Já com os Kodiaq e Karoq na sua gama, a Skoda lança agora em Portugal o Kamiq, o terceiro elemento da sua ofensiva SUV, dotado de uma série de atributos capazes de o destacar face a um mercado hoje ‘inundado’ de opções. Com um visual irreverente e jovem, aposta também em soluções criativas para facilitar o quotidiano dos seus utilizadores. A terceira ‘flecha’ da Skoda no segmento tem potencial para ser certeira.

Com o Kamiq, a Skoda prossegue a sua estratégia de implementação de modelos de carroçaria SUV, os quais são vistos como um pilar para o seu crescimento futuro. A marca checa aponta que a procura por automóveis SUV tem estado continuadamente a aumentar, com uma subida de 6,8% entre 2017 e 2018. Ou seja, atualmente, mais de um em cada três veículos entregues em todo o mundo é um SUV. Dentro desse mesmo portefólio, o subsegmento dos SUV compactos está numa contínua e ainda maior expansão, com um aumento de 13%, tendo o seu principal público-alvo centrado em pessoas ativas e orientadas para um estilo de vida que coloca o conforto em primeiro lugar, e uma mobilidade individual e moderna. Sem surpresa, eis o cliente-alvo do Kamiq.

Além da posição elevada dos bancos, também oferece maior altura ao solo, uma quantidade generosa de espaço (apesar das dimensões compactas), diversas funcionalidades inteligentes ao nível da vivência e muitas opções de conectividade.

Estética inspirada

Olhando a sua carroçaria, percebem-se alguns pontos de contacto com os demais SUV da marca, mas também a inspiração no concept Vision X, com dimensões compactas que ajudam na sua apreciação enquanto modelo dinâmico e funcional. O comprimento total é de 4241 mm, a largura de 1793 mm e a altura de 1553 mm, enquanto a distância entre eixos é de 2651 mm. Junte-se ainda a distância elevada ao solo (188 mm) e obtém-se um modelo robusto, que pode ser complementado com a montagem adicional de itens de proteção, por exemplo, para os para-choques e embaladeiras. A gama de jantes oferecida varia entre as unidades de 16 e as de 18 polegadas, com destaque para as novas jantes Hoedus Aero, Propus Aero e Vega Aero, disponibilizadas em preto polido e otimizadas a nível aerodinâmico para minimizar o respetivo coeficiente de resistência, reduzindo dessa forma o consumo.

Além disso, é o primeiro Skoda a ser equipado com faróis LED que incorporam díodos nos máximos e médios, luz de presença e luz de circulação diurna. De série na versão Style, o Kamiq está equipado com faróis full LED divididos. A parte superior consiste em quadro “blocos” para as luzes de circulação diurna, que têm a função acrescida de indicadores dinâmicos de mudança de direção dianteiros. A parte inferior esconde os máximos e médios, luzes laterais, de curva e de nevoeiro.

Na secção traseira, destaque para a nova interpretação das luzes em forma de C, com luzes traseiras em LED, que incorporam díodos para as luzes de travagem e de nevoeiro.

A bordo, o Kamiq incorpora o novo conceito interior com vista à maior funcionalidade e competência de condução. A posição elevada dos bancos proporciona uma visão geral melhorada, otimizada em todos os ângulos, estando posicionados 40 mm mais alto do que no Scala. A marca checa destaca ainda o espaço a bordo, sobretudo nos lugares traseiros, com aproveitamento eficaz do habitáculo. A bagageira tem uma capacidade de 400 litros, que pode ser aumentada para 1395 litros com o rebatimento do banco traseiro dividido assimetricamente (60:40), o qual possui um apoio de braço central, em opção. O interior conta ainda com diversos compartimentos que oferecem um espaço extra de 26 litros de armazenamento.

Entre as diversas possibilidades de equipamento, o Kamiq pode ser personalizado para um look desportivo ao optar pelo Pack Dynamic, opcional para os níveis de equipamento Ambition e Style. Este pacote inclui bancos desportivos em tecido e Suedia, volante multifunções desportivo, revestimento dos pedais em alumínio, inserções decorativas específicas e, no nível de equipamento Style, em que a iluminação ambiente branca é de série, pode escolher-se entre outras duas cores: vermelho e cor de laranja.

O conforto é ampliado pelo Cockpit Virtual, (opcional na versão Ambition, de série na versão Style), com ecrã digital de 10.25 polegadas, que permite escolher entre cinco configurações diferentes, incluindo um modo Sport. Opcionalmente, é oferecida a opção do tejadilho panorâmico com cortina, que confere maior luminosidade no interior, assim como a unidade de controlo KESSY (Keyless Entry, Start and Exit System – sistema de entrada, ignição e saída sem chave) reconhece a chave e o automóvel e destranca as portas automaticamente ao acionar os puxadores do carro ou a porta da bagageira.

