A equipa de jovens estudantes da Academia da Skoda vai este ano transformar um Kamiq num carro de ralis, naquela que será a primeira vez que o departamento de competição da marca checa será chamado a cooperar com o programa estudantil.

Desde 2014 que a Skoda apresenta um projeto com a denominação AZUBI que simboliza o empenho, criatividade e aplicação dos conhecimentos dos jovens estudantes da Academia da Skoda, estando já uma equipa de 25 aprendizes a trabalhar na conversão de um Kamiq de um pacato SUV para um modelo de competição apto para participar no Dakar e eventos similares.

Além de ser a primeira cooperação da Skoda Motorsport com estes projetos, outros empregados de departamentos diferentes também darão o seu contributo para o oitavo projeto AZUBI, como designers e responsáveis de desenvolvimento técnico e de produção.

Os primeiros esboços já foram revelados, apontando para um modelo de visual agressivo e apropriado para os desafios da competição de ralis e todo-o-terreno, além de prestar uma homenagem à participação da marca na competição automóvel há 120 anos, sendo este também um marco a ser celebrado pelo projeto deste ano.

a carregar vídeo

“Os estudantes fizeram um excelente trabalho. Os desenhos refletem a sua criatividade com grande paixão pelo projeto”, refere Jirí Hadascok, coordenador de design exterior da marca checa, que tem prestado auxílio à equipa de estudantes no processo de desenho.

No passado, outras equipas de estudantes levaram a cabo transformações radicais doutros modelos, como por exemplo na conversão de exemplares do Kodiaq em pick-up e cabrio e um Fabia também em pick-up, entre outros (veja a galeria de baixo para recordar os projetos passados).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.