O bem-sucedido Peugeot 208 recebe uma atualização de meio de ciclo que lhe permitirá manter-se como uma das propostas com maior apelo do segmento ainda popular dos utilitários na Europa. Com imagem mais fresca e vertente tecnológica reforçada a bordo, o 208 ganha também novos argumentos no capítulo da eletrificação, incluindo novos híbridos e uma nova variante elétrica.

Modelo emblemático da gama Peugeot, o 208 foi o automóvel mais vendido na Europa em 2022, tendo sido o segundo mais vendido em Portugal, apenas atrás de outro ‘leão’, neste caso, do 2008. Por números, em pouco mais de três anos, produziram-se cerca de um milhão de unidades do 208 em todo o mundo. Um dos grandes contributos para esse mesmo sucesso deve-se ao E-208, variante elétrica que se assume cada vez mais como imprescindível.

Antes de mais, o renovado 208 não muda as suas dimensões, mantendo assim os 4055 mm de comprimento, 1745 mm de largura (excluindo retrovisores), 1430 mm de altura e os 309 litros de bagageira (sob a chapeleira). Porém, o seu estilo adota novidades importantes para um visual mais desportivo, não faltando uma assinatura luminosa mais em linha com a filosofia atual da Peugeot e detalhes interiores mais modernos, nomeadamente, no conjunto do i-Cockpit.

A gama 208 basear-se-á em três níveis de equipamento – Allure, Active e GT – e contará com cinco grupos motopropulsores, incluindo o novo motor 100% elétrico de 115 kW/156 CV, que oferece uma autonomia de 400 quilómetros (ciclo combinado WLTP, ainda em fase de homologação), bem como os novos blocos Hybrid 100 e Hybrid 136, ou seja, adotando a mesma tecnologia de 48 V que se estreou recentemente nos 3008 e 5008.

Atualizar o sucesso

A tarefa de atualizar o 208 coube, novamente, a Matthias Hossann, diretor de design da Peugeot, líder da equipa que, admite, “enfrentou, com entusiasmo, o desafio apresentado pelo novo 208. Quisemos sublinhar ainda mais a sua personalidade já forte, sem perder o espírito global do seu design. A nova dianteira com a nova assinatura luminosa Peugeot e, na traseira, as reinventadas luzes de três garras deram ao design um aspeto renovado e uma postura mais felina, mantendo a silhueta esculpida e atlética que os clientes adoram”.

Essa mesma assinatura luminosa vai buscar a sua inspiração ao 9X8 Hypercar de competição que, depois, inspirou também os renovados 2008, 508 e 508 SW. É composta por três longas garras luminosas verticais integradas nas inserções em preto brilhante do para-choques, as quais foram deslocadas para o rebordo exterior do veículo. Nas versões GT, o efeito marcante das três garras de luz é alargado à função de iluminação dos faróis 100% em LED, utilizando três módulos óticos independentes. A insígnia ‘PEUGEOT’ destaca-se, agora, a toda a largura da tampa da bagageira, snedo que o E-208 recebe um emblema “E” em dois tons de azul e branco.

Todos os novos 208 contam também com uma frente totalmente nova, já com grelha em padrão evolutivo na cor da carroçaria que se funde com o para-choques. Termina assim a separação entre a grelha e a carroçaria, enquanto o novo logótipo passa a estar integrado também no centro da grelha.

Atrás, o E-208 reinventa a emblemática assinatura de luzes traseira da Peugeot, composta por três garras vermelhas sobrepostas, que se tornam, agora, horizontais. Na versão GT, as luzes de marcha-atrás e os piscas são, também, em LED.

O renovado 208 está disponível em sete cores de carroçaria, Cinzento Artense, Preto Perla, Branco Banquise, Vermelho Elixir, Azul Vertigo e as novas Amarelo Águeda (cor de lançamento) e Cinzento Selenium. Todos os novos 208 estão equipados com espelhos retrovisores em preto brilhante, independentemente da cor de carroçaria. Adicionalmente, a versão GT conta de série com cavas das rodas em preto brilhante (e, como opção, um tejadilho preto). Há ainda novas jantes, de 16 polegadas (estilo ‘Noma’ com corte diamantado em dois tons) ou de 17 polegadas (estilo ‘Yanaka’ com corte diamantado em dois tons e inserções).

Interior modernizado

A bordo, a Peugeot reforçou a sensação de qualidade e tecnologia, renovando o i-Cockpit, configuração de painel de instrumentos e volante que foi precisamente estreada no 208 de anterior geração. Agora, há um novo design para o painel de instrumentos digital, de 10 polegadas nas versões Allure e GT, nesta última com ecrã 3D de série.

