Ainda que seja uma companhia criada na China, onde já vendeu mais de 100 mil automóveis, a Zeekr conta com uma das equipas de desenvolvimento mais heterogéneas e multilingues que podem existir, tendo uma presença cada vez mais firme na Europa. Também o português pode ser escutado por entre as muitas línguas que rodeiam os automóveis da marca, como comprovámos em Gotemburgo, na Suécia. Sérgio Loureiro da Silva é lusodescendente e o diretor de design de interiores da Zeekr, tendo sido ele a desenhar o habitáculo do 001.

Com muitos dos seus responsáveis a serem provenientes de outras companhias e já com um largo passado na indústria automóvel, o desenvolvimento da Zeekr tem sido acelerado, sendo lançada pela Geely como uma marca essencialmente premium almejando a clientes que procuram um automóvel mais requintado, cuidado, eficiente e com boa qualidade de condução.

Por esse mesmo motivo, sabendo que o mercado europeu é um dos mais exigentes, o investimento na Europa atinge já números muito elevados, com um grande centro de desenvolvimento técnico e de design situados na cidade de Gotemburgo, na Suécia, onde a marca se reuniu de ferramentas de última geração para o desenvolvimento dos seus automóveis e da própria marca.

No centro de design, onde trabalham cerca de 550 pessoas (entre Lynk & Co, Zeekr e operacionais de outras áreas), há uma equipa de 115 engenheiros (31 nacionalidades) unicamente na equipa de desenho da Zeekr. Para o seu trabalho conta com ferramentas de realidade virtual e mista, computadores de última geração para simulações de aerodinâmica, sempre em estreita proximidade com a China, onde outra equipa pode ajudar a validar dados e simulações de forma virtual e simples. Os modelos em barro, porém, não desaparecem e permitem uma verificação mais completa e detalha de um automóvel físico.

O edifício de engenharia segue os mesmos princípios básicos. Existem salas inteiras dedicadas ao teste extensivo de componentes (com um carro ‘decomposto’ por elementos em que o objetivo é simular o correto funcionamento de todos os comandos) e à simulação de condução, com um simulador que permite apurar a dinâmica em diferentes condições de piso, ajustar os sistemas de assistência à condução ou até ensaiar aerodinâmica a alta velocidade. Tudo virtualmente, o que para a Zeekr também se traduz em ganhos de sustentabilidade, na medida em que evita consumos energéticos na estrada ou o desgaste de pneus.

A missão de elevar estatuto

O 001 é aquele que visualmente mais sobressai, com um estilo ‘shooting brake’ que combina elegância e funcionalidade, mercê de um perfil muito aerodinâmico (0.23 Cd), com uma pequena saliência na área do porta-bagagens e muito espaço para bagagens. O 001 é também um automóvel longo e esguio, com 4955 mm de comprimento e 2999 mm de distância entre eixos, o que prefigura assim um espaço interior bastante amplo, mesmo nos lugares posteriores.

O sistema de infoentretenimento do 001 e do X ainda não tem localização linguística para português, mas o 001 tem inspiração lusa. Sérgio Loureiro da Silva é o diretor de design de interiores da Zeekr e foi o responsável pela conceção do habitáculo do 001 (o do X era já um processo em andamento quando este luxemburguês filho de emigrantes chegou à marca, pelo que a sua ‘influência’ é mais reduzida), apresentando no seu currículo também passagens pela Opel, PSA e, antes da Zeekr, a também chinesa Chery.

Falando ao Motor24 na Suécia, explica que trabalhar para a Zeekr é “um desafio”, muito por causa da velocidade com que o processo tem de ser elaborado. “É preciso ser inteligente e não entrar em guerras com a engenharia porque isso só atrasa o projeto”, afirma, lembrando que a Zeekr pretende ter uma gama muito ampla muito em breve para cobrir todos os segmentos.

Quando chegou à Zeekr, em 2018, Sérgio recebeu “a missão de elevar a fasquia nos interiores da marca, porque era preciso elevar o estatuto”. Por outro lado, admitindo que cada vez mais se projetam automóveis de “dentro para fora”, refere também que um dos objetivos declarados da Zeekr é ter sempre cinco estrelas nos testes da Euro NCAP, naquele que é uma espécie de ‘ponto de honra’ para a marca chinesa.

Olhando para o habitáculo de ambos os automóveis, vale a pena indicar a forma como ambos têm a sua própria identidade, com a do 001 a oferecer construção de elevada qualidade, bem como materiais em linha com uma ambição mais premium, podendo vir a dar ‘trabalho’ às marcas mais convencionais.

“O meu estilo é mais este, tentar ter um pouco mais de conteúdo, com coisas mais organizadas, mesmo a nível de painel”, refere Sérgio. “O 001 é mais para pessoas que vão fazer viagens mais longas e que procuram conforto. A nível de linguagem de design, este é mais próximo do que vai ser a marca Zeekr no futuro”, acrescenta.

Adicionalmente, o responsável luxemburguês (país de origem) mantém o vínculo a Portugal e ambiciona até poder trazer para o país alguma investigação na área do desenvolvimento e investigação.

“Tenho tentado organizar bastantes encontros em Portugal com várias entidades para ver se trazemos um pouco de investimento para Portugal, para levar um pouco de indústria automóvel para Portugal. Para desenvolver também a área de pesquisa e desenvolvimento, para não ser só produção. Acho que Portugal está muito dependente da produção”, revela.

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