A sigla GTI dispensa apresentações, com o Golf GTI a ser um dos seus mais ilustres embaixadores ao longo de décadas de serviço. Agora, para aquele que é o Golf GTI de tração dianteira mais potente de sempre, a Volkswagen aplica uma série de melhorias que resultam num total de 300 CV de potência e a mesma competência dinâmica de sempre.

No verão de 1976, fruto de um projeto algo secreto desenvolvido no seio da própria marca alemã, surgiu no mercado a primeira geração do Golf GTI, abrindo a porta para aquele que se tornou num dos ícones da cultura automóvel e dos desportivos compactos. Com mais 2.3 milhões de unidades de Golf GTI produzidas até hoje, o compacto familiar desportivo ocupa uma posição muito especial para a Volkswagen.

Para assinalar os progressos e atributos de um modelo praticamente intemporal, a Volkswagen criou uma versão ainda mais especial, denominada Clubsport, que é uma versão melhorada do Golf GTI, debitando mais 55 CV do que esse, além de dispor de um modo de condução especial para as pistas, afinado muito especificamente no ‘Inferno Verde’, o Nürburgring Nordschleife. Aliás, esse é o modo de condução especial que se ‘esconde’ dentro do próprio modo de condução ‘Sport’.

Entre os detalhes especiais do GTI Clubsport estão as tomadas de ar de maiores dimensões na dianteira, com elementos em preto para um visual mais cativante, um spoiler de tejadilho especial e um sistema específico de escape inserido num pequeno difusor inferior. Já as saídas de escape passam a ovais, noutra nota discreta que é norma na Volkswagen: sempre discretos, nunca exuberantes.

O Golf GTI Clubsport beneficia ainda de chassis melhorado, nomeadamente com novo acerto da suspensão (por exemplo, com novas molas) que rebaixa a altura ao solo em 10 mm, embora valha a pena investir no Controlo Dinâmico de Chassis (DCC) por 872€, que inclui suspensão adaptativa para assim alterar os padrões dinâmicos e o amortecimento em 15 níveis. Descobrir a diferença entre cada um é um preciosismo.

De resto, ainda face ao GTI de base, conta com sistema de travagem muito melhorado com discos dianteiros perfurados com insígnia ‘GTI’ gravada nas maxilas e diferencial autoblocante eletromecânico para uma maior performance à saída das curvas quando conduzido de forma mais desportiva.

Os retoques necessários

No interior, o GTI Clubsport acentua apenas alguns detalhes desportivos, como é o caso do volante desportivo com menção ‘GTI’ na parte inferior (a patilhas atrás para comando da caixa, que são demasiado pequenos) ou os pedais em alumínio, mas mantém o ambiente praticamente inalterado face ao GTI de base. Ou a qualquer outro Golf, para se ser mais concreto. O maior ‘upgrade’ é dado pelos bancos desportivos opcionalmente revestidos em couro ‘Vienna’ (2519€) com encosto de cabeça integrados que têm ajuste elétrico, função de memória no banco do condutor, aquecimento e ventilação.

A nota tecnológica mantém-se na forma de elementos como o painel de instrumentos digital de 12.3″ (Digital Cockpit Pro), com diferentes vistas e uma especial para o modo de condução mais desportiva, a que se junta ainda o sistema de navegacão ‘Discover Media’ com ‘Streaming & Internet’ (em ecrã central de 10″), bem como compatibilidade a Apple CarPlay e Android Auto sem fios. Tal como noutros modelos da marca, também padece de alguns detalhes menos positivos na interação, com a passagem da climatização para um dos menus do sistema tátil, a que se somam ainda os pouco práticos comandos táteis abaixo do ecrã tátil.

De resto, um ambiente desportivo chique e muito refinado que também oferece uma boa habitabilidade, mercê de lugares atrás amplos q.b. para quatro adultos, mesmo de maior estatura.

Quanta aderência!

Ainda sem qualquer tipo de eletrificação, o Golf GTI Clubsport confia no bem conhecido motor de 2.0 litros com 300 CV de potência e 400 Nm de binário máximo, estando associado a uma caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades (DSG) com patilhas atrás do volante e um modo específico de atuação desportiva.

Desde logo, realce para o facto de ser um modelo bem concebido, com uma capacidade de também ser utilizável no dia-a-dia, graças aos modos de condução ‘Eco’ e ‘Comfort’, que aligeiram as prestações e permitem até que beneficie de ‘truques’ de poupança, como é o modo de condução ‘à vela’, para assim permitir maior poupança.

Porém, num GTI Clubsport, é a condução e a forma como se consegue explorar o chassis que mais devem ser elogiados, atendendo a uma rigidez bastante elevada da carroçaria e a um motor que tem sempre imenso ímpeto, sobretudo quando ativados os modos ‘Sport’ e ‘Special’, o tal que acerta o chassis para as especificidades de um traçado sinuoso, mas também longe de liso, como é o do Nordschleife. Por exemplo, ao não colocar a suspensão no seu acerto mais firme, como seria de esperar, dando-lhe assim uma postura mais maleável ao passar por estradas mais onduladas.

Este é um dos seus maiores trunfos, pois permite, em muito pouco tempo, andar com imensa confiança e explorar bem os limites da condução, sempre coadjuvados por uma entrega de potência dinâmica e capaz de nos impelir para ritmos bem altos com imensa facilidade. O Golf GTI Clubsport é, por ventura, um exemplo bem conseguido de como um desportivo consegue ser eficaz e divertido, uma conjugação que, noutras iterações, nem sempre nos pareceu imediata nos Golf GTI – eficazes, sim, muito. Divertidos… a espaços.

À inserção direta da dianteira em curva soma-se uma traseira que, muito estável e segura, deixa também espaço para alguma liberdade quando provocada, recompensando, por isso, aqueles que gostam de uma postura dinâmica que obrigue um pouco mais de empenho por parte do condutor. Um privilégio cada vez mais em extinção… Além disso, o borbulhar do escape nas reduções de caixa são também um detalhe interessante e mais emocional. Já o controlo manual da caixa DSG já merecia umas patilhas maiores, mas sendo o futuro expectavelmente elétrico, este é capaz de ser um pedido que ficará na ‘gaveta’.

A escolha de jantes de liga leve ‘Estoril’ de 19″ (opcionais por 937€) parece também ajudar a este objetivo sem lhe retirar conforto a um modelo que, na soma de 100 quilómetros de teste (com utilização regrada entre autoestrada, nacionais e cidade) pode oferecer consumos na ordem dos 8,9 l/100 km. Fora desse campo de utilização, em toadas mais agressivas, não há milagres e a média escala para cima dos dez litros…

O preço de base deste GTI Clubsport é de 60.749€ (51.200€ no caso do GTI ‘simples’), justificando essa diferença não só com o acréscimo de equipamento, mas também pelos ganhos na potência e afinação especial.

VEREDICTO

Um dos melhores Golf GTI que podem existir chega na forma deste Clubsport, um modelo desportivo compacto que consegue ser tão envolvente como um Golf R (62.854€), sobretudo valendo-se da condução realmente eficaz, mas também divertida de explorar, sabendo-se também que pode ser um produto refinado para uma condução do dia-a-dia.

O motor é um ponto alto, com os seus 300 CV de potência a serem a ‘alma do negócio’, dando-lhe energia e emoção, mas o chassis e a forma como se consegue extrair tanto de forma simples e sem ter até de rondar os limites tornam-no num desportivo a ter em conta para quem deseja algo especial.

Na sua classe, com cada vez menos integrantes, apenas um rival o ensombra, vindo do Japão, o Honda Civic Type R, mas essa é uma história para outro dia. Para este, fica a nota de um Golf GTI Clubsport que é mesmo muito especial.


MAIS
Qualidade geral
Visual desportivo
Comportamento de excelência
Segurança
Motor e prestações
Equipamento

MENOS
Soluções de interação táteis
Patilhas pequenas atrás do volante
DCC em opcional

FICHA TÉCNICA
Volkswagen Golf GTI Clubsport
Motor: Gasolina, quatro cilindros, injeção direta, turbo, intercooler
Cilindrada: 1984 cm3
Potência: 300 CV entre as 5300 e as 6500 rpm
Binário máximo: 400 Nm entre as 2000 e as 5200 rpm
Transmissão: Dianteira, caixa automática de sete velocidades
Aceleração (0-100 km/h): 5,6 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h
Consumo médio: 7,4 l/100 km
Emissões de CO2: 168 g/km
Dimensões (C/L/A): 4295/1789/1465 mm
Distância entre eixos: 2628 mm
Peso: 1461 kg
Bagageira: 374-1230
Pneus: 225/40 R18
Preço (base): 60.522€

Principal equipamento de série: Para-choques desportivos, faróis LED Matrix IQ.Light com ajuste automático da intensidade da luz e funcão Coming Home, faróis de nevoeiro, faróis traseiros em LED, sensor de luminosidade e de chuva, Pacote ‘Lights & Vision’, sensores de estacionamento à frente e atrás, ar condicionado automático Climatronic de três zonas, Digital Cockpit Pro, sistema ‘Side Assist’, sistema de detecão de fadiga, sistema Front Assist com travagem autónoma de emergência com monitorizacão de peões e ciclistas, modos de conducão, cruise control adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito e jantes de liga leve “Richmond” de 18″, entre outros.

Principal equipamento opcional: Pintura Bicolor/Cor Especial Branco/Preto (371€), suspensão Adaptativa DCC (871€), Sistema de Navegacão Discover Pro 10″ (699€), Pacote ‘Black Style’ (365€), bancos com revestimento em Couro ‘Vienna’ (2519€), câmara traseira ‘Rear Assist’ (321€) e tejadilho panorâmico (1089€).

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AVALIAÇÃO
Qualidade geral
9
Prestações
9.5
Espaço
8.5
Segurança
9.5
Condução
9.5
Consumos
8.5
Preço/equipamento
8.5