrir portas, por exemplo.

A vertente tecnológica está perfeitamente assegurada, graças à adição do conceito MBUX Superscreen (opcional por 1850€), uma derivação do Hyperscreen que a marca alemã apresentou nos automóveis da gama EQ. O painel de instrumentos em posição ‘flutuante’ tem 12.3″ e é amplamente personalizável (além de contar ainda com sistema head-up display elaborado), a que se junta um ecrã central tátil de 14.4″, no qual surge implementada a mais recente evolução da tecnologia MBUX. Tal como noutros modelos, há também a possibilidade de contar com um terceiro ecrã do lado do passageiro da frente (de 12.3”), havendo uma superfície em vidro a unir esse e o central tátil.

O ecrã do passageiro permite acesso a diversos sistemas e funcionalidades por parte do passageiro, incluindo a possibilidade de ver filmes, com uma tecnologia de obscurecimento a impedir que o condutor seja distraído por isso. Outra funcionalidade interessante é a do sistema apresentar automaticamente alguns grafismos específicos de datas em especial, como foi o caso do Halloween, com animações dedicadas no ecrã central ao ligar e desligar, ou com umas muito assustadoras abóboras iluminadas no ecrã do passageiro…

As saídas de climatização também podem ser geridas de forma eletrónica a partir de menu próprio do ecrã tátil – embora ainda seja possível controlá-las de forma manual.

A construção, os materiais, a comodidade e o nível de construção são bastante cuidados, contribuindo assim para um ambiente bastante atrativo, não sendo alheio a isso a escolha da Linha de Design Interior AMG, com forro do tejadilho em tecido preto, consola central em madeira de freixo preta porosa, volante multifunções desportivo em pele Nappa, tapetes AMG e revestimentos em pele Artico no tablier e parte superior das portas. Os bancos contavam com sistemas de aquecimento e de ventilação.

Quanto à habitabilidade, o novo Classe E oferece espaço mais do que suficiente para quatro adultos, destacando-se por comodidades nos bancos traseiros como a climatização dedicada ou os bancos aquecidos. Aqui, tanto o espaço para as pernas, como em altura são muito bons e servem de complementos para viagens em total tranquilidade.

O valor da tecnologia

Este novo Classe E é mais do que apenas um modelo para viajar bem e comodamente. Pode ser também para trabalhar… ou para jogar. Graças a uma nova arquitetura eletrónica que tem por base uma capacidade melhorada de processamento de dados e de compreensão de todos os componentes digitais a bordo, esta nova geração é mais evoluída e mais rápida.

O sistema de infoentretenimento alinha-se ainda mais com a era dos smartphones, tendo a Mercedes-Benz simplificado os logótipos das diferentes ‘apps’ e aplicações para uma acessibilidade melhorada. Neste mesmo sentido, reconhecendo a valência do automóvel também como local de trabalho, a Mercedes-Benz deu ao Classe E a capacidade de acolher novas aplicações desenvolvidas por terceiros, como a TikTok, Angry Birds, Webex ou Zoom para videochamadas – eis o escritório a chegar ao automóvel de forma oficial.

Tal é possível graças a uma arquitetura separada daquela do sistema nevrálgico, tendo por base a estrutura Android de instalação, a qual permite contar com aplicações de terceiros para facilitar o dia-a-dia ou, simplesmente, melhorar a funcionalidade. Aplicações como o Spotify, Apple Music ou o Tidal, por exemplo, são essenciais para quem privilegia a variedade sonora (a propósito, o sistema da Burmester com tecnologia Dolby Atmos e 4D é fantástico, também com altifalante integrado nas costas dos bancos para sentir melhor a batida – e de que maneira!).

