O novo Volvo EX30 é um dos lançamentos mais importantes da marca sueca, assumindo-se como um modelo de entrada para atrair novos clientes, fazendo da imagem, da tecnologia e da motorização elétrica argumentos de peso. Francesco Speciale, responsável da Volvo pelo EX30 em termos comerciais, explica que o novo SUV compacto da Volvo irá não só aumentar as vendas da companhia, como também acelerar a eletrificação na Europa.

Após os lançamentos do XC40 Recharge, C40 Recharge e da revelação do EX90 (que deverá chegar ao mercado nos primeiros meses de 2024), o EX30 vem complementar a gama de automóveis elétricos da Volvo, assumindo um espaço muito importante no Velho Continente, ao situar-se abaixo de todos os outros modelos já oferecidos pela marca sueca e, sobretudo, por tornar a eletrificação mais acessível a uma faixa de clientes premium mais jovens e preocupados com a sustentabilidade.

Essa é, precisamente, uma das mensagens-chave transmitidas por Francesco Speciale, que confirma as grandes expectativas para o EX30 enquanto novo modelo de entrada no portefólio da Volvo. “Estamos a posicioná-lo num preço mais baixo do que o do XC40 Recharge e acreditamos que, com este modelo, vamos atrair novos clientes, alguns dos quais que nunca tiveram um Volvo antes. Essa é a nossa ambição, bem como acelerar as nossas vendas elétricas”.

Embora admita que o EX30 poderá ser um automóvel de conquista para a Volvo, Speciale revela que “não existe um grupo alvo específico de clientes a que apontamos. Basicamente, com este preço acreditamos que vamos atrair novos clientes para a marca Volvo e pode ser gente que está a comprar um carro elétrico pela primeira vez ou que tem um automóvel de combustão interna hoje, da Volvo ou de outras marcas. Pode até ser um cliente que nem tem carro de todo”.

Francesco Speciale

Outra das especificidades do EX30 é a de partilhar muitos componentes com outros automóveis do Grupo Geely, como a plataforma SEA, mas Francesco Speciale assegura que o novo elétrico está imbuído de todas as características tradicionais da Volvo, seja na segurança, seja no conforto e na tecnologia.

“O que fazemos é garantir que o EX30 tem de ser um Volvo. Utilizamos as tecnologias existentes na plataforma e acertamo-las para aquilo que um Volvo deve ser na condução: injetámos a nossa experiência de utilizador, os nossos requisitos de sustentabilidade e a segurança, pelo que o carro é um verdadeiro Volvo em todos os sentidos. Apenas usamos as tecnologias existentes e construímos a partir disso. Mas é claro que a plataforma foi muito útil para alcançar um baixo custo e esse posicionamento de produto. É um facto que, quando se tem uma plataforma partilhada entre diferentes marcas, conseguimos baixar o custo”, assegura.

A sustentabilidade é outra das preocupações intrínsecas ao desenvolvimento do EX30, com o responsável da Volvo a explicar que, “desde o início, decidimos que o EX30 seria o veículo mais sustentável já produzido pela Volvo. Isso influenciou todas as escolhas de materiais, design e a construção do carro. Esforçámo-nos para reduzir o uso de materiais, minimizar o desperdício e utilizar materiais sustentáveis sempre que possível. Um exemplo disso é a ausência de altifalantes nas portas, o que reduz o peso e a quantidade de materiais utilizados. Acreditamos que a sustentabilidade é um aspeto importante a ser considerado na produção de veículos modernos”.

Já na vertente tecnológica, havendo cada vez mais o interesse de integrar a tecnologia dos smartphones no veículo e os seus sistemas operativos (o próprio sistema de infoentretenimento do EX30 tem por base a tecnologia Android Automotive da Google), existe também uma tendência para fornecer serviços ou aplicações por subscrição ou compra posterior.

Speciale indica que, na Volvo, estão “cientes da procura dos clientes por uma maior integração digital nos seus carros. A possibilidade de compra de funcionalidades adicionais através de atualizações de software ou opções de compra é algo que podemos vir a considerar para o futuro. No entanto, é importante sermos cautelosos na abordagem dessas funcionalidades, se é algo que podemos oferecer como subscrição ou se devemos simplesmente oferecê-la como opção de início. Por isso, a oferta de software por assinatura ou como opção inicial dependerá das funcionalidades específicas e do que é melhor para o cliente”.

A gama do EX30 será complementada na segunda metade de 2024 com a variante Cross Country, denominação que tem um grande legado na Volvo e que tem sido um diferenciador, com essa tradição a continuar também neste SUV compacto para oferecer uma proposta robusta e capaz de enfrentar diferentes tipos de terrenos.

“Acreditamos que a gama Cross Country tem sido verdadeiramente diferenciadora para a Volvo. Temos uma herança com os Cross Country que temos de continuar com este EX30”, completa.

TRUNFO APONTADO AO SUCESSO. SAIBA MAIS SOBRE O NOVO EX30 A PARTIR DESTE LINK.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.