A Porsche tem abraçado a eletrificação ciente de que um dos desafios é manter o seu legado enquanto fonte de alguns dos mais desejados desportivos. Com o Taycan Cross Turismo, a marca alemã amplia a sua gama de clientes com uma proposta eclética que, sobretudo, continua a defender na íntegra o seu legado desportivo. E é fantástico.

O conceito por detrás do Taycan Cross Turismo é o de um modelo de aptidões familiares, capaz de elevar a suspensão para percorrer trajetos fora do asfalto com sobriedade e confiança, enquanto o dinamismo em estradas serpenteantes permanece inalterado. Conjugar todas estas vertentes poderia ser um desafio, mas o resultado final é um modelo extremamente versátil que dá ao condutor um papel principal.

O estilo é um dos pontos em que o Taycan Cross Turismo mais sobressai, já que a silhueta ‘shooting brake’ robustecida com as proteções das cavas das rodas fazem o modelo destacar-se da multidão, com uma postura agressiva e magnânima. Na dianteira, os faróis com a assinatura luminosa característica da marca (faróis LED Matrix com Porsche Dynamic Light System Plus) indiciam que se trata de um Porsche bem à distância, enquanto na traseira o portão traseiro de grande amplitude dá acesso a uma bagageira profunda.

Mas, sobretudo quando se está no lugar do condutor, um dos aspetos que mais impressiona é o volume das cavas das rodas, tanto as da frente, como as traseiras, aqui com um ombros largos que se deixam ver sempre que se olha pelos espelhos retrovisores. Esteticamente, o Cross Turismo é um deleite, com a cor Cinzento Gelo Metalizado da carroçaria a acentuar o contraste visual (opcional por 2460€).

As grandes jantes de 21 polegadas (com pneus 265/35 à frente e 305/30 atrás) escondem discos de travão em carbocerâmica perfurados (Porsche Ceramic Composite Brake) e com maxilas em amarelo com um poder de paragem impressionante – mas já lá iremos. A pintura das mesmas em preto brilhante da divisão Exclusive Manufaktur tem um custo: 1230 €…

Dinamismo na ponta dos dedos

Já falámos do lugar do condutor e é mesmo nesse que o Taycan Cross Turismo em versão Turbo S mais apaixona. Porque se trata de um modelo com dois motores elétricos (síncronos permanentes), um por eixo, com uma potência combinada de 560 kW/761 CV e 1050 Nm de binário máximo, ambos obtidos em condição de ‘overboost’ para o Controlo de Arranque. Se quisermos ser corretos, a potência máxima comum é de apenas 625 CV. Apenas…

Estes são valores que impõem já um tremendo respeito, bem como a aceleração dos zero aos 100 km/h em apenas 2,9 segundos. Já que estamos a falar de números, a velocidade máxima está limitada aos 250 km/h…

Mas, os dados só por si não contam toda a história, porque o Taycan Cross Turismo Turbo S tem uma capacidade de resposta brutal, sobretudo quando acionado o modo de condução ‘Sport Plus’, que torna todos os sistemas mais reativos, endurecendo a suspensão pneumática e reduzindo a assistência da direção para sensações mais precisas. A capacidade de aceleração é, então, rapidíssima, empurrando-nos ao banco de forma violenta quando o acelerador é calcado a fundo ao mesmo tempo que nos cria uma outra careta de admiração impressionada.

Só que andar depressa e bem a direito já se torna fácil, sobretudo na era dos automóveis elétricos. A questão é fazê-lo em curva e é aqui que o Taycan nos mostra toda a competência e experiência da Porsche. A precisão que entrega é sublime, valendo-se de um chassis apuradíssimo, graças à tal suspensão com amortecimento pneumático (Porsche Active Suspension Management), mas também ao eixo traseiro direcional que, na prática, faz deste Taycan um desportivo de excelsa qualidade em curva.

A forma como entra em curva e permite desafiar limites da aderência (‘olá, sistema de vetorização de binário Plus!‘) torna-se viciante, dando-nos no modo mais desportivo uma capacidade de deriva de traseira que se torna então recompensadora. Não há indecisões, nem hesitações e o Taycan Cross Turismo Turbo S responde com precisão dinâmica, fazendo esquecer o seu tamanho e as 2.4 toneladas de peso. É ágil e direto, como se pede num desportivo e como era tão usual num desportivo de combustão interna. A receita da Porsche não mudou radicalmente, apesar da mudança radical na motorização.

A direção é igualmente um exemplo de precisão e de comodidade, sendo direta perante os nossos desígnios, mas ao mesmo tempo informativa. Os travões são, porém, um dos pontos que mais gostaríamos de destacar. Potentíssimos e com um tato certeiro do pedal, ajudam-nos a extrair o máximo possível, confiando que vamos parar ‘ali’ e não no quintal do ‘tio Zé’. Os discos dianteiros têm um diâmetro de 420 mm, enquanto os do traseiro medem 410 mm, preenchendo bastante bem as jantes de 21 polegadas.

Qualquer troço mais sinuoso dá a este Porsche uma ocasião para sobressair e para nos divertir, mesmo sabendo que os 625 CV podem ser, também, demasiado agressivos caso se julgue mal o palco de atuação. Só que os índices de confiança que oferece são sempre tão elevados que somos compelidos a procurar um pouco mais da sua capacidade dinâmica.

