Modelo emblemático da gama Peugeot, o 208 foi o automóvel mais vendido na Europa em 2022, tendo sido o segundo mais vendido em Portugal, apenas atrás de outro ‘leão’, neste caso, do 2008. Por números, em pouco mais de três anos, produziram-se cerca de um milhão de unidades do 208 em todo o mundo. Um dos grandes contributos para esse mesmo sucesso deve-se ao E-208, variante elétrica que se assume cada vez mais como imprescindível.
Antes de mais, o renovado 208 não muda as suas dimensões, mantendo assim os 4055 mm de comprimento, 1745 mm de largura (excluindo retrovisores), 1430 mm de altura e os 309 litros de bagageira (sob a chapeleira). Porém, o seu estilo adota novidades importantes para um visual mais desportivo, não faltando uma assinatura luminosa mais em linha com a filosofia atual da Peugeot e detalhes interiores mais modernos, nomeadamente, no conjunto do i-Cockpit.
A gama 208 basear-se-á em três níveis de equipamento – Allure, Active e GT – e contará com cinco grupos motopropulsores, incluindo o novo motor 100% elétrico de 115 kW/156 CV, que oferece uma autonomia de 400 quilómetros (ciclo combinado WLTP, ainda em fase de homologação), bem como os novos blocos Hybrid 100 e Hybrid 136, ou seja, adotando a mesma tecnologia de 48 V que se estreou recentemente nos 3008 e 5008.
Atualizar o sucesso
A tarefa de atualizar o 208 coube, novamente, a Matthias Hossann, diretor de design da Peugeot, líder da equipa que, admite, “enfrentou, com entusiasmo, o desafio apresentado pelo novo 208. Quisemos sublinhar ainda mais a sua personalidade já forte, sem perder o espírito global do seu design. A nova dianteira com a nova assinatura luminosa Peugeot e, na traseira, as reinventadas luzes de três garras deram ao design um aspeto renovado e uma postura mais felina, mantendo a silhueta esculpida e atlética que os clientes adoram”.Essa mesma assinatura luminosa vai buscar a sua inspiração ao 9X8 Hypercar de competição que, depois, inspirou também os renovados 2008, 508 e 508 SW. É composta por três longas garras luminosas verticais integradas nas inserções em preto brilhante do para-choques, as quais foram deslocadas para o rebordo exterior do veículo. Nas versões GT, o efeito marcante das três garras de luz é alargado à função de iluminação dos faróis 100% em LED, utilizando três módulos óticos independentes. A insígnia ‘PEUGEOT’ destaca-se, agora, a toda a largura da tampa da bagageira, snedo que o E-208 recebe um emblema “E” em dois tons de azul e branco.
Todos os novos 208 contam também com uma frente totalmente nova, já com grelha em padrão evolutivo na cor da carroçaria que se funde com o para-choques. Termina assim a separação entre a grelha e a carroçaria, enquanto o novo logótipo passa a estar integrado também no centro da grelha.
Atrás, o E-208 reinventa a emblemática assinatura de luzes traseira da Peugeot, composta por três garras vermelhas sobrepostas, que se tornam, agora, horizontais. Na versão GT, as luzes de marcha-atrás e os piscas são, também, em LED.
Interior modernizado
A bordo, a Peugeot reforçou a sensação de qualidade e tecnologia, renovando o i-Cockpit, configuração de painel de instrumentos e volante que foi precisamente estreada no 208 de anterior geração. Agora, há um novo design para o painel de instrumentos digital, de 10 polegadas nas versões Allure e GT, nesta última com ecrã 3D de série.
O condutor pode personalizar a cor do ecrã, bem como a disposição e a apresentação das informações, de acordo com as suas preferências. Na versão Active, o novo 208 mantém um painel de instrumentos analógico, com ecrã a cores de 3,5″.
Ao centro do tablier está o grande ecrã tátil central de 10 polegadas, agora de série em todos os novos 208 com a mais recente geração dos sistemas de infoentretenimento i-Connect e i-Connect Advanced. Nos novos 208 Allure e GT, o ecrã central dispõe de tecnologia HD.
Em todas as versões, as teclas do tipo piano continuam sob o ecrã central, para um mais rápido acesso às principais funções.
O volante compacto mantém-se e estreia o logótipo as Peugeot ao centro, com as versões GT a terem o respetivo anagrama na sua parte inferior. Nota ainda para o novo comando da caixa manual de velocidades para uma condução mais prática.
O habitáculo pode também ser agraciado com oito cores diferentes, algumas delas totalmente novas.
Em termos de revestimentos, o carácter interior do novo 208 é reforçado pelos novos tecidos dos bancos, ilustrados pelos novos estofos em Alcantara preta, com pespontos em Verde Adamite (disponíveis como opção na versão GT). A versão GT é caracterizada pela maior atenção ao pormenor, com os acabamentos do painel de bordo e os apoios de braços também com elegantes pespontos em Verde Adamite.
Na gama do modelo, a Peugeot destaca o renovado E-208, que dá um grande passo em frente em termos de eletrificação, graças ao novo motor de 115 kW/156 CV combinado com uma bateria de 51 kWh, o que lhe permite oferecer autonomia para 400 quilóemtros (em fase de homologação). Neste caso, estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo, aptos para todas as utilizações e soluções de carregamento: de série, um carregador monofásico de 7.4 kW e, em opção, um carregador trifásico de 11 kW.
Os tempos de recarga estimados de 20% a 80% são inferiores a 25 minutos a partir de um carregador rápido (100 kW), de quatro horas e 40 minutos a partir de uma Wallbox (7.4 kW) e de 11 horas e dez minutos a partir de uma tomada reforçada (3.2 kW).
Mas o reforço da eletrificação é feito também com as novas motorizações Hybrid 48V, compostas por um motor a gasolina PureTech de última geração, de 100 CV ou de 136 CV, associado a uma caixa de seis velocidades eletrificada de dupla embraiagem e-DCS6, que integra um motor elétrico.
Graças a uma bateria que se recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário suplementar a baixas rotações e um consumo de combustível até 15% inferior. Em condução urbana, os novos 208 Hybrid 100 e Hybrid 136 podem funcionar mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico, com emissões zero.
Apesar de tudo, a marca francesa não descontinua a sua gama de motores mais acessíveis e mantém duas variantes particularmente económicas e eficazes do bloco 1.2 PureTech de três cilindros, uma com 75 CV e associada a caixa manual de cinco velocidades e, a outra, com 100 CV e associada a caixa manual de seis velocidades.
Entre os outros equipamentos presentes no renovado 208 contam-se as novas entradas USB-C, sistema de carregamento por indução para smarphone mais potente de 15 W nas versões Allure e GT (de série nesta), novas câmaras de estacionamento de alta-definição com visão 360º e diversos sistemas de ajuda à condução, incluindo-se o Cruise Control Adaptativo com função Stop & Go e regulação ajustável da distância entre veículos, reconhecimento alargado dos sinais de trânsito ou sistema de monitorização de ângulo morto. A tecnologia de travagem automática de emergência com aviso de colisão deteta peões e ciclistas, de dia ou de noite, entre os 7 km/h e os 140 km/h.
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