A nova realidade causada pela pandemia Covid-19 será certamente um catalisador para mais gente optar por soluções para a sua mobilidade pessoal. Nesse âmbito, a NMax e a D’elight 125 são duas propostas da Yamaha a ter em conta, e que podem ser conduzidas com carta de condução da categoria B.
A D’Light é uma opção que desde logo pelo seu design irá agradar ao público feminino. O baixo peso juntamente com as suas linhas orgânicas, fluídas e um certo apelo retro convidam a uma utilização prática, simples e descontraída. A solo, o pequeno motor 125 cc Bluecore tem garra suficiente para nos desembaraçar no meio do trânsito, a roda da frente com 12” dá uma ajuda preciosa nas linhas de elétrico e ruas em mau estado e a travagem combinada a confiança para parar em segurança.
a tecnologia Start & Stop goza de uma frugalidade que quase nos faz esquecer que é preciso pôr gasolina
Com a tecnologia Start & Stop goza de uma frugalidade que quase nos faz esquecer que é preciso pôr gasolina. O sistema é muito rápido, desligando-se quando paramos por mais de 3 segundos, bastando soltar os travões ou acelerar para voltar a funcionar. É possível desligá-lo, mas só com ele ligado será possível fazer consumos anunciados de 1,8 l/100 km.
Por muito bonito que seja o design, de pouco serve se não for funcional e a D’elight acertou nos dois, apesar de o “cockpit” nos parecer um pouco acanhado. Sentimo-nos um pouco em cima dos comandos, mas só deverá ser um problema para alguém com mais de 1,80m. Na plataforma lisa é possível transportar um saco de desporto entre os pés, e o saco do pão preso no gancho situado abaixo do guiador, até a tampa do depósito de gasolina está convenientemente colocada no lado oposto da ignição. Debaixo do banco há espaço para um capacete integral mais uma pequena mochila ou outros objetos que ficam inclusivamente protegidos da chuva.
A NMax é sozinha a responsável por 60% das vendas de scooters Yamaha na Europa. Agora equipou-se a rigor para disputar a liderança do segmento, e, para isso viu a sua imagem redesenhada, conferindo-lhe um aspeto desportivo, e mais próximo das “irmãs mais velhas” da gama XMax. A sensação de estarmos a conduzir uma scooter com valor acrescentado torna-se evidente quando nos deparamos com as melhorias introduzidas: a chave fica no bolso, basta aproximar-nos para o sistema a detetar, a qualidade dos acabamentos, a ótica dianteira confere agora uma personalidade mais vincada e a luz é em LED, as carenagens têm no seu design soluções que melhoram a proteção em caso de queda.a chave fica no bolso, basta aproximar-nos para o sistema a detetar
Mas as mudanças são também muitas no interior, a começar pelo quadro tubular que oferece mais rigidez e espaço para o condutor na zona dos pés, o motor que conta agora a tecnologia “mild-hybrid”, já utilizada nos automóveis, mas que faz todo o sentido ser aplicada nas scooters uma vez que o motor de arranque /gerador atua diretamente na cambota e dispensa a utilização de mais carretos, ajudando assim a reduzir o peso. O seu funcionamento permite que o sistema start/stop seja acionado logo que o motor esteja na temperatura ideal, fazendo com que o tempo de espera quando estamos parados por exemplo num semáforo seja praticamente inexistente.
Há ainda a Atuação Variável das Válvulas que na prática faz com que o motor seja mais solícito nas baixas rotações, e que continue “vivo” para lá das 6000rpm. A subida de rotação é muito linear, e a resposta ao acelerador é sempre pronta, em conjunto com a sua agilidade, poder de travagem e conforto, confirma a NMax como uma opção perfeita para as deslocações urbanas. É fora do centro urbano, num IC ou numa via rápida que a NMax 125 se sente menos à vontade, ao lutar para manter uma velocidade de cruzeiro aceitável, fruto também da parca proteção aerodinâmica, penalizando com isso o consumo de combustível.
o controlo de tração para os menos experientes será sempre mais uma segurança
Apesar de ter apenas 12 cv conta ainda com controlo de tração, o que para quem anda de moto há muitos anos pode parecer um exagero, mas para os menos experientes será sempre mais uma segurança. Nunca são demais todas as ajudas sempre que o chão tenha pouca aderência.