Como a denominação também indica, este Cross Turismo é também para fazer ‘cross’… só que com precaução, porque apesar de ter modo ‘Gravel’ (ativado no ecrã inferior da consola central) que eleva a suspensão em até 30 mm, convém recordar que não deixa de ser uma máquina desportiva de 2.4 toneladas.

Curiosamente, os dois extremos tocam-se e a suspensão PASM é colocada no seu nível mais baixo nos modos ‘Sport Plus’ e ‘Range, sendo este último mais focado na eficiência e em critérios de condução que favorecem a autonomia. Como a aerodinâmica beneficia de menor altura ao solo, eis a explicação…

A família também agradece

O Taycan Cross Turismo permite levar até cinco ocupantes – para ser justo, será melhor sempre quatro, porque o lugar central traseiro é tremendamente desconfortável -, pelo que a preocupação com o conforto familiar também é fundamental. Os modos de condução ‘Normal’ e ‘Range’ são pensados para uma utilização quotidiana menos focada nas prestações e mais na funcionalidade.

Assim, esta variante do Taycan também pode ser conduzida de forma suave e tranquila, tirando partido de suspensão adaptativa que, em caso mais extremo, torna a sua altura ao solo semelhante à de um SUV (com função de memória de locais), beneficiando a comodidade. As respostas alteram-se e há menor dramatismo na aceleração, notando-se até um breve solavanco quando se acelera a fundo, algo que não se nota nos modos ‘Sport’ e ‘Sport Plus‘.

Com silêncio e qualidade assinalável, tudo no interior está parametrizado para oferecer também conforto e habitabilidade referencial, desde logo a começar pelos bancos dianteiros com ajustes elétricos e excelente suporte do corpo.

Opcionalmente, os bancos dianteiros podem contar também com ventilação, ideal para os dias de calor. O nível de requinte e de cuidado com os detalhes é impressionante, havendo uma predominância de materiais macios ao toque e construção irrepreensível. Quando o luxo e a desportividade se encontram, o resultado é o Taycan Cross Turismo com o Pack Sport Chrono.

Tal como nos demais Taycan, este modelo conta com até quatro ecrãs a bordo, um para a instrumentação, outro para o sistema de infoentretenimento (incluindo-se aqui diversas possibilidade de ajustes de sistemas do veículo, como o do modo de condução ‘Individual‘), outro para funções acessórias relacionadas com a climatização, na consola central e um quarto ecrã para o passageiro (que se desativa em modo ‘Range’ para poupar energia), sendo este opcional.

A bateria Performance Plus com 93.4 kWh de capacidade está situada entre os dois eixos, baixando o centro de gravidade e tornando dessa forma o comportamento ainda mais dinâmico. O consumo energético não surpreende que seja alto, cifrando-se nos 21.7 kWh/100 km. Vale a pena notar que este modelo admite até 270 kW de potência máxima de carregamento com corrente contínua (CC).

O preço da versão base cifra-se nos 206.685€, incluindo já uma série de equipamentos de ponta, como os bancos desportivos adaptativos dianteiros elétricos de 18 vias, jantes Taycan Turbo S Aero Design de 20” com pneus Performance, bancos desportivos individuais traseiros, saias laterais Cross Turismo em preto com detalhes em carbono, tração integral com Porsche Traction Management (PTM), suspensão pneumática adaptativa, Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), sonoridade Porsche Electric Sport Sound, Pacote Sport Chrono, direção assistida Plus, eixo traseiro direcional incluindo Direção Assistida Plus ou o sistema de travagem Porsche Ceramic Composite Qrake (PCCQ) com pinças de travão em amarelo.

Os opcionais são, depois, variados e diversos, elevando o custo final da unidade ensaiada para os 227.410€, graças à inclusão de sistemas como o Park Assist com câmara de marcha-atrás (701,10€), ecrã para o passageiro (1057,80€), carregador de bordo AC com 22 kW (1722€), faixa de luz traseira com logótipo ‘Porsche’ em Azul Gelo Glaciar (738€) ou o tejadilho panorâmico fixo (1660,50€), entre outros.

VEREDICTO

Enquanto automóvel desportivo elétrico, o Taycan Cross Turismo Turbo S é, muito provavelmente, um dos melhores atualmente disponíveis, convencendo pela integração complexa de todos os seus sistemas de atuação de chassis e pela forma como alia uma faceta dinâmica absolutamente irrepreensível e apaixonante ao molde de mobilidade sem emissões poluentes.

Muito mais do que a potência máxima disponível – os tais 761 CV em ‘overboost’ para os arranques -, ou até mesmo os 625 CV de potência contínua disponível, o Taycan Cross Turismo Turbo S surpreende pela súmula de todas as suas competências em andamento vivo: tão preciso quanto delicioso de guiar, este é um desportivo que vem contrariar todas as ideias pré-concebidas de automóveis elétricos como objetivos de mobilidade destituídos de alma e de carisma.

Além de toda a precisão e divertimento que oferece, este Porsche pode também ser utilizado com a família a bordo, dando-lhes conforto de alto nível, a que se junta também uma faceta tecnológica muito aprimorada. Uma mão cheia de virtudes e um desportivo dos novos tempos que fazem dele deliciosamente viciante de conduzir.


MAIS
Prestações excecionais
Qualidade geral
Dinâmica sublime
Conforto e funcionalidade
Tecnologia

MENOS
Lugar traseiro central ‘decorativo’
Consumos

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AVALIAÇÃO
Qualidade geral
10
Prestações
10
Espaço
9
Segurança
9
Condução
10
Consumos
8
Preço/equipamento
8