No legado da Alfa Romeo, uma sigla dispõe de grande popularidade – GTA. Agora, a mesma está de regresso, associada ao desportivo Giulia, através de duas versões especiais e limitadas, a GTA e a GTAm, sendo esta última a mais extrema.

O novo Giulia GTA inspira-se técnica e conceptualmente no modelo homónimo de 1965, suja sigla GTA simbolizava ‘Gran Turismo Alleggerita’, desenvolvida pela Autodelta a partir do Giulia Sprint GT que participou em provas desportivas pelo mundo com grande sucesso.

No caso dos modelos atuais, o Giulia GTA deriva do Quadrifoglio, surgindo equipado com uma versão ainda mais potente do motor V6 bi-turbo de 2.9 litros, aqui com 540 CV de potência, ou seja, mais 30 CV do que o modelo de base. No entanto, nem tudo passou pelo aumento da potência, já que a sigla GTA faz alusão à redução do peso. Assim, este modelo adota materiais bastante ligeiros para uma redução na ordem dos 100 kg face ao Giulia Quadrifoglio atingindo assim uma relação peso/potência de 2,82 kg/CV.

Noutro campo, os engenheiros da marca de Arese também trabalharam no capítulo da aerodinâmica, com recurso a sabedoria da Fórmula 1 (graças à parceria com a Sauber AeroKit) para o desenvolvimento de soluções de aerodinâmica ativa, de que é exemplo o splitter dianteiro. Visualmente imponentes, os modelos da Alfa Romeo surgem com vias mais largas em 50 mm e com saias laterais vistosas, a que se junta ainda um grande spoiler traseiro. Tudo com o objetivo de aumentar a carga aerodinâmica.

Também o sistema de escape Akrapovic em titânio é novo, surgindo integrado no difusor posterior em fibra de carbono. O conjunto de molas, amortecedores e os casquilhos da suspensão são também novos.

No mais extremo GTAm, a frente foi agraciada com um splitter de maiores dimaneões e uma grande asa traseira em carbono, esta bem mais visível, para um aumento da eficácia aerodinâmica a alta velocidade.

No habitáculo, surgem diversos revestimentos em Alcantara no tablier, painéis das portas e nos bancos, bem como nos pilares. Ainda mais Alcantara na versão GTAm, com a supressão do bancos traseiros a proporcionar um espaço vazio inteiramente revestido para albergar o extintor e capacetes para utilização em track-days.

Inserções em carbono mate também acrescentam valor ao interior, marcado indelevelmente pela presença de um ‘roll-bar’ de segurança, retirada dos painéis das portas e pelos puxadores das portas em estilo cinto e não por pegas, num toque inspirado nas corridas. Isso permite retirar peso, algo que também é possibilitado pela utilização de Lexan (resina da família dos policarbonato, usada na competição) no GTAm, contribuindo para um peso total de apenas 1520 kg. Nos lugares da frente, os cintos são de seis pontos em bancos Sabelt, totalmente legalizados para circular em estrada.

Resultado prático de tudo isto é a redução no valor da aceleração dos zero aos 100 km/h, que passa a ser de apenas 3,6 segundos graças ao sistema de controlo de arranque.

Ao alcance de poucos

Os dois Giulia GTA e GTAm têm uma produção limitada, de apenas 500 exemplares certificados e numerados. Para os clientes da marca, a Alfa Romeo desenvolveu um programa de experiência para os clientes com um processo de venda personalizado.

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