Os sistemas Bolero e Amundsen correspondem à terceira geração do infoentretenimento modular do Grupo Volkswagen, com ecrãs de 6.5 a 9.25 polegadas. O sistema de topo Amundsen, de série na versão Style, sempre com Cockpit Virtual, oferece navegação 3D, serviços ŠKODA Connect, controlo capacitivo (por gestos) e mensagens de texto. Em opção, pode incluir um hotspot Wi-Fi ou um sistema de som de 405 W, com dez altifalantes, incluindo um subwoofer.

Motores para Portugal

Numa primeira fase, a oferta em Portugal é repartida entre um motor a gasolina 1.0 TSI de três cilindros em dois níveis de potência, com 95 e 116 CV e um bloco de quatro cilindros 1.6 TDI, com 116 CV. Todos os motores possuem injeção direta e turbocompressor e têm sistema de recuperação de energia na travagem, bem como sistema Start/Stop, cumprindo a norma atual de emissões Euro 6D-TEMP. Os motores podem ser acoplados a caixas manuais de cinco ou seis velocidades ou a uma transmissão automática DSG de 7 velocidades.

Motor Transmissão Potência (CV) Binário (Nm) Vel. Máx. (km/h) Acel. 0-100 km/h (s) Consumo médio Emissões CO2
Gasolina
1.0 TSI Manual 5 vel 95 175 181 11,1 5.1–6.3 l/100 km 116-143 g/km
1.0 TSI Manual 6 vel 116 200 194 9,9 5.3–6.6 l/100 km 120-150 g/km
1.0 TSI DSG de 7 vel 116 200 193 10 5,5-6,8 l/100 km 125-154 g/km
Diesel
1.6 TDI Manual 6 vel 116 250 193 10,2 4,8-5,5 l/100 km 126-144 g/km
1.6 TDI DSG de 7 vel 116 250 192 10,4 5,0-5,8 l/100 km 132-153 g/km

 

Dinamicamente, destaque para as ligações ao solo bastante evoluídas, com suspensão no eixo dianteiro do tipo McPherson, com braços triangulares inferiores e barra estabilizadora de torção, e suspensão de braços combinados atrás.

Além disso, o Kamiq pode ser equipado, opcionalmente, com o Sport Chassis Control, com um chassis desportivo que rebaixa o chassis em 10 mm e acrescenta amortecedores ajustáveis em dois modos: Normal e Sport. O Driving Mode Select permite definir os parâmetros e o comportamento do automóvel, de acordo com as suas necessidades ou disposição. Tem como princípio a existência de quatro modos de condução opcionais: Normal, Sport, Eco e Individual, os quais ajustam as definições do motor, caixa de velocidades DSG, Sport Chassis Control, direção assistida e ar condicionado.

Até nove airbags

O novo modelo da Skoda está equipado com até nove airbags, incluindo um airbag de joelhos para o condutor e airbags de cortina, a que se junta um conjunto de sistemas avançados de assistência à condução, como o Side Assist e o Crew Protect Assist (proteção proativa dos passageiros). Graças a este conjunto de segurança passiva e ativa, o Kamiq obteve a classificação máxima de 5 estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP. Entre o equipamento de série incluem-se ainda os sistemas Lane Assist, Front Assist com Predictive Pedestrian and Cyclist Protection (proteção preditiva de peões e ciclistas), Emergency Brake, Crew Protect Assist, (sistema proativo de proteção dos passageiros) e Travões Multicolisão.

Preços e gama

Durante a fase de lançamento, a marca propõe uma campanha dedicada a este modelo, para o Kamiq 1.0 TSI Ambition de 95 CV, proposto por 19.990€ (incluindo já o valor da pintura metalizada).

MOTORES GASOLINA
AMBITION 1.0 TSI 95 CV 21.680 euros
STYLE 1.0 TSI 95 CV 25.192 euros
AMBITION 1.0TSI 116 CV 22.348 euros
STYLE 1.0 TSI 116 CV 25.947 euros
AMBITION 1.0 TSI 116 CV DSG 24.068 euros
STYLE 1.0 TSI 116 CV DSG 27.559 euros

MOTORES DIESEL
AMBITION 1.6 TDI 116 CV 26.981 euros
AMBITION 1.6 TDI 116 CV DSG 28.548 euros
STYLE 1.6 TDI 116 CV 30.517 euros
STYLE 1.6 TDI 116 CV DSG 32.084 euros