A Abarth continua a deslumbrar com edições especiais dos seus pequenos desportivos, criando mais dois modelos limitados e repletos de atributos únicos: o 595 Scorpioneoro e o 595 Monster Energy Yamaha, este último em honra à parceria que tem com a equipa Yamaha no Campeonato do Mundo de Motociclismo (MotoGP).

São duas versões especiais, mas repletas de características especiais que lhe conferem um posicionamento único. O primeiro, o Abarth 595 Scorpioneoro, terá apenas 2000 unidades, prestando homenagem ao exclusivo A112 Abarth “Gold Ring”, mais conhecido junto dos fãs como A112 Abarth “Targa Oro”. Uma viatura verdadeiramente exclusiva, com apenas 150 unidades produzidas em 1979, todas com carroçaria preta, pormenores dourados e interior mais completo com diversos conteúdos de série, seguindo a tradição italiana dos modelos de “granturismo”.

Sob o capô, 165 CV oferecem uma relação peso/potência de 6,5 kg/CV e aceleração de zero aos 100 km/h em 7,3 segundos. O motor 1.4 T-jet com homologação Euro6D TEMP está acoplado a uma caixa manual, mas opcionalmente pode ser equipado com transmissão sequencial robotizada Abarth com comandos por patilhas atrás do volante.

A estética inspira-se no exclusivo A112 Abarth “Gold Ring” de 1979, mais conhecido por A112 Abarth “Targa Oro”, caracterizado por pintura preta, friso decorativo dourado em torno da carroçaria e jantes em liga pintadas de dourado brilhante.

Produzido em edição limitada, ostenta uma prestigiante placa numerada no habitáculo e uma série de detalhes exclusivos. Exteriormente, reconhece-se pela pintura em Preto Scorpione – disponível, como opcional, também em Azul Podium, Branco Racing e Cinzento Record – e pelo tejadilho com decoração em xadrez preto mate, a condizer com o acabamento em Cinzento Tar Cold dos puxadores, das capas dos retrovisores e dos defletores, dianteiro e traseiro.

Para realçar ainda mais o estilo, esta nova série especial inclui elementos dourados, como o escorpião no capô, o friso em torno da carroçaria e as jantes de 17” ou, como opcional, jantes pretas de 17” com o escorpião dourado no centro.

No interior, exibe bancos com estofos em pele preta e costas em material técnico para dar melhor sustentação ao corpo na condução mais desportiva. Nos apoios de cabeça dianteiros sobressai a inscrição “Scorpioneoro” bordada, a acompanhar a bandeira italiana e o bordado com o nome Abarth. Os novos bancos combinam com o tabliê em Preto Scorpione com elementos em preto mate, com a placa dourada no túnel central e com os tapetes personalizados.

a carregar vídeo

Para concluir o conjunto, dispõe ainda de sistema Uconnect HD de 7” com Apple CarPlay e Google Android Auto, além de sistema BeatsAudio com 480 W de potência e altifalantes digitais de oito canais, incluindo um avançado algoritmo de equalização capaz de reproduzir todo o espetro sonoro de uma gravação em estúdio.

Por fim, mas não menos importante, foi criado pela Breil um cronógrafo especial em edição limitada dedicado à nova série especial Abarth 595 Scorpioneoro, que inclui uma incisão do logo dourado do Escorpião.

O poder de dois mundos

A outra edição limitada evoca a partilha dos valores de competição, entusiasmo dinâmico e prestações da Abarth e da Yamaha. Esta parceria, iniciada em 2015, mantém-se forte, sucendendo este novo modelo aos 595 Yamaha Factory Racing Edition de 2015, ao 695 biposto Yamaha Factory Racing Edition, também de 2015, e, por fim, ao 695 XSR Yamaha de 2017. O testemunho é agora passado à nova série Abarth 595 Monster Energy Yamaha, em edição limitada de 2000 unidades, trazendo também o nome da Monster, conhecida bebida energética.

Esteticamente inspirado na decoração da Monster Energy Yamaha MotoGP YZR-M1 de 2020, o exterior da nova série especial exibe carroçaria bicolor azul e preta, disponível também, como opcional, totalmente em preto, e ostenta o logo “Monster Energy Yamaha MotoGP” na zona inferior da lateral, imediatamente acima do logo “595”. A série especial exibe ainda a “garra Monster” no capô, um sinal da nova colaboração entre a Abarth e a conhecida bebida energética. As cores escuras contrastam com o acabamento em Cinzento Tar Cold dos puxadores das portas e dos defletores, dianteiro e traseiro.

No interior, exibe bancos com acabamentos azuis e logo “Monster Energy Yamaha MotoGP” nos apoios de cabeça. A guarnição azul sobressai ainda no tabliê preto, replicando, assim, a decoração bicolor da carroçaria, enquanto a placa numerada está colocada no túnel central.

O Abarth 595 Monster Energy Yamaha é equipado com motor 1.4 T-jet com homologação Euro6D TEMP com transmissão manual, mas, como opcional, pode ser equipado com transmissão sequencial robotizada Abarth com comandos de patilhas, oferecendo 165 CV.

Inclui, de série, volante de base plana inspirado nas viaturas de competição com lista de marcação do centro no rebordo superior, particularmente útil para a condução de um carro desportivo. O botão “Sport” controla o débito de binário máximo, a regulação do sistema de direção elétrica e a resposta ao acelerador e, por fim, mas não menos importante, o “ronco” do escape Record Monza com válvula ativa.

O sistema de travagem – projetado ad hoc para a Abarth – oferece segurança máxima graças aos discos ventilados, de 284 mm à frente e 240 mm atrás. Igualmente de série, a suspensão traseira Koni com tecnologia de Amortecimento Seletivo de Frequência (FSD) otimiza o comportamento dinâmico, a maneabilidade e a estabilidade.
a carregar vídeo

O sistema Uconnect HD de 7”, com Apple CarPlay e Google Android Auto, faz também parte do equipamento de série, bem como o sistema integrado de Telemetria Abarth, permitindo aos condutores avaliarem a própria performance. Por último, esta série especial inclui uma página inicial específica, mostrando o logo Monster Energy Yamaha MotoGP no ecrã de abertura.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.