Lançado como variante análoga à do GLE convencional, o EQE SUV reforça o compromisso da Mercedes-Benz para com a transição energética. O novo SUV totalmente elétrico tem por base a mesma plataforma EVA II do EQE berlina lançado no ano passado, mas com recursos ampliados na versatilidade, sobretudo na condução por percursos fora de estrada. Apesar das grandes dimensões, o EQE SUV sobressai, desde logo, pelo conceito de design focado na eficiência aerodinâmica, com um coeficiente de arrasto de apenas 0.25, o que é um valor semelhante ao do bem mais compacto Classe A.
Esta preocupação em conceber um modelo eficaz e muito eficiente está presente em detalhes como os estribos otimizados, puxadores das portas integrados e até jantes de design aerodinâmico (que podem chegar às 22”). Quanto ao design, a marca não foge à imagem de família que foi apresentada com os anteriores modelos EQ, apresentando dianteira com um painel preto que pode ser embelezado com um padrão de estrelas e acabamento brilhante, sendo que de série conta com painel preto brilhante e faróis LED High Performance.
Opcionalmente, pode receber tecnologia LED Digital Light com controlo automático das luzes de máximos e feixe adaptativo com 1.3 milhões de pixels por cada ótica. Esta tecnologia pode ser associada à barra horizontal em LED entre os dois faróis, também opcional. Entre os outros elementos de série contam-se o sistema de bomba de calor para oferecer maior eficiência na climatização, evitando assim que a autonomia seja prejudicada pelo ar condicionado.
Refinamento combinado com tecnologia
A bordo, o EQE SUV destaca-se pela utilização de materiais nobres em combinação com outros de proveniência sustentável. A iluminação ambiente personalizável continua a ser um elemento distintivo deste modelo da marca alemã, a par da tecnologia representada pelo conceito MBUX com painel de instrumentos de 12.3” e ecrã central tátil de 12.8″ com conceito de ‘camada zero’, que coloca os sistemas e aplicações mais comuns em primeiro plano de ativação.Mas, para sublinhar ainda mais a sua modernidade, o EQE SUV oferece também o sistema MBUX Hyperscreen com combinação de ecrã central de 17.7″ e um outro ecrã para o passageiro de 12.3″, a partir do qual este pode comandar diversos sistemas e funcionalidades sem distrair o condutor. Para tal, recorre a câmaras para detetar o eventual olhar do condutor, escurecendo-se de imediato.
No que diz respeito a sistemas de conectividade, a juntar aos já usuais, como o Android Auto e Apple CarPlay, nota ainda para a tecnologia de Navegação com Inteligência Elétrica, que planeia o percurso mais rápido e conveniente com base nas paragens para carregamento.
Com distância entre eixos de 3030 mm, o espaço a bordo é bastante bom, sobretudo nos lugares traseiros, com ótima amplitude para os joelhos, mas também sobressaindo no espaço em altura e em largura. A bagageira é também ‘cavernosa’, oferecendo imenso espaço e dispondo ainda de portão da bagageira de acionamento elétrico.
Máximo conforto
No modo mais desportivo de condução, o ‘Sport’, o EQE SUV 350+ evidencia uma aceleração muito mais lesta, embora a troco de maior gasto energético.
O comportamento prima, sobretudo, pelo conforto, sendo mesmo referencial neste campo, com um amortecimento macio que mantém os passageiros isolados do mau piso sem penalizar grandemente o equilíbrio dinâmico (mesmo com jantes de 20”). Os 2430 kg de peso também influenciam o dinamismo, criando situações em que a inclinação da carroçaria se torna bem evidente, pelo que o EQE SUV 350+ aprecia-se melhor, mesmo, em tiradas mais pacatas.
Os travões têm um tato convincente, mesmo que a primeira parte do curso do pedal seja dedicada à regeneração, a qual pode ser ajustada em três níveis a partir das patilhas atrás do volante.
A bateria de iões de lítio tem 90.6 kWh de capacidade e é constituída por dez módulos. A marca garante uma garantia de dez anos ou 250 mil quilómetros para a bateria. O consumo médio obtido no ensaio foi de 17 kWh/100 km, valor melhor do que o anunciado pela marca (18 kWh/100 km).
A linha de equipamento AMG (8700€) é a que reúne maior atenção ao oferecer uma postura mais desportiva na estética, acrescentando faróis em LED de alta performance, a integração de smartphone, os vidros traseiros escurecidos e o assistente de ângulo morto, entre muitos outros.
Os preços do EQE SUV 350+ arrancam nos 91.950€, uma verba que reflete a identidade premium do SUV elétrico, sendo preciso depois contar com os opcionais que colocam o preço final acima dos 100 mil euros.
VEREDICTO
Perfeitamente alinhado com a filosofia de requinte aliado à tecnologia, o EQE SUV posiciona-se numa fasquia superior em termos de qualidade de construção, sublinhando ainda o conforto de viagem graças à sua motorização elétrica, que lhe confere imediatez de respostas, suavidade de rolamento e silêncio a bordo.
Dinamicamente, orienta-se muito mais para uma postura confortável, reforçando então essa ideia de refinamento a bordo, com um pisar suave para os passageiros. Os diversos elementos tecnológicos assentes no sistema MBUX, sobretudo a facilidade de interação, dão ao EQE SUV uma vantagem importante neste segmento.
MAIS
Qualidade geral
Conforto de primeira linha
Prestações
Consumo energético
Tecnologia a bordo
Habitabilidade
MENOS
Preço
Tato inicial do pedal de travão
FICHA TÉCNICA
Mercedes-Benz EQE SUV 350+
Motor: Motor elétrico singular, síncrono de íman permanente, traseiro
Potência: 215 kW/292 CV
Binário: 565 Nm
Bateria: Iões de lítio, 90.6 kWh
Transmissão: Tração traseira, caixa de relação única
Acel. 0-100 km/h: 6,7 segundos
Vel. Máxima: 210 km/h
Consumo médio (WLTP): 18 kWh/100 km
Autonomia: 581 km
Preço: 91.950€
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
AVALIAÇÃO | |
Qualidade geral 9.5 | |
Prestações 9 | |
Espaço 9 | |
Segurança 9.5 | |
Condução 8 | |
Consumos 9 | |
Preço/equipamento 8.5 | |
8.9 PONTUAÇÃO GERAL |