O pack MBUX Entretenimento Plus estará disponível para o novo Classe E. Inclui os serviços Mercedes me connect e o pack de dados de um operador de comunicações móveis. Um módulo de comunicações com 5G como tecnologia de transmissão é utilizado para potenciar a capacidade tecnológica deste sistema avançado, permitindo ao mesmo tempo uma enorme velocidade de transferência de dados – o acionamento por voz da assistente virtual (agora capaz de reconhecer até se o condutor se encontra sozinho ou não no habitáculo) é mais rápido e tem novas funcionalidades, como a disponibilização de informações sobre monumentos e pontos de interesse circundantes. E, apesar de recorrer a fontes online como a Wikipedia, fá-lo de forma muito rápida!

Sentido de leveza

Além das versões híbridas plug-in, os motores de combustão interna beneficiam de assistência inteligente de um motor de arranque/alternador integrado (ISG), resultando em soluções ‘mild hybrid‘, como é o caso deste E 220d. Com motor 2.0 turbodiesel de 197 CV e 440 Nm de binário, há que contar ainda com um sistema elétrico melhorado (48 V), com uma nova bateria que permite também incrementar a potência do motor elétrico de 15 para 17 kW e o binário para 205 Nm.

Além de tornar o processo de ignição mais suave (sobretudo durante o funcionamento do sistema start-stop, desligando até o motor a velocidades muito baixas), este sistema permite melhorar substancialmente as prestações, que são bastante boas, ajudando a movimentar este E 220d com um sentido de ligeireza notável. Com efeito, esta berlina é veloz nas acelerações e nas recuperações, tirando partido então do tal ‘boost’ do sistema elétrico que melhora o ritmo sempre que necessário.

O motor é bastante decidido a responder às solicitações do condutor, com a caixa de velocidades automática de nove velocidades (9G-Tronic) a ajudar, nomeadamente ao interpretar com exatidão os ‘pedidos’ de redução.

O modelo conta também com o já tradicional sistema Dynamic Select para alternar os modos de condução, entre o ‘Eco’, ‘Comfort’, ‘Sport’ e ‘Individual’, este último personalizável, ainda que as diferenças entre estes não sejam substanciais. Porém, há mudanças subtis que variam o carácter do E 220d d, sobretudo ao nível do amortecimento, graças à suspensão pneumática Agility Control que é um dos seus maiores atributos.

Com efeito, o ajuste das ligações ao solo é um dos maiores triunfos do novo Classe E, oferecendo a já proverbial sensação de conforto e requinte, mas também uma postura dinâmica muito apurada, tirando partido ainda de direção muito eficaz e direta (embora algo leve a velocidades mais elevadas). As jantes de 20″ escolhidas para a unidade ensaiada também ajudam nessa agilidade, mas não prejudicam grandemente o conforto.

Curiosamente, acaba por ser um dos elementos exteriores a causar maior incómodo quando a suspensão está no seu ponto mais baixo: as ‘palas’ à frente das rodas dianteiras roçam frequente e insistentemente em grande parte das lombas ou ressaltos na estrada se a velocidade não for muito reduzida.

Nas manobras a baixa velocidade, o eixo traseiro direcional (opcional) ajuda bastante e é extra que pode ser importante. Já o consumo está dentro do que se poderia esperar de um modelo deste género, situando-se na casa dos cinco litros em ritmos moderados, ou nos seis caso se seja menos económico com o pedal do acelerador. No nosso ensaio de 100 quilómetros, com percurso misto entre via rápida, nacionais e cidade, obtivemos um valor de 5,7 l/100 km.

O custo de base, nos 66.950€, é o que se pode esperar de uma berlina deste género, suportado pelos muitos opcionais disponibilizados pela marca alemã, com a versão das imagens a chegar bem perto dos 100 mil euros de custo (95.907€).

VEREDICTO

A nova geração do Classe E é uma grande evolução face ao anterior modelo, sobretudo se se tiver em conta o progresso tecnológico do interior e das diversas funcionalidades integradas de raiz no novo modelo.

O conforto continua a ser um dos seus maiores predicados, rolando com suavidade, mas ao mesmo tempo dando bons indicadores de segurança e dinamismo adequado ao condutor, pelo que o seu equilíbrio acaba por ser altamente valioso. Aliás, diremos mesmo que é o melhor Classe E em termos dinâmicos.

