Um dos modelos mais emblemáticos da Audi nas últimas décadas chegou ao final da sua vida comercial. No total, foram produzidas 662.762 unidades deste coupé (também em versão roadster) desde 1998. Na lista de modelos a lançar pela marca germânica não se vislumbra um sucessor direto.

O ano de 1998 ficou marcado pelo surgimento do Audi TT, um coupé que se demarcava sobretudo pelo estilo, mas que não deixou o fator desportivo por mãos alheias. O início de comercialização ficou marcado por alguma controvérsia relativa à traseira bastante ‘solta’, que obrigou a marca a adotar medidas, como por exemplo a instalação de uma asa traseira que permitisse manter o TT mais colado ao solo.

Mas, independentemente disso, o Audi TT foi um sucesso, tendo-se multiplicado em versões e edições especiais ao longo destes 25 anos, destacando-se variantes como o TT Roadster ou o RS, que aumentava as suas prestações e que também podia ser escolhida em versão Roadster.

Porém, com a marca de Ingolstadt a acelerar a eletrificação, o espaço para o TT fica reduzido e a produção do modelo na fábrica húngara de Gyor, chegou ao fim depois de mais de 650 mil unidades produzidas.

 

O momento foi destacado pela conta de Instagram da Audi alemã num post curto, mas que revela a foto do último momento a ser produzido no dia 11 de novembro. O início, por curiosidade, teve lugar a 18 de fevereiro de 1998.

Sem o TT nas suas linhas de montagem, a fábrica de Gyor terá outro papel. Esta infraestrutura tem já a seu cargo a produção de motores elétricos para a plataforma PPE (Premium Platform Electric), os quais serão utilizados, pela primeira vez, no futuro Q6 e-tron (cuja produção irá ter lugar em Ingolstadt). Os componentes motrizes serão enviados de Gyor para a Alemanha. Note-se que também os motores elétricos do Q8 e-tron são produzidos em Gyor.

A produção do CUPRA Terramar também está programada para aquela mesma fábrica, assim incrementando a sua relevância para a marca germânica.

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