O facto de o Volkswagen e-Golf 100% elétrico ter conquistado a sua independência ao transformar-se em ID.3. não significa que um dos Volkswagen mais vendidos em todo o mundo tenha abandonado o espectro da eletrificação, muito pelo contrário. Assim, a oitava geração passa a contar com dois híbridos plug-in, o eHybrid, de cariz mais familiar e eficiente, e o GTE, de perfil mais desportivo.
Todavia, partilham, em grande parte, a ficha técnica: a parte térmica fica a cargo de um motor 1.4 Turbo de quatro cilindros a gasolina (o EA211) com 150 CV e 250 Nm de binário e de uma caixa de dupla embraiagem DSG de seis relações e a parte elétrica entregue a um motor de 110 CV (HEM80evo) e a uma bateria de 13 kWh.
No entanto, a magia da eletrónica permite que o eHybrid anuncie 204 CV de potência combinada e o GTE, 245 CV… Felizmente são ambos rápidos, 7,4 segundos dos zero aos 100 km/h para o primeiro, aquele que é alvo do nosso teste, e 6,7 segundos para o mais desportivo.
O eHybrid pode, portanto, ser visto como uma versão minguada do GTE, talvez por isso permita anunciar uma autonomia elétrica um pouco maior, entre os 55 e os 71 quilómetros (entre os 52 e os 64 quilómetros para o GTE). A observação é a mesma para os consumos anunciados e também para o preço. Menos consumo no menos potente e menos euros na hora de passar o cheque (40.531€ para o eHybrid e 44.436€ para o GTE).
Interior modernoAberta a porta, é impossível não ficarmos impressionados com a qualidade do interior, com o conteúdo de elevada tecnologia proporcionado pela instrumentação digital de 10,25″, ou pelo ecrã central de 10″, com animações, comandos táteis e praticamente todas as funcionalidades ativadas a partir deste.
A multiplicidade de informação oferecida pelo sistema torna-o complexo de manusear e acaba por ser demasiado lento nas transições entre menus.
Quanto a más notícias, a instalação da bateria reduz drasticamente o volume da bagageira em relação às versões exclusivamente térmicas do Golf, passando de 381 litros na configuração de cinco lugares e 1237 litros com o encosto do banco rebatido para 272 e 1003 litros, respectivamente, o que é pouco para um compacto. Adicionalmente, o volume do depósito de combustível é de apenas 39,5 litros, comparado aos 50 das versões térmicas, o que, no entanto, tem a vantagem de incentivar o condutor a praticar uma eco-condução e/ou recarregar sempre que possível.
Veloz… na cidade e não só
A parte elétrica é, ainda assim, ideal para os habituais trajetos citadinos entre casa e o trabalho, por exemplo. Com 110 CV disponíveis e binário instantâneo, este Golf transforma-se no citadino perfeito, animado, fácil de conduzir e silencioso. A verdade é que, com uma condução eco é possível alcançar perto de 60 quilómetros em modo totalmente elétrico.
Se se optar pelo modo híbrido para uma viagem mais longa, a transição do motor térmico para o elétrico e vice-versa é transparente e sempre de acordo com as solicitações do condutor ou do perfil da estrada.
O conjunto oferece uma eficiência notável. Num ‘loop’ misto de quase 100 quilómetros, registámos um consumo médio de 1,9 l/100 km e ainda ficamos com 14% de bateria. Com a mesma vazia, o consumo de combustível sobre para os 5,6 l/100 km, um valor ainda assim razoável. Mas não se esqueça de o carregar, até porque foi para isso que foi feito
e é assim que se faz valer de tudo aquilo que oferece: numa tomada doméstica são precisas 7 horas e 15 minutos e numa wallbox de 3,6 kW, cerca de 3 horas
e 40 minutos.
VEREDICTO
Face à versão GTE, esta variante menos desportiva anuncia-se como mais ponderada e igualmente divertida de conduzir, conseguindo então um ótimo equilíbrio entre economia e dinamismo.
MAIS
Prestações do sistema híbrido
Consumos e eficiência
Qualidade geral
Imagem robusta e duradoura
Condução sem falhas
MENOS
Capacidade da bagageira prejudicada
Concentração de funcionalidades no ecrã tátil
FICHA TÉCNICA
Volkswagen Golf eHybrid 204 CV
Cilindrada 1395 cc
Potência 150 CV entre as 5000 e as 6000 rpm
Binário máximo 250 Nm entre as 1500 e as 3000 rpm
Motor elétrico Síncrono de íman permanente, 80 kW/109 CV, 330 Nm
Bateria Iões de lítio, 13.0 kWh
Potência combinada 204 CV
Binário combinado 350 Nm
Transmissão Dianteira, caixa DSG auto. de 6 velocidades
Dimensões (C/L/A) 4284/1789/1456 mm
Distância entre eixos 2636 mm
Aceleração 0-100 km/h 6,7 s
Velocidade máxima 210 km/h
Consumo médio 0,9 l/100 km
Emissões CO2 21 g/km
Autonomia elétrica Até 72 km
Carregamento 7h15m de 0 a 100% a 2.3 kW; 3h40 de 0% a 100% a 3.6 kW
Peso 1624 kg
Bagageira 272-1003 litros
Pneus 205/55 R16 (série)
Preço base 40.531€
Preço ensaiado 42.828€
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