Um dos modelos centrais da marca Mercedes-AMG, os Classe E nas suas diversas carroçarias também recebem diversas novidades, como a restante gama, surgindo com motores de seis e de oito cilindros em destaque, mas aperfeiçoamentos dinâmicos que também se tornam relevantes para a família AMG Classe E.
Exteriormente, entre os diversos novos apontamentos, destaque para a grelha dianteira específica da AMG, que reforça um sentido de identidade no seio da gama desportiva mais extrema.
No interior, também há como grande novidade o facto de dispor agora de novo volante AMG Performance (com sensor de posicionamento das mãos) e do cockpit com dois ecrãs horizontais (em solução de dois ecrãs de 10.25” ou de 12.25” no caso dos modelos S) para uma aparência ‘widescreen’ sublinhada pela tecnologia de infoentretenimento MBUX com comandos por voz e menus específicos para os modelos AMG. Este sistema conta ainda com novidades em termos de funcionalidades, inclundo uma diferença no tratamento por parte da assistente virtual – passa a tratar o condutor ou interlocutor por ‘tu’.
No topo da cadeia
No topo da cadeia estão os modelos E 63 4MATIC+ com recurso a um motor V8 biturbo de 4.0 litros em dois níveis de potência, 571 CV ou 612 CV (no E 63 S 4MATIC+) tanto em carroçaria berlina ou carrinha. Em qualquer um dos modelos, os designers e os engenheiros aerodinâmicos trabalharem em proximidade para garantir que o visual e a eficácia em estrada não esbarravam entre si. Garantida está a redução da resistência ao vento.Os modelos com a letra S ganham também cavas das rodas mais largas em 27 mm de forma a acomodarem jantes de maiores dimensões, bem como outro tratamento aerodinâmico para se destacarem.
Estas motorizações estão disponíveis na berlina e na carrinha, com a variante mais potente a dispor de 612 CV de potência e 850 Nm de binário, enquanto a opção de base debita ligeiramente menos potência, com 571 CV e 750 Nm. A berlina acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos na versão S e em 3,5 segundos na versão base. Já os valores da carrinha são de 3,5 segundos (S) e 3,6 segundos, respetivamente.
Este bloco conta com uma série de atributos técnicos que visam a melhoria das suas prestações e eficácia geral, conseguindo não só oferecer registos dignos de superdesportivo quando em modo ‘Race’ do AMG Dynamic Select, mas também poupança graças à desativação de cilindros (quatro dos oito) no modo ‘Comfort’.
Se todos os AMG da família E contam com sistema de tração integral desportiva AMG Performance 4MATIC+, em combinação com uma caixa automática de nove velocidades AMG Speedshift, as variantes S diferenciam-se por disporem de um modo específico para derrapagem (Drift).
Todos os modelos dispõem ainda de suspensão AMG Ride Control e amortecimento adaptativo, podendo variar entre um acerto mais firme e um mais confortável.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.