O condutor pode personalizar a cor do ecrã, bem como a disposição e a apresentação das informações, de acordo com as suas preferências. Na versão Active, o novo 208 mantém um painel de instrumentos analógico, com ecrã a cores de 3,5″.

Ao centro do tablier está o grande ecrã tátil central de 10 polegadas, agora de série em todos os novos 208 com a mais recente geração dos sistemas de infoentretenimento i-Connect e i-Connect Advanced. Nos novos 208 Allure e GT, o ecrã central dispõe de tecnologia HD.

O sistema de infoentretenimento foi melhorado e, entre outras particularidades, é agora mais fácil regressar à página principal em qualquer altura, premindo a tecla de piano ‘Home’ na parte inferior do ecrã. O sistema Peugeot i-Connect permite o espelhamento sem fios (Apple CarPlay/Android Auto), e também navegação conectada TomTom com o sistema Peugeot i-Connect Advanced. Este dispõe ainda de comando de reconhecimento de voz, em linguagem natural, através da frase ‘Ok Peugeot’, a qual permite aceder a todos os pedidos relativos às funções de infoentretenimento. As atualizações do sistema são feitas remotamente ‘over-the-air’

Em todas as versões, as teclas do tipo piano continuam sob o ecrã central, para um mais rápido acesso às principais funções.

O volante compacto mantém-se e estreia o logótipo as Peugeot ao centro, com as versões GT a terem o respetivo anagrama na sua parte inferior. Nota ainda para o novo comando da caixa manual de velocidades para uma condução mais prática.

O habitáculo pode também ser agraciado com oito cores diferentes, algumas delas totalmente novas.

Em termos de revestimentos, o carácter interior do novo 208 é reforçado pelos novos tecidos dos bancos, ilustrados pelos novos estofos em Alcantara preta, com pespontos em Verde Adamite (disponíveis como opção na versão GT). A versão GT é caracterizada pela maior atenção ao pormenor, com os acabamentos do painel de bordo e os apoios de braços também com elegantes pespontos em Verde Adamite.

Eletrificação e conectividade elevadas a um novo patamar

Na gama do modelo, a Peugeot destaca o renovado E-208, que dá um grande passo em frente em termos de eletrificação, graças ao novo motor de 115 kW/156 CV combinado com uma bateria de 51 kWh, o que lhe permite oferecer autonomia para 400 quilóemtros (em fase de homologação). Neste caso, estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo, aptos para todas as utilizações e soluções de carregamento: de série, um carregador monofásico de 7.4 kW e, em opção, um carregador trifásico de 11 kW.

Os tempos de recarga estimados de 20% a 80% são inferiores a 25 minutos a partir de um carregador rápido (100 kW), de quatro horas e 40 minutos a partir de uma Wallbox (7.4 kW) e de 11 horas e dez minutos a partir de uma tomada reforçada (3.2 kW).

Mas o reforço da eletrificação é feito também com as novas motorizações Hybrid 48V, compostas por um motor a gasolina PureTech de última geração, de 100 CV ou de 136 CV, associado a uma caixa de seis velocidades eletrificada de dupla embraiagem e-DCS6, que integra um motor elétrico.

Graças a uma bateria que se recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário suplementar a baixas rotações e um consumo de combustível até 15% inferior. Em condução urbana, os novos 208 Hybrid 100 e Hybrid 136 podem funcionar mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico, com emissões zero.

Apesar de tudo, a marca francesa não descontinua a sua gama de motores mais acessíveis e mantém duas variantes particularmente económicas e eficazes do bloco 1.2 PureTech de três cilindros, uma com 75 CV e associada a caixa manual de cinco velocidades e, a outra, com 100 CV e associada a caixa manual de seis velocidades.

Entre os outros equipamentos presentes no renovado 208 contam-se as novas entradas USB-C, sistema de carregamento por indução para smarphone mais potente de 15 W nas versões Allure e GT (de série nesta), novas câmaras de estacionamento de alta-definição com visão 360º e diversos sistemas de ajuda à condução, incluindo-se o Cruise Control Adaptativo com função Stop & Go e regulação ajustável da distância entre veículos, reconhecimento alargado dos sinais de trânsito ou sistema de monitorização de ângulo morto. A tecnologia de travagem automática de emergência com aviso de colisão deteta peões e ciclistas, de dia ou de noite, entre os 7 km/h e os 140 km/h.

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