Sob o capot estão então 165 CV de potência do motor 1.4 T-Jet, de acordo com a norma Euro 6D-Final, que serve de base para a mecânica dos monolugares Tatuus, utilizados nos Campeonatos F4 Powered by Abarth, realizados em Itália e na Alemanha, certificados pela Federação Internacional do Automóvel (FIA). Por isso mesmo, a letra ‘F’ na designação é referência direta à Fórmula 4, da qual a Abarth é fornecedora em exclusivo do motor, bem como principal patrocinadora.
O motor, certificado segundo a norma Euro 6D-Final, é uma unidade sobrealimentada com turbocompressor Garrett e com uma relação de compressão geométrica de 9:1. À mesma pressão, esta arquitetura otimiza a temperatura na câmara de combustão e permite um pico de binário de 230 Nm às 2250 rpm, enquanto a potência é entregue nos regimes mais elevados, na área superior do conta-rotações. A velocidade máxima é de 218 km/h, enquanto a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 7,3 segundos com a caixa manual de cinco velocidades (7,4 segundos com a caixa automática de igual número de relações, opcional, com patilhas atrás do volante).
Novo escape ‘Record Monza Sovrapposto’
Este novo escorpião inspirado nas pistas equipa o icónico escape Record Monza, agora evoluído para uma nova configuração com quatro terminais – dois de cada lado, sobrepostos verticalmente. A válvula de escape ativa é controlada premindo o botão “Scorpion” no painel de instrumentos. O condutor pode, assim, optar entre um som digno de um “gentleman driver” ou um som mais agressivo.
Disponível nas versões berlina e descapotável, o novo Abarth F595 é embelezado com alguns elementos de design pintados na cor Azul Rally, como nas capas dos espelhos retrovisores e nos defletores frontal e traseiro. O visual desportivo vê-se ainda mais acentuado pelas jantes em liga leve de 17 polegadas em preto mate, pelo símbolo de identificação “F595” na traseira e pelos faróis de nevoeiro, incluídos de série.
A mesma ousadia pode ser encontrada no seu interior: o volante em couro e os bancos desportivos Abarth (os bancos Sabelt, ao mais puro estilo de competição, estão disponíveis opcionalmente) contribuem para um ambiente vincadamente desportivo, complementado por alguns detalhes de design em preto, tais como a nova moldura do sistema de infoentretenimento e o novo painel de instrumentos, em preto mate.
Os novos elementos de design em Azul Rally estarão disponíveis em combinação com as seguintes cores: Branco Gara, Cinzento Campovolo, Cinzento Pista, Preto Scorpione, Cinzento Record e Cinzento Asfalto.
Chassis afinado a preceito
Por último, mas não menos importante, o F595 está equipado com o sistema HD Uconnect, com ecrã de 7.0” polegadas, rádio DAB, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, de série.
Criada em 2014, com base numa ideia de Jean Todt, Presidente da FIA, a Fórmula 4 escolheu a Abarth como parceiro técnico no domínio do fornecimento dos seus motores. Desde 2014, mais de 350 pilotos estiveram em pista para provar o seu valor, tendo, em alguns casos, atingido o topo da sua especialidade. São exemplos Lance Stroll, o primeiro vencedor do Campeonato Italiano de F4 by Abarth em 2014, hoje piloto de Fórmula 1, ou o alemão Mick Schumacher, filho do ex-piloto da Ferrari, Michael, também ele piloto da F4 em 2016, tendo posteriormente conquistado o título de campeão de Fórmula 2, em 2020.
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