A Alfa Romeo detalhou a renovada gama Quadrifoglio para os Giulia e Stelvio, uma atualização sobretudo de conteúdos tecnológicos que visam manter estes dois modelos na linha da frente entre as soluções desportivas nos segmentos das berlinas Premium e dos SUV, respetivamente. Ao mesmo tempo, a marca procurou reforçar a noção de orgulho italiano.

Se os modelos de produção limitada Giulia GTA e GTAm foram apresentados no início de março como celebração dos 110 anos da Alfa Romeo, a gama Quadrifoglio mantém-se como a versão desportiva de base por excelência, tanto no Giulia, como no Stelvio, pelo que os dois modelos recebem agora uma ligeira atualização de conteúdos.

Considerada quase “uma marca dentro da própria marca”, a gama Quadrifoglio é para a Alfa Romeo uma representação do seu carácter histórico, como indicaram os elementos da companhia numa apresentação online, focando a aposta em novos atributos, como a sonoridade reforçada ou uma melhor componente tecnológica, numa evolução da identidade da Alfa Romeo.

No coração de ambos os modelos, não houve alterações: mantém-se o motor V6 bi-turbo de 510 CV de potência e 600 Nm de binário associado a uma caixa automática de oito velocidades da ZF, com as patilhas para o comando da caixa colocados na coluna de direção (sendo, portanto, fixas). A respetiva distribuição pelas rodas fica a cargo do sistema de Vetorização Ativa de Binário Alfa, assistido, no Stelvio Quadrifoglio, pelo sistema de tração integral Q4.

Os modelos desportivos continuam a dispor de Suspensão Ativa, seletor Alfa DNA Pro com modo RACE e, no Giulia, repartidor aerodinâmico ativo Alfa. Os sistemas são todos coordenados e adaptados em tempo real pela unidade Chassis Domain Control.

No entanto, a marca apresenta a opção de um sistema de escape em titânio fornecido pela Akrapovic, que permite uma sonoridade mais expressiva. A eficiência é reforçada pelo modo de condução ‘Advanced Efficiency’, que permite desligar alguns dos cilindros quando não estão a ser requisitados, para assim permitir poupança nos consumos.

Os responsáveis da Alfa Romeo assumem que os tempos modernos pressupõem um desafio particularmente interessante, sendo que o foco da Alfa Romeo era historicamente o prazer de condução e a performance, “mas o mundo mudou e hoje é preciso ter um produto mais amplo e lato, capaz de ser utilizado todos os dias”. Neste contexto, a marca trabalhou na insonorização de ruídos como do rolamento dos pneus ou do exterior, mantendo o carisma a utilização desportiva, mas introduziu também sistemas de assistência à condução (ADAS) de nível 2, da autoria da Bosch, para maior conforto e segurança do condutor nos momentos em que não pretende conduzir de forma mais desportiva.

Entre os sistemas estão o Traffic Jam Assist, que segue o fluxo do tráfego, mantendo a distância de segurança para o veículo da frente e assume o controlo da direção, acelerador e travagem, mas também o Reconhecimento de Sinais de Trânsito (TSR) que, em cruise control adaptativo, pode mesmo regular a velocidade de acordo com os sinais da via.

Por outro lado, os acabamentos dos novos Quadrifoglio tiveram em conta três aspetos fundamentais da Alfa Romeo: ‘Hyper Sport’ de um carro que representa a performance e a paixão de condução, ‘Road Lover’ de uma marca que vai ao encontro de quem procura conforto e sentimento de pertença e, por fim, o ‘Eye Catching’, que reflete a contemporaneidade do gosto pelo próprio, pelo egocentrismo e a autoconfiança.

No interior, a aposta dos Quadrifoglio 2020 reside na aplicação fulcral de quatro elementos – Alcantara, couro, carbono e alumínio, os quais podem ser combinados de diferentes formas. Mantêm-se disponíveis os bancos desportivos com estrutura em fibra de carbono Sparco, existindo novos bancos desportivos integrais em couro, bem como um novo volante em pele, redesenhado e com comandos de sistemas de segurança do seu lado esquerdo.

A nova consola central dispõe de um acabamento em carbon, alavanca da caixa em couro com pespontos a vermelho e uma bandeira italiana e há também um novo carregador wireless para os smartphones. No aspeto da conectividade, o sistema de infoentretenimento foi revisto, dispondo agora de um ecrã tátil de 8.8 polegadas (controlado também, de forma alternativa, por um comando rotativo na consola central), que dispõe de ecrãs específicos para a condução desportiva do Quadrifoglio. A personalização interior é reforçada com combinação de cores, como os cintos de seurança coloridos ou bancos em couro desportivos com diversidade de acabamentos ou cores.

Nova gama de cores e equipamentos

Noutros aspetos atualizados, a Alfa Romeo introduziu três novas cores com peso histórico na marca, denominadas ‘Oldtimer’ – o vermelho 6C Villa d’Este, o amarelo Ocre GT Junior e o Verde Montreal, sendo esta última exclusiva para o Quadrifoglio (prestando homenagem ao Alfa Romeo Montreal, lançado há 50 anos), enquanto as outras duas estão disponíveis na gama normal de Giulia e Stelvio.

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Outra novidade é a adição de jantes de 21 polegadas na gama, com design específico, enquanto exteriormente são poucas as diferenças, havendo porém novos farolins.

A marca apresentou ainda um novo responsável para a região EMEA, Arnauld Leclerc, que irá agora guiar os destinos da marca italiana na Europa e no Médio Oriente.

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