O motor Diesel ‘mild-hybrid’ torna as prestações bastante eficazes e simultaneamente suaves, oferecendo respostas plenas de força desde baixos regimes, a troco de consumos baixos e autonomia a rondar os 1000 quilómetros.

A vertente tecnologia proporcionada pelo MBUX Superscreen é verdadeiramente impressionante e dá conta das evoluções de uma nova era de mobilidade, em que o lazer e o trabalho também invadem os sistemas dos automóveis, com aplicações de jogos, videochamadas ou reuniões.

O preço base é ajustado ao que oferece de série, mas quanto maiores forem as vontades de equipamento mais sobe o custo final. O requinte tem um preço, afinal de contas…


MAIS
Qualidade geral
Prestações
Qualidade de condução
Consumos
Espaço a bordo
Tecnologia embarcada

FICHA TÉCNICA
Mercedes-Benz E 220d Auto Limousine
Motor de combustão: Diesel, quatro cil. em linha, inj. direta, turbo, intercooler
Cilindrada: 1993 cm3
Potência: 197 CV às 3600 rpm
Binário: 440 Nm entre as 1800 e as 2800 rpm
Motor elétrico: ISG 48 V; 23 CV/17 kW, 205 Nm
Bateria: Iões de lítio
Potência total: 197 CV
Transmissão: Tração traseira, caixa automática de 9 vel.
V. Máxima: 238 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 7,6 s
Consumo médio (WLTP): 4,8 l/100 km
Emissões CO2 (WLTP): 126 g/km
Dimensões: (C/L/A) 4949/1880/1468 mm
Distância entre eixos: 2961 mm
Pneus: 225/55 R18
Peso: 1915 kg
Bagageira: 540 litros
Preço: 66.950€ (ensaiada: 95.907€)
Gama desde: 62.750€

MENOS
Preço dos opcionais
‘Palas’ à frente das rodas dianteiras a roçar o chão muitas vezes

Principais Opcionais: Linha de Design Exterior AMG com suspensão Agility Control de sistema de amortecimento adaptativo e rebaixada, estética AMG, jantes em liga leve AMG com cinco raios duplos de 19″ e sistema de travagem com discos de grandes dimensões no eixo dianteiro; Linha de Design Interior AMG com tablier e parte superior das portas em pele Artico, forro do tejadilho em tecido preto, acabamentos interiores em madeira de freixo preta porosa, estofos em Pele Artico/Microfibra preto, consola central em madeira de freixo preta porosa, volante multifunções desportivo em pele Nappa e tapetes AMG; teto de abrir panorâmico (2200€); pintura sólida Manufaktur Cinzento Alpine (3850€); Pack Engineering (3450€) inclui eixo traseiro direcional e suspensão pneumática Airmatic; MBUX Superscreen (1850€) inclui câmara de vídeo e selfies e ecrã para o passageiro da frente com função de privacidade; Versão AMG Premium (13.100€) inclui versão AMG Advanced (Pack Integração de Smartphone, navegação Premium MBUX, bancos traseiros rebatíveis, assistente de ângulo morto, painel de instrumentos digital de 12.3″, assistente adaptativo de máximos, ecrã central tátil de 14.4″, serviços remotos Premium, módulo de comunicações 5G, Pack USB, assistente de sinais de trânsito, depósito de 66 litros e carregador wireless para smartphone) e versão AMG Advanced Plus (Pack memórias, Pack Parking com câmara 360º, faróis Digital Light, realidade aumentada para navegação MBUX e embaladeiras das portas iluminadas com inscrição “Mercedes-Benz”), sistema de som surround 4D Burmester, assistente Adaptativo de Máximos Plus, vidro com isolamento térmico e acústico e iluminação ambiente ativa.

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AVALIAÇÃO
Qualidade geral
9.5
Prestações
9.5
Espaço
9
Segurança
9.5
Condução
9.5
Consumos
8.5
Preço/equipamento
8.5