Os smartphones são uma presença incontornável na vida da maioria das pessoas, e para quem não se pode separar deles a Yamaha facilitou a vida, ainda que de uma forma básica: é possível ligar o smartphone por Bluetooth à NMax, muito embora não permita fazer ou atender chamadas. Podemos sim, ver no painel de instrumentos LCD da NMax ícones específicos para mensagens, chamadas e-mails, ou ainda o estado da bateria do smartphone, para o qual há uma tomada de 12 v caso seja necessário. A conveniência existe ainda na forma de arrumação, com um compartimento fechado abaixo do guiador, mas que é uma pena que não tenha chave. Já debaixo do banco foi possível guardar um capacete integral tamanho M, juntamente com mais alguns objetos.
Ficha técnica
Yamaha D’elight 125 2021
MOTOR
Tipo: monocilíndrico a 4 tempos, SOHC, 4 válvulas, com arrefecimento líquido, Euro5
Diâmetro x curso: 52,4×57,9 mm
Taxa de compressão: 10.2:1
Potência máxima: 6,2 kW(8,4 CV) às 7000 rpm
Binário máximo: 9,8 Nm(1 kgm) às 5000 rpm
Alimentação: injeção de combustível
Sistema de ignição: TCI
Arranque: eléctrico
Transmissão: automática, com correia trapezoidal
Consumo de combustível: 1,8L/100km
Emissões CO2: 42g/km
CICLÍSTICA
Suspensão dianteira: forquilha telescópica com 81 mm de curso
Suspensão traseira: braço oscilante, 68 mm de curso
Travão dianteiro: Disco
Travão traseiro: Tambor
Pneus (Fr./Tr.): 90/90 x 12’ e 100/90 x 10’
DIMENSÕES, PESO E CAPACIDADES
Comprimento total: 1805 mm
Largura total: 685 mm
Altura total: 1160 mm
Altura do assento: 800 mm
Distância entre eixos: 1275 mm
Distância mínima ao solo: 125 mm
Peso: 101 kg
Capacidade do depós. Combustível: 5,5 l
Preço: a partir de 2725 euros
Yamaha NMax 125 2021
MOTOR
Tipo: monocilíndrico a 4 tempos, SOHC, 4 válvulas, com arrefecimento líquido, Euro5
Cilindrada: 125 cc
Diâmetro x curso: 52×58,7 mm
Taxa de compressão: 11.2:1
Potência máxima: 9 kW(12,2 CV)/8000 rpm
Binário máximo: 11,2 Nm(1,1 kgfm)/6000 5000 rpm
Sistema de lubrificação: cárter húmido
Alimentação: injeção de combustível
Sistema de ignição: TCI
Arranque: eléctrico
Transmissão: automática, com correia trapezoidal
Consumo de combustível: 2,2L/100km
Emissões CO2: 52g/km
CICLÍSTICA
Suspensão dianteira: forquilha telescópica com 100mm de curso
Suspensão traseira: braço oscilante, 85mm de curso
Travão dianteiro: Disco
Travão traseiro: Disco
Pneus (Fr./Tr.): 110/70-13M/C 48 P sem câmara e 130/70-13M/C 63 P sem câmara
DIMENSÕES, PESO E CAPACIDADES
Comprimento total: 1935 mm
Largura total: 740 mm
Altura total: 1160 mm
Altura do assento: 765 mm
Distância entre eixos: 1340 mm
Distância mínima ao solo: 125 mm
Peso: 131 kg
Capacidade do depós. Combustível: 7,1 l
Preço: a partir de 3125 euros