A Mercedes-Benz introduziu no mercado europeu a função de ‘Mudança Automática de Via de Rodagem’, incrementando assim a funcionalidade da sua tecnologia de condução semiautónoma de nível 2+. A nova funcionalidade permite a ultrapassagem automática de veículos mais lentos na mesma via de rodagem desde que estejam reunidas as condições de segurança necessárias em autoestradas ou vias rápidas com marcas rodoviárias e separador central.

A marca alemã está atualmente a trabalhar na adaptação da função a situações de trânsito europeias, uma vez que a funcionalidade já está disponível nos modelos Classe C, Classe E, Classe S e EQ comercializados nos mercados norte-americanos. O lançamento desta tecnologia no mercado europeu está previsto para coincidir com a entrega das primeiras unidades do novo Classe E.

A função ALC (‘Automatic Lane Change’, em inglês) é uma peça integral do Assistente Ativo de Distância Distronic com Assistente Ativo da Direção. Se for detetado um veículo à frente a circular a uma velocidade inferior, o sistema pode iniciar uma mudança de faixa na gama de velocidade de 80-140 km/h e efetuar automaticamente uma manobra de ultrapassagem completa se forem detetadas as marcações das faixas de rodagem e existir espaço suficiente.

Para que tal seja possível, o sistema deve conhecer o limite de velocidade legal da estrada e o veículo deve estar equipado com o sistema de navegação MBUX. O sistema sofisticado não necessita de qualquer ação adicional por parte do condutor para executar a mudança automática de faixa de rodagem.

Com a orientação de itinerário ativa, o sistema também assiste durante a entrada e a saída de autoestradas. Como um sistema SAE Nível 2 não isenta o condutor da sua responsabilidade de condução mesmo durante a mudança automática de faixa de rodagem, a Mercedes-Benz determinou que as mãos do condutor devem permanecer no volante, evitando assim criar falsas expectativas em termos de responsabilização legal.

O sistema Distronic com Assistente Ativo da Direção ajuda os condutores a uma velocidade até 210 km/h, podendo ser ativado em todos os tipos de estradas. Uma característica especial é o facto de, a velocidades inferiores a 130 km/h, o assistente de direção também funcionar com marcas rodoviárias de difícil deteção. O Distronic, por sua vez, regula automaticamente a velocidade, ajustando a distância ao veículo da frente e ajudando no arranque em situações de pára-arranca.

Foco no Nível 3 com o Drive Pilot

Com o Drive Pilot, a Mercedes-Benz oferece o primeiro e único sistema do mundo com aprovação válida internacionalmente para condução automatizada intensiva Nível 3 (SAE). Permite que os clientes transfiram as tarefas de condução ao sistema em certas condições de trânsito intenso ou situações de congestionamento em troços de vias rápidas apropriados até uma velocidade de 60 km/h.

Isto significa que os clientes aproveitam melhor o seu tempo e podem concentrar-se em determinadas atividades secundárias. O sistema Drive Pilot está disponível na Alemanha desde maio de 2022 para os modelos Classe S e Classe E. A Mercedes-Benz tornou-se também o primeiro fabricante automóvel a receber a correspondente aprovação nos estados da Califórnia e Nevada nos EUA e estará disponível no mercado dos EUA como equipamento opcional para os modelos Classe S e Classe E de 2024. A entrega dos primeiros veículos aos clientes está prevista para o final de 2